
A adoção de CDPs está sendo impulsionada pela proliferação de dispositivos e pontos de contato dos clientes, um maior nível de expectativas para que o marketing orquestre experiências personalizadas em tempo real através dos canais e a necessidade de navegar por regulamentos de privacidade complexos.
Mais dispositivos, interações fragmentadas e altas expectativas
Segundo a Cisco, o número de dispositivos conectados a redes IP per capta, vai aumentar de 2 em 2018, para 3,6 em 2023. Clientes e prospects estão usando todos esses dispositivos – vários em um dia, muitas vezes – para interagir com as empresas com as quais fazem negócios, e esperam que essas marcas os reconheçam, não importando qual dispositivo que estejam usando em um determinado momento.
De acordo com uma pesquisa da Salesforce – State of the Connected Customer realizada em abril de 2019, 78% dos entrevistados preferem utilizar diferentes canais para se comunicar com as marcas dependendo do contexto, mas 64% esperam que os engajamentos das empresas com elas sejam adaptados com base em interações passadas.
- Diferentes canais e dispositivos são utilizados em função do contexto (onde se está e o que se está fazendo).
- Diferentes canais e dispositivos são utilizados para início e fechamento de uma transação.
Isso significa que quanto maior a possibilidade de comunicação por diferentes canais, maior será o nível de engajamento de prospects e clientes, especialmente com as gerações mais jovens.
Enquanto isso, a segurança dos dados dos clientes e a governança saltaram para a ponta das preocupações dos profissionais de marketing, uma vez que a regulamentação de dados continua a crescer.
Por que usar uma solução de CDP
Uma Plataforma de Dados do Cliente é um sistema que permite:
- Coletar dados de cada ponto de contato do cliente,
- Unificar perfis e armazenar dados de clientes em um só lugar,
- Segmentar os clientes em audiências significativas, e
- Ativar dados e audiências de clientes em ferramentas necessárias para impulsionar a personalização e a receita.
Uma Plataforma de Dados do Cliente agrega e unifica os dados através cada ponto de contato, para que você possa entender como cada parte da jornada do cliente impacta a receita.
Ao adotar uma abordagem unificada para a coleta de dados, sua equipe de engenharia pode economizar meses de tempo na integração de cada tecnologia de marketing e de análise separadamente. Uma vez que seus dados estejam unificados, você pode usar um CDP para construir segmentos acionáveis para personalizar cada interação do cliente. Ao criar públicos-alvo com um CDP ao invés de suas ferramentas finais, você pode manter suas regras de segmentação e envio de mensagens consistentes entre canais.
Um CDP é um sistema projetado para racionalizar o fluxo de dados do cliente através de todo o conjunto de martech que ele navegar, e criar uma visão única do cliente. As altas expectativas, juntamente com a proliferação de possíveis pontos de contato do cliente, fazem com que as identidades cruzadas e a resolução de identidade – a capacidade de consolidar e normalizar conjuntos díspares de dados coletados através de múltiplos dispositivos e pontos de contato em um único perfil individual, que represente o cliente ou prospect – sejam fundamentais para ajudar os profissionais de marketing, vendas e serviços a fornecer a experiência ideal total do cliente. Os CDPs oferecem esta consolidação e normalização, e também tornam os perfis de dados livremente disponíveis para outros sistemas.
Um CDP permite aos profissionais de marketing orquestrar experiências personalizadas em tempo real através de diferentes canais e ao mesmo tempo se adequar às complexas regulamentações de segurança e privacidade.
- Confiar que seus dados são consistentes em cada ferramenta
Coloque suas equipes na mesma página com o rastreamento de dados padrão que alimenta todos de suas integrações e ferramentas.
- Entenda cada ponto de contato do cliente
Centralize os dados de silo de seu e-mail, pagamento, sistemas CRM, e mais em uma única plataforma de análise.
- Adotar rapidamente novas tecnologias de marketing
Capacitar as equipes comerciais com a flexibilidade de usar novos fornecedores imediatamente, em vez de esperar por longos projetos de integração.
- Foque em seu produto principal
Use uma única plataforma para coleta e distribuição de dados, para que você possa concentrar seus recursos em seu produto principal.
Quando é o momento de usar um CDP?
Você deve pensar em usar um CDP quando:
- Você quer consolidar todos os dados do cliente em um único local.
- Você está em busca de uma compreensão granular de seus clientes.
- Você está pensando em trocar de analytics ou fornecedores de marketing.
- Você quer personalizar as experiências dos clientes através de todos os seus canais e dispositivos de forma que respeite a regulamentação e segurança de dados.
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