Como pouquíssimas empresas hoje possuem a visão de que o Marketing deve participar da geração de receitas, torna-se necessário adotar uma Gestão de Mudança pelos executivos da empresa. A área de Marketing normalmente não é vista como um agente de mudanças e nem os profissionais da área possuem as habilidades necessárias de um agente de mudanças. Além do mais o relacionamento entre Marketing e Vendas não costuma ser fácil, e o Marketing também não costuma possuir conhecimento suficiente sobre tecnologia e nem de como falar com a área de TI.
Toda evolução exige mudanças. Mudanças geram uma certa insegurança e desconforto. Para ser competitivo no mercado B2B, a adoção de práticas de Gerenciamento da Performance da Receita que aumente a receita repetitivamente, de forma previsível e escalável é a virada de jogo e a chave do sucesso.
Normalmente os processos de mudança passam por cinco estágios: Rompimento – Resistência – Aceitação – Adoção-Advogar pela causa.
Como CMOaaS eu ajudo a definir novos processos, funções e habilidades para a equipe de marketing e, em seguida, alinhá-las com as Vendas.
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