Função e interação de um CMOaaS

  • Atuo dentro da estrutura da empresa, como CMO fracionado.
  • Reporte ao CEO e founders.
  • Faço a gestão do time de marketing, direta ou em parceria com o líder da área.
  • Participação na contratação de profissionais e fornecedores.

O que NÃO esperar de um CMOaaS?

  • Um CMOaaS não vai implementar a estratégia por você e é importante alinhar suas expectativas desde o início. Ele acompanha e orienta, mas não opera diretamente.
  • Para obter o máximo de valor de um CMOaaS, você precisará de um orçamento de marketing decente, de preferência alguém interno para gerenciar as operações diárias de marketing da empresa e, possivelmente, algumas agências especializadas para executar campanhas específicas.
  • Não se espera que ele escreva e-mails e blogs, agende publicações em mídias sociais, edite conteúdo da Web, dispare campanhas ou faça prospecção.

Para uma implementação bem-sucedida de um CMOaaS, é necessário:

  • Que a empresa tenha ou planeje contratar uma equipe tática própria ou terceirizada.
  • Que o marketing seja visto como um agente de mudanças e um parceiro estratégico que faz parte da equipe de receita.
  • Comunicação clara e transparente, com entendimento mútuo das metas e dos objetivos são essenciais.
  • Promover a colaboração e o apoio entre o CMOaaS, a equipe de marketing interna e outras áreas.

Um CMO as a Service:

É um líder de marketing experiente que faz parte do organograma da empresa em tempo parcial.

Atua na camada estratégica da empresa, participando ativamente das tomadas de decisão do negócio. Planeja a estratégia de marketing, alinhando-a com suas metas de negócio e de vendas e garantindo que os esforços de marketing sejam concentrados em áreas que produzirão o máximo de ROI.

É um facilitador para o CEO/fundadores na gestão do Marketing.

É a ponte entre o estratégico e o operacional da empresa.

Faz a gestão da equipe e dos fornecedores.

Alinha as estratégias de marketing com os objetivos de negócio (por estar profundamente envolvido nos objetivos e desafios da empresa)

Garante uma abordagem coesa e eficaz para alcançar os resultados de vendas e do negócio

Interação com uma Agência

Sua empresa não deve terceirizar a estratégia e os processos chave (tais como gerenciamento do CRM) para uma agência. A equipe interna precisa ter visibilidade do pipeline e da receita para otimizar as campanhas e a estratégia.

  • É um fornecedor externo que oferece serviços específicos de marketing.
  • Geralmente não faz parte do time interno da empresa (embora possa desempenhar um papel importante na execução de campanhas e iniciativas de marketing)
  • É contratada para realizar tarefas específicas (como criação de conteúdo, design, gerenciamento de campanhas publicitárias ou desenvolvimento de estratégias de marketing digital, por exemplo).

A agência deve ser um parceiro terceirizado de processos, executando processos de negócios de forma mais barata e eficiente do que você poderia fazer internamente. Caso a agência se limita a focar na geração de leads, é hora de dispensá-la.

CMOaaS + Agência

Enquanto o CMO as a Service traz uma visão estratégica e uma integração profunda com a organização, garantindo que as estratégias de marketing estejam alinhadas com os objetivos de negócio, as agências de marketing oferecem expertise especializada e recursos adicionais para complementar as capacidades internas da empresa.

Ao combinar as forças de ambas as abordagens, as empresas podem alcançar uma execução de marketing eficaz e orientada para resultados.

Uma agência ganha quanto mais sua empresa investe em anúncios. Muitas agências ainda atuam como uma máquina de geração de leads terceirizada para satisfazer o modelo de MQL em cascata de 2012. E elas ganham um monte de dinheiro fácil fazendo isso, do que fazer o trabalho árduo para promover mudanças organizacionais, ajustar as métricas e construir para o futuro.

Entendendo essas diferenças, o CEO / fundadores da empresa podem identificar quais são suas necessidades e contratar de forma mais assertiva a peça que está faltando em seu negócio!

Um gestor de Marketing para alavancar seus resultados através do Marketing Estratégico, uma agência de Marketing/publicidade para operacionalizar as ações já definidas, ou ambas?

O CMOaaS adota um relacionamento colaborativo, garantindo um alinhamento estratégico com a cultura e valores da empresa.

O objetivo é fazer a liderança parar para pensar, questionar a realidade e visualizar um novo futuro mais promissor.

Ajudo a contratar seu próprio CMO e equipe de profissionais de marketing no momento certo e a encontrar e contratar agências e recursos de marketing para auxiliar no trabalho criativo e na execução tática.

O serviço de CMOaaS foca em fornecer liderança estratégica e serviços de assessoria. A execução operacional/tática de marketing não está incluída nesse serviço.

Definir a direção estratégicaelaborar uma estratégia de marketing abrangente que se alinhe com os objetivos comerciais da startup, desde o posicionamento da marca e mensagens até à geração de procura e retenção de clientes.

Traduzir a estratégia de marketing em um plano GTM (ações e resultados)

Desenvolvimento e posicionamento da marcaauxilia no desenvolvimento da marca, garantindo que a marca ressoe com o público-alvo e se destaque no mercado. Ajuda a moldar as mensagens e o posicionamento da marca, alinhando-os com a proposta de valor da startup e as necessidades dos clientes.

Promover a geração de demandaidentificar oportunidades de aquisição de clientes, desenvolvendo e implementando estratégias para atrair e engajar prospects de alta intenção, otimizando a jornada do comprador para gerar conversões e, por fim, receita.

Melhorar a experiência e a retenção do clienteem todos os pontos de contato e desenvolver estratégias para aumentar a retenção de clientes.

Gerenciar, desenvolver e orientar a equipe de marketing da empresaajuda a construir uma forte cultura de marketing dentro da organização e a melhorar as competências da equipe existente.

Navegar pelas mudanças do mercado – garantir que a estratégia de marketing permaneça relevante e eficaz, adaptando-a conforme necessário em resposta a mudanças no mercado ou no comportamento do cliente.

O contrato de EaaS, pode adotar 2 modelos:

1- CMOaaS – Escopo Aberto – não se baseia em um número específico de horas. O investimento é um fee fixo mensal com base em uma porcentagem do tempo do CMO que está sendo exigido, multiplicado pelo número de meses de envolvimento no compromisso. Trabalho com você para atingir as metas acordadas no escopo do trabalho. O prazo para se atingir as metas vai ser influenciado pelo investimento disponibilizado e o nível de maturidade e capacitação da equipe que vai executar.

2- Mentoria com escopo fechado – definição de início, meio e fim, com definição de um minimo e máximo de sessões semanais.

O objetivo é fazer a liderança parar para pensar, questionar a realidade e visualizar um novo futuro mais promissor.

O mentor atua no nível estratégico e pode também atuar no nível tático, desde que o escopo seja claramente definido em contrato durante as tratativas. Não atua na execução/operação.

Duração do compromisso

Os contratos padrão são de 3 a 6 meses para mentoria, e de 6 a 12 meses para CMOaaS, mas estudamos termos flexíveis para adaptar com base nos requisitos e necessidades de sua empresa.

 

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