Segundo estudos da empresa Lattice– plataforma de marketing preditivo – existem 5 estágios de maturidade do marketing, que são formados por diferentes camadas de tecnologia. Achei interessante pegar essa ideia e alinhar com os estágios de geração de demanda.
Leiam e tirem suas conclusões a respeito do estágio de maturidade do marketing da sua empresa.
Estágios de Maturidade do Marketing
Estágio 0 – Organização de Marketing Tradicional
Descrição: Caracterizado pelos 4Ps, boa parte do que é ensinado hoje nas universidades ainda se baseia nesse modelo / estágio. Variações surgem sempre, como os 8Ps, e essa base acaba sendo elemento comum a todos os grupos.
Fazem geração de leads utilizando diversas táticas sem integração.
Dados e tecnologia existem, mas não há controle ou plano, nem raciocínio em torno de seu uso. Processo e alinhamentos departamentais são inexistentes.
Impacto: O marketing é muitas vezes ineficaz e corre o risco de se tornar irrelevante. Sem mudanças, a liderança será removida.
Sua organização de marketing é considerada tradicional se: Normalmente, tem havido pouco incentivo ou desejo de inovação dentro do marketing. Isto pode ser devido a vários fatores, mas em última análise, isso a mantém praticando a uma abordagem ultrapassada de marketing. Muitas vezes, essas organizações não têm centros avançados de excelência e abordagens apropriadas para processar dados, tecnologia e marketing. Quase sempre, o marketing trabalha como um silo isolado do resto da empresa e, normalmente, podem até existir silos dentro do próprio departamento de marketing.
Estágio 1 – Organização de Marketing reativa
Descrição: O processo de geração de demanda está engatinhando. Existe um respeito crescente por dados e análises. As ferramentas tecnológicas mais integradas estão começando a tomar forma, mas ainda é cedo e ainda há muito a aprender e construir.
Impacto: Existe capacidade de informar sobre eventos passados com alguma precisão. O status quo não é mais aceitável, o marketing já começou a tomar medidas, mas que carece de precisão e, por vezes, exatidão.
Sua organização de marketing é considerada reativa se: a mudança está ocorrendo, muitas vezes estimulada pela nova liderança de marketing ou a compreensão de que o marketing deve gerar valor ou corre o risco de se tornar irrelevante. Há uma corrida para adquirir novas tecnologias, tratamento de dados, criação de processos e melhora do nível de capacitação da mão de obra de marketing. Muitas vezes, há tantas coisas a serem feitas, que às vezes pode levar a agitação e confusão. O progresso está sendo feito, mas o marketing ainda está reagindo ao mercado, as pressões internas e a necessidade de se reinventar.
Estágio 2 – Organização de Marketing Analítica
Descrição: O processo de geração de demanda está na adolescência. O marketing começa a ter uma visão clara para a criação de previsibilidade. Rastreamento e análise de eventos são capacidades adquiridas, agora a energia está sendo focado na construção de camadas de previsão através da tecnologia e outras análises avançadas.
Impacto: o marketing ganhou o respeito de toda a organização. As decisões estão sendo feitas a partir de dados passados e isso aumentou o impacto das campanhas e programas.
Sua organização de marketing é considerada analítica, se: Existe um grande respeito pelos dados e ações geradas a partir dos dados tratados que geram informações. Tecnologias e práticas em torno dados avançados estão presentes. No entanto, essa metamorfose do tradicional ao analítica ainda é algo novo e as melhores maneiras de utilizar estas ferramentas e informações ainda precisam ser definidas. A organização de marketing está fortemente focada em relatórios sobre o passado e a compreender o que funcionou e o que não funciona. Há intenção de seguir um caminho claro para passar de foco em resultados passados para adotar medidas que criem sucesso no futuro.
Estágio 3 – Organização de Marketing Moderno
Descrição: O processo de geração de demanda agora está maduro, consolidado e capacitado, baseado em resultados que fornece suporte a Vendas e, finalmente, gera receitas. Geração de Demanda serve o propósito de gerar, nutrir e converter leads em oportunidades de vendas qualificadas. Quando eficaz, faz com que os processos de venda e compra sejam mais confortáveis e eficientes. E, quando comparado a outras formas de comercialização, é de longe o lado mais mensurável e, portanto, responsável da empresa. O Marketing está executando e construindo várias camadas de previsibilidade dentro da organização. Os efeitos do marketing preditivo podem ser vistos em vários estágios do funil e o fator principal de decisão em qualquer compra de tecnologia.
Impacto: O Marketing é capaz de estabelecer uma boa parceria com Vendas em relação aos relatórios de ciclo fechado. Isto permite a medição clara da influência do marketing no funil -e na receita.
Sua organização de marketing é considerada moderna, se: o marketing estiver de forma clara, entregando valor à empresa como um todo. Grande parte do trabalho que tem sido investido em dados e tecnologia permite que os diferentes departamentos sejam mais interativos, criativos e eficazes. O processo de análise não se limita mais apenas ao exame dos resultados passados, mas também para orientar ações futuras e prever quais ações de marketing serão mais eficazes. Análise preditiva (tecnologias, modelos e analytics) todos fazem parte da organização de marketing. Há ainda melhorias necessárias para alinhar todas as partes móveis de marketing preditivo dentro do departamento e junto aos outros departamentos.
Estágio 4 – Organização de Marketing Preditivo
Descrição: Cada equipe dentro do marketing contribui para a previsibilidade da organização. Essa habilidade faz do marketing um dos departamentos mais importantes e respeitados na empresa. Atividades de previsão e camadas são a espinha dorsal de todo o departamento.
A receita gerada e atribuída ao Marketing passa a ser REPLICÁVEL, PREVISÍVEL e SUSTENTÁVEL (RPS).
Impacto: O marketing é capaz de prever com precisão as receitas geradas, com base em orçamento e atividades programadas. É mais estratégico e tem uma voz significativa dentro de todos os níveis da empresa.
Sua organização de marketing é considerada preditiva, se: Esta etapa deve ser pensada como uma mera aspiração pois ainda não existem organizações de marketing que amadureceram sua abordagem a este nível. No entanto, saberemos que uma empresa chegou a esta fase, quando o marketing for um dos departamentos mais respeitados em toda a empresa. A capacidade vai existir para ambos: prever de baixo para cima, qual é o orçamento necessário; e de cima para baixo, quais são as ações do marketing necessárias para atingir as metas de receita. Tecnologia, dados e processos irão trabalhar em harmonia permitindo que cada departamento dentro do marketing adote as medidas precisas para realizar seus objetivos. Análises preditivas, tecnologias e modelos serão prevalente em todo o departamento de marketing, que sem elas perderia eficácia. Marketing, vendas, serviços e finanças irão funcionar integrados, como uma única entidade para gerar receita previsível para atender e bater metas.
Quer fazer uma avaliação grátis do marketing da sua empresa?
Preencha nossas planilhas de diagnóstico abaixo: