marketing em tempos de crise

​Em momentos de crise, investir no Marketing, em capacitação, processos e tecnologia corretas, é ser proativo para sobreviver a ela e a ter um futuro mais promissor.

Crise no Brasil é rotina. No Brasil temos conseguido sobreviver às sucessivas crises a despeito dos incontáveis reformas e planos econômicos meia boca, que não atacam as causas estruturais, só os sintomas. A crise é geral, o cenário adverso afeta cada pessoa, cada empresa, cada mercado de modo diferente.

Não existe uma receita para enfrentá-la, mas seguem abaixo algumas ações que podem ser seguidas para minimizar riscos e maximizar oportunidades:

  • Adaptabilidade – a crise força todo mundo a se adaptar. Se as condições do ambiente mudam, então é necessário se adaptar a ele e fazer ajustes e as atividades de forma diferente. É preciso pensar fora da caixa e fornecer soluções novas ou adaptadas ao momento;
  • Gestão de Custos – identifique tudo que não gera valor e gera desperdício, e corte os custos;
  • Capacitação de Pessoas – não adianta fazer mais do mesmo. Sua empresa precisa de novas capacitações para fazer diferente;
  • Gestão Estratégica – invista tempo e foco nas ações que geram eficácia (fazer a coisa certa) e não nas ações táticas que geram eficiência. Foque na eficiência só quando tiver certeza que o foco na eficácia foi priorizado;
  • Delegação de tarefas – delegação feita corretamente multiplica a capacidade de fazer as coisas acontecerem.

Com crise ou sem crise, as recentes transformações no ambiente de marketing estão forçando as empresas a chegarem ao ponto de ruptura de suas estruturas organizacionais atuais, processos e tecnologias. É necessário criar/adicionar novas funções na área de Marketing, criar e adotar fluxos de trabalho mais específicos para os diferentes tipos de engajamento com leads, criar mecanismos de coordenação entre funções e linhas de negócio e padronizar a adoção de um conjunto comum de ferramentas de tecnologia. É preciso repensar o relacionamento com suas agências, o mix de ações que eles escolhem executar internamente ou externamente e a terceirização de serviços com consultorias.

Pense na Operação de Marketing como um recurso terceirizado de marketing como serviço, que pode ajudar a sua empresa a enfrentar a crise e se preparar melhor para sair na frente dos concorrentes. Ajudamos a sua empresa a investir corretamente em marketing, adquirir expertise e integrar a tecnologia certa.

Somos um parceiro que ajuda seu negócio a se adaptar, tanto pela abordagem de uma gestão estratégica, como na operacionalização das tarefas de marketing que você queira delegar.

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Quando retomada a atividade econômica, as empresas precisarão contar com uma estrutura de marketing mais qualificada e preparada para os novos desafios.

 

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Em tempos de crise, não deixe de investir no Marketing
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