Ferramentas de análise de marketing digital tradicionais
Estas ferramentas tratam os canais como mensuração de Web e e-mail, que possuem décadas de maturidade, tipicamente como um único canal e um exercício retrospectivo.
Nas grandes empresas as análises avançadas para o marketing têm sido tradicionalmente relegadas para alguns estatísticos “in house” que utilizam ferramentas SAS-certificadas ou terceirizada para agências especializadas.
Ferramentas de análise de marketing avançadas
Estas ferramentas se distinguem dos métodos tradicionais em seu uso através das seguintes características:
- Múltiplos canais – coletam dados de muitos pontos relevantes de contato de consumidores, incluindo sites, aplicativos móveis, e-mail, canais sociais, publicidade, marketing de conteúdo e displays digitais públicos;
- Jornadas do Comprador – coordenação perfis conhecidos e anônimos em uma visão única do cliente para centralização nas personas – em vez de dados agregados – percepções ao longo do tempo;
- Novas fontes de dados – incorporação fontes de dados não-tradicionais, incluindo a localização, rede de relacionamentos sociais, análise de texto e discurso, voz do cliente, e fontes relacionadas com a Internet das Coisas (IoT);
- Maior escala – aplicando a análise de banco de dados não-relacionais e armazenamento de dados, incluindo o Hadoop e NoSQL;
- Análise em tempo real – passando da análise de dados em repouso, em uma perspectiva histórica, para a análise através de dados em movimento, incluindo gatilhos e detecção de anomalias, e algumas formas de processamento de eventos complexos;
- Modelos preditivos – usando a grande caixa de ferramentas de análise preditiva (por exemplo, a aprendizagem de máquina) para melhorar a experiência do cliente, em sentido lato, em particular em torno da próxima melhor oferta e recomendações de conteúdo, marca e propensão de churn, rentabilidade e valor de vida útil;
- Mais tipos de dados – incorporando combinações complexas de informações em torno do que as pessoas são (dados demográficos), o que fazem (dados comportamentais), e o que eles pensam e sentem (dados psicográficos e comportamentais);
Técnicas analíticas avançadas
Então, nós sabemos que é complicado, mas como os profissionais de marketing, estão utilizando as técnicas analíticas avançadas para melhorar os seus esforços?
Segundo o relatório “Advanced Analytics for Marketing: Five Representative Use Cases”, identificou-se cinco usos representativos descritos abaixo:
- Respondendo em tempo quase real – Detecção de sinais e processamento de eventos complexos em (quase) em tempo real a fim de orientar uma análise mais aprofundada e desencadear respostas (por exemplo, evento provoca, a detecção de anomalias, análise de contribuição)
- Segmentar audiências – Usando software e refinamento humano para descobrir grupos com atributos semelhantes ou comportamentos para tratamento separado (descoberta de segmento automatizado, armazenamento em cluster);
- Personalizando experiências – Aplicando métodos preditivos para informar um curso de ação, incluindo próxima melhor oferta e recomendações de conteúdo, e pontuação de leads B2B (regressão, árvore de decisão, suporte de máquinas de vetor);
- Medir o impacto da mídia – Avaliar o verdadeiro impacto do marketing e esforços de publicidade usando atribuição algorítmica fracionaria e modelagem do mix de marketing top-down;
- Usando publicidade programática – A construção de segmentos dinâmicos e modelos semelhantes para determinar como e quando atingir indivíduos usando-oferta em tempo real e outros mercados de publicidade programática (RTB definição, modelagem lookalike, otimização de portfólio);
Então, você já está fazendo e dominando sua análise de marketing básica para poder depois evoluir para uma análise avançada? Ou você estava achando que suas análises já eram avançadas?
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