Geralmente não é por falta de orçamento que o marketing não é capaz de provar o seu valor. A verdadeira razão é a falta de alinhamento com os objetivos estratégicos. Quando o marketing não está alinhado às prioridades da liderança da empresa, não é capaz de contribuir diretamente para o negócio.
Quando o marketing está alinhado, ele tem a capacidade de contribuir para os objetivos de negócio, quando não está, bem, ele não pode. Para gerar valor, é preciso que o marketing tenha como sua principal responsabilidade, facilitar estrategicamente o crescimento orgânico, desenvolvendo e investindo em iniciativas mensuráveis centradas no cliente, e alinhados com as prioridades da organização.
Como o marketing pode melhorar a sua eficácia e prestação de contas?
Há três coisas que precisam ser feitas:
- Exija que todas as atividades de marketing e custos estejam sincronizadas com os resultados do negócio, é o primeiro passo para assegurar o alinhamento.
- Exija que este processo de alinhamento seja incorporado no planejamento de marketing e no processo orçamentário. Abstenha-se de aprovar os orçamentos de marketing que não estão contidos no plano.
- Certifique-se de que sua equipe tenha as competências adequadas, infraestrutura e sistemas de gestão de desempenho.
Muitas vezes, esse terceiro ponto implica em abordar treinamento, infraestrutura e benchmarking. Veja como cada uma delas irá ajudar sua equipe evoluir no marketing.
Invista na capacitação do seu pessoal
A falta de formação é uma das maiores razões que os profissionais de marketing enfrentam para passar da medição de métricas para mensuração do desempenho. A lacuna na capacidade analítica continua sendo um dos três principais desafios que as equipes de marketing enfrentam. Um estudo Omniture indica que muitos profissionais não possuem a formação e apoio que eles precisam para desenvolver as habilidades analíticas necessárias no ambiente voltado para dados de hoje.
Invista em infraestrutura
Digamos que você tenha o talento analítico. O próximo obstáculo a ser vencido é ser capaz de traduzir rapidamente insights gerados pelos sistemas analíticos, em decisões de marketing e, em seguida, usar os sistemas operacionais para executar essas decisões. O desafio é que muitas vezes esses insights são derivados de várias fontes de dados díspares que abrigam vários tipos de dados dos clientes – tais como informações do perfil do cliente e dados do segmento, histórico de transações de clientes e histórico de comunicação, juntamente com modelos de pontuação de leads. Some a isso, a necessidade de acrescentar dados externos, relacionados com o mercado e os concorrentes.
E todos esses dados provavelmente exigem sistemas que possam reconhecer o mesmo cliente / prospect através de diferentes canais e a capacidade de acessar e atualizar informações em tempo real. Em tempo real e atualizações quase que em tempo real requerem mudanças fundamentais na forma como os bancos de dados do marketing são planejados, gerenciados e analisados. As empresas precisam ser capazes de rever as regras de negócios e executar análises e modelos de atualização, na velocidade em que os novos dados estejam disponíveis. Tudo isto explica porque toda a infraestrutura do marketing está aumentando em termos de complexidade, e ao mesmo tempo, a velocidade tornou-se um requisito dominante. Como resultado, sistemas e processos de marketing precisam de recursos numa ordem de magnitude maior do que a maioria das organizações de marketing estão usando atualmente. Melhorar a eficácia do marketing vai levar a uma revisão e justificar os investimentos na infraestrutura do marketing.
Invista em benchmarking
Um benchmark é definido como o padrão pelo qual todos os itens de natureza semelhante podem ser comparados ou avaliados. Benchmarking é uma ferramenta de auto aperfeiçoamento. Ele permite que você se comparar com os outros, para identificar áreas dos pontos fortes e fracos comparativamente e aprender como melhorar. Ao utilizar o benchmarking para identificar e replicar as "melhores práticas", uma empresa pode melhorar seu desempenho empresarial. Precisamos de benchmarks para saber o que e por quanto, precisamos melhorar. No entanto, poucas empresas executam qualquer tipo de benchmarking.
Se melhorar o seu desempenho do marketing é importante para a sua empresa, então é hora de investir em benchmarking.
Agora é a hora de fazer um balanço da capacitação de sua equipe, infraestrutura, e como você se compara em relação a seus concorrentes e em relação aos best-in-class para que no próximo ano sua equipe possa mostrar o valor dos investimentos que estão fazendo em nome da empresa.
Comece se exercitando, fazendo as auto avaliações disponibilizadas em nosso website:
Gostou desse post? Assine nossa newsletter!