plataforma automação de marketing

Plataformas de automação de marketing devem servir como uma extensão da equipe de marketing, trabalhando para agilizar tarefas manuais, permitindo que os profissionais de marketing possam gastar mais tempo desenvolvendo programas estratégicos, ao invés de focar em tarefas táticas.

No entanto, as plataformas de automação de marketing nem sempre cumprem esta promessa. Mesmo após a adoção de automação de marketing, as empresas lutam com ineficiências. Em alguns casos, a ferramenta de marketing agrava processos defeituosos existentes, automatizando o caos.

As habilidades necessárias para configurar e operar um software de automação de marketing é um exemplo claro de redefinição do marketing que está em curso como uma atividade técnica, ao invés de apenas uma fábrica de ideias criativas.

Para evitar armadilhas comuns, considere:

Dicas para quando sua empresa for implantar uma solução de automação de marketing.

 

  • Recursos muito sofisticados não é sinônimo de sucesso

Ao avaliar as soluções de automação de marketing, é fácil para os profissionais de marketing de empresas de pequeno e médio porte se impressionarem com os recursos de plataformas empresariais corporativas, que disponibilizam funcionalidade de ponta.

A maioria desses recursos disponíveis dentro dessas soluções são complexas demais para serem gerenciadas por equipes pequenas. Em muitos casos, a empresa vai pagar mais por uma gama de capacidades que nunca serão utilizadas. Ao mesmo tempo, muitas das plataformas que exploram estas características “diferenciadas” não oferecem aos usuários o suporte personalizado que eles precisam para usar as ferramentas de forma mais eficiente.

O melhor software de automação de marketing não é definido puramente por sua lista de funcionalidades, mas sim por sua usabilidade e relevância para seus objetivos de negócio. Sua equipe deve escolher uma solução simplificada que esteja mais alinhada com as necessidades específicas de sua empresa. Escolha uma solução com uma interface intuitiva que não requeira uma grande equipe para gerenciar, que possa ser facilmente personalizada. Além disso, o apoio consultivo, com contato pessoal é fundamental para uma equipe que esteja implantando a automação de marketing pela primeira vez. Suporte confiável ao cliente pode fornecer a orientação e educação necessária para garantir que o Marketing seja bem-sucedido com esta tecnologia.

 

  • Não é possível automatizar sem adotar uma estratégia correta

A implantação de uma plataforma de automação de marketing com uma estratégia falha pode amplificar problemas existentes. Isso pode criar desafios no longo prazo, tais como uma maior falha no engajamento de prospects e clientes, juntamente com um maior desalinhamento entre Marketing e Vendas.

Para evitar isso, as equipes de marketing devem agendar auditorias de processos trimestrais, nas quais a equipe analisa e identifica quais processos são fortes candidatos para automação e quais precisam ser corrigidos. Para garantir um alinhamento adequado, a equipe de marketing deve colaborar com a área de vendas para desenvolver uma estratégia coerente. Eles podem trabalhar em conjunto para identificar o público alvor, quais caminhos os leads devem seguir durante a jornada do comprador, e que tipo de conteúdo e comunicação é necessária.

 

  • Crie um roteiro com metas para implantação

Uma preparação adequada e o alinhamento de processos é essencial. É fácil se deixar levar por todas as funcionalidades que uma Plataforma de Automação de Marketing coloca na ponta dos dedos. Também é fácil ficar sobrecarregado com todos os recursos do software.

De qualquer forma, a preparação é tudo. Se você tem uma conta gerenciada por um especialista em implantação, ouça os seus conhecimentos e siga o plano de configuração com ele. Se não, crie um plano de sua preferência, com objetivos e metas.

Quando você cria essas metas lembre-se de começar devagar. Defina as peças mais importantes do sistema – aquelas que você deseja usar imediatamente – e se concentre um fazê-las funcionar a contento; em seguida agregue outras partes, como a integração e assim por diante.

Começar devagar permite construir lentamente uma base de conhecimento com o sistema e poder expandi-lo de forma incremental, ao invés de mergulhar no fundo do poço. Isso também protege você de gerar grandes confusões. Automação é uma coisa poderosa, por isso, se você configurar numerosos processos sem ter uma compreensão sólida sobre a mecânica do software, há uma boa chance de se enviar algo que não era previsto.

 

  • Sincronize a criação de conteúdo

O combustível de um software de automação é o conteúdo, por isso é importante sincronizar a criação de conteúdo com as campanhas que serão ativadas pela plataforma de automação de marketing.

Ajuste o processo de criação de conteúdo para entregar ativos que sirvam a múltiplas audiências. Por exemplo, escrever um artigo que tem como alvo os seus leitores de blog; e também para nutrir prospects que possam estar interessadas em comprar o seu produto ou serviço.

Utilize os relatórios de análise para avaliar os tópicos escolhidos e enviados nos programas de nutrição. Quais peças geraram mais click-through e conversão?

Há também a pequena questão de criar conteúdo específico para seus programas de nutrição, como um convite para conversar com sua equipe de vendas ou para se inscrever para um teste gratuito. Para fazer o seu conteúdo e equipe de automação funcionarem em sincronia, todos estes processos devem ser implantados e programados em conformidade.

 

  • Pessoas, processos e conteúdo são mais importantes que a tecnologia utilizada

Independentemente do que você pode ouvir da sua área de Marketing, geração de demanda não está diretamente ligada a automação de marketing. Geração de demanda é uma estratégia que engaja, nutre e converte leads – automação de marketing é simplesmente uma ferramenta aplicada a um conceito que, quando e se utilizada de forma eficaz, gera engajamento e ajuda imensamente na geração de demanda.

Sistemas de Automação de Marketing são uma tecnologia, apenas isso. Porém, possibilitam criar um conjunto de regras sofisticadas para alavancar os processos de geração de demanda e gerenciamento de leads (nutrição e qualificação), que visa mover os leads através dos vários estágios do funil de Marketing e Vendas. Disponibilizam uma forma de comunicação consistente e repetida com leads/prospects, rastreiam o comportamento deles, permitem segmentação de dados, geração de métricas e muitos outros recursos.

 

  • Automação de marketing e geração de leads são coisas diferentes

Embora as plataformas de automação de marketing automatizem muitas funções de marketing, ela não vai gerar leads. Elas são concebidas para apoiar as suas iniciativas de geração e nutrição de leads. Você precisa de uma boa estratégia para fazer crescer sua lista de prospects com novos contatos.

A Automação de Marketing não gera leads, ela ajuda a rastrear o comportamento de cada lead e a gerenciá-los à medida em que vão se identificando através do preenchimento de formulários e se engajando com o conteúdo disponibilizado. O sistema monitora, nutre e qualifica seus leads até que estejam considerados suficientemente maduros para serem abordados por um representante de Vendas. O sistema vai apontar quais são as fontes de geração de leads que geram mais resultado, permitindo otimizar campanhas e investir no melhor.

Com a ajuda do recurso de segmentação comportamental, automação de marketing pode ajudar os profissionais de marketing na criação de conteúdo de qualidade que engaje os leads de uma forma mais eficaz, com base em seus interesses e comportamentos. Além disso, o marketing pode ainda coordenar com vendas e com a área de suporte ao cliente, para identificar o que ressoa com o público da empresa.

O marketing pode garantir que a plataforma de automação suporte a geração de leads, alavancando as “ calls to actions” nas landing pages, para capturar informações, converter e direcionar leads interessados no conteúdo e outras ofertas que estejam “gateados” atrás de formulários, e construir o banco de dados.

 

  • Mudanças não ocorrem do dia para noite

Estes processos de mudança não ocorrem da noite para o dia. Demandam trabalho duro e esforço para se atingir resultados. Porém, ao serem implantados adequadamente, fazem a diferença ao moverem uma empresa de patamar: das que tentam sobreviver para as que se tornam uma das melhores no segmento. Para se obter um impacto completo é preciso alinhar os objetivos de Marketing e Vendas.

 

  • Um futuro envolvendo automação livre de stress

Automação de marketing foi concebida para simplificar processos e complementar os programas estratégicos.

Em vez disso, muitos profissionais de marketing compram uma solução, ficam frustrados, e voltam para os processos manuais. Ao selecionar uma solução sem grandes sofisticações, com uma interface intuitiva e suporte ao cliente conveniente, o Marketing pode minimizar problemas nos estágios iniciais. No entanto, é preciso lembrar que a automação não vai resolver uma estratégia pobre ou substituir os esforços de geração de leads.

 

O objetivo da automação é a simplificação. Tomar medidas para evitar armadilhas comuns podem ajudar a garantir que a plataforma esteja funcionando como uma ferramenta para ajudar a atingir os objetivos de marketing.

 

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Dicas na implantação de plataformas de automação de marketing
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