Um painel de controle de marketing é fundamentais para o desenvolvimento de bons fluxos de trabalho (workflows). Um workflow é um conjunto de processos necessários para realizar um objetivo, e os recursos e as pessoas necessárias para realizá-lo.
A evolução das operações de marketing e um painel de controle de marketing atualizado são essenciais para desenvolver bons workflows para a equipe de marketing. Os painéis de controle de marketing formam um conjunto invisível de instruções que garantem que os profissionais de marketing possam fazer bem o seu trabalho. Funcionam como um piloto automático para o processo de tomada de decisão.
Organize o Painel de Controle de Marketing por cargo/função
Quando uma empresa contrata um gerente de operações de marketing, ela o faz, para manter o marketing responsável pelos objetivos e metas. Papéis de trabalho diferentes são responsáveis por diferentes métricas, com tantos papéis de trabalho diferentes cada um deles requer um dashboard próprio.
-
Diretoria de Marketing
Inicie levando em consideração o nível de diretoria. Crie painéis que possam ser usados em uma base semanal para o propósito de ajudar a sua equipe se manter no caminho certo para atingiu os seus objetivos.
Certifique-se de permitir que o diretor possa criar um painel para a alta direção. Ajudar um diretor de marketing entregar informações precisas e acionáveis para a alta direção é altamente valioso.
- O que incluir
Crie um workflow que possa detectar problemas no decorrer do período e permita adaptar-se ao inesperado.
Relatórios de Oportunidades em Aberto no Funil por Canal pode detectar áreas problemáticas que impedem de bater suas metas. Informa se é preciso gerar novo funil ou ajudar Vendas a melhorar as taxas de conversão do fundo do funil (BOFU).
Por exemplo, se um grande volume de leads originados via mídias sociais estão ficando presos numa fase do topo do funil – TOFU, isso pode significar, tanto leads de qualidade duvidosa ou um processo de nutrição ruim para esses leads gerados via mídias sociais. Se este é um processo interno que precisa ser melhorado, e não um caso de leads de baixa qualidade, os CMOs estão deixando esses leads irem para a concorrência se os problemas no funil não forem detectados.
Embora existam fatores em jogo, como os ciclos de vendas e desenvolvimento de produtos que impactam a "forma" do funil, este relatório é uma parte essencial no painel do CMO.
Relatório do Trimestre Atual: Atribuição de Receita em forma de W por canal – Os líderes de marketing são céticos quando se trata de a precisão dos modelos de atribuição. Sem poder entrar dentro das mentes de cada um de seus clientes e entender os gatilhos que os levam a agir, os profissionais de marketing têm de contar com a elaboração de grandes relatórios para compreender o seu público-alvo.
No modelo de atribuição de receita em forma de W, 30% do crédito vai para o primeiro clique de atração, 30% vai para o clique que gerou a conversão do lead, e 30% vai para o clique que gerou a oportunidade. Os restantes 10% são aplicados a todos os outros toques. O modelo em forma de W garante que o crédito da receita seja aplicado com precisão para a equipe de marketing, enfatizando os três pontos de contato chave no funil de marketing.
Os relatórios de atribuição em forma de W devem ser incluídos no painel de marketing atualizado, porque representam um passo mais próximo para compreender o público. Este relatório mostra para o CMO o quanto os pontos de contato mais importantes do marketing influenciam nas decisões dos seus prospects em clicar, converter e se engajar com as vendas.
-
Gerentes de PPC e de Conteúdo
Os dashboards que você cria para seus gerentes o marketing de busca e conteúdo pago serão provavelmente os mais usados. Como tal, requer um conjunto diferente de indicadores. Adote uma abordagem mais granular, como relatórios de desempenho da palavra-chave ou de desempenho de landing pages.
- O que incluir
Ao configurar um painel para as equipes de PPC e de conteúdo pago, o painel de controle deve ter instruções que indiquem a sua equipe:
- As palavras-chave, posts em blogs e campanhas que geraram receita e eles devem continuar focando;
- As áreas que são de baixo desempenho e vale a pena investigar;
- Os canais que você deve focar para gerar leads de alta qualidade;
- Quanto eles precisam gastar a fim de atingir os seus números alvo;
Escolher os indicadores e métricas corretas é essencial para entregar as instruções de uma maneira que requeira pouco esforço de sua equipe de marketing. Esta é a beleza do um bom painel de marketing. Fornece instruções sobre o que fazer em uma variedade de situações.
Quando os alvos se tornam mais difíceis de atingir, os profissionais de marketing deixam de ter tempo para continuar a executar campanhas num nível elevado. Eles precisam de informações acionáveis rapidamente – eles precisam de um grande painel.
Para configurar a sua equipe se manter para o sucesso, os relatórios a serem incluídos na mídia painel do gerente de marketing de conteúdo ou incluir o seguinte:
- Primeiro toque (FT) leads por plataforma social;
- Último clique (conversão do lead) clique por plataforma social;
- Primeiro toque taxa de conversão de leads por plataforma social;
- Último clique (conversão do lead) taxa de conversão em plataforma social;
- Primeiro Toque e Último clique leads por canal;
- Atribuição de receita em forma de W por Canal, Campanhas Top 10 e Top 10 Palavras-chave;
Esses relatórios servem de informações "necessárias de se ter conhecimento" para gerentes de marketing no início da semana. Elas ajudam os profissionais de marketing a detectar problemas de forma rápida e avaliar quão bem eles estão seguindo em direção a seus objetivos.
Conclusão
Os painéis de controle de marketing se constituem no vetor que liga dois pontos. É a visão em linha direta entre as atividades de marketing e a geração de valor para o negócio. Sem uma visão de linha direta do valor gerado para o negócio, os profissionais de marketing não podem ser responsabilizados por metas e objetivos, e muito menos permitir que aprendam como refinar e otimizar processos para o desempenho futuro.
CONTEÚDO QUE PODE LHE INTERESSAR: