Jornada do comprador

A maioria das jornadas do comprador atualmente são controladas pelo vendedor, estáticas, singulares, restritivas e passivas. As jornadas do comprador do futuro serão gerenciadas por ele próprio, serão dinâmicas, plurais e irão gerar insights em tempo real e serão acionáveis.

É preciso saber engajar o comprador de forma apropriada, no momento apropriado e com conteúdo apropriado, pelos canais se suas preferências. Não existe uma jornada estática do comprador. Existem diferentes rotas e o comprador pode adotar outras rotas ao longo da jornada.

Uma combinação de técnicas e diferentes tecnologias são necessárias para gerenciar a jornada do comprador, e poder preencher seu papel de engajamento.

  • Compreensão da Jornada em tempo real – rastreamento do comportamento do comprador através de todos os canais em tempo real, obtendo insights e analisando-os dentro do contexto da jornada do comprador para poder reagir rapidamente.
  • Mapeamento das Expectativas – Acrescentar às jornadas existentes, elementos emocionais que se identifiquem com as motivações e expectativas dos clientes.
  • Autoaprendizagem – incorporar análises preditivas aos dados coletados durante a jornada, para descobrir automaticamente caminhos e poder prever caminhos futuros possíveis e automaticamente efetuar adaptações para otimizar processos que assegurem que o negócio continue a prover uma experiência contínua.
  • Personalização – utilização de recursos de personalização relevantes no momento correto, com base nos insights obtidos, para atender às necessidades do comprador, de forma mais efetiva e mais eficiente, aumentando a probabilidade de continuação da jornada até o seu final.

 

O papel da Jornada do Comprador no engajamento

O engajamento do comprador consiste num relacionamento que gere valor continuamente entre o comprador e a empresa, que é conscientemente motivado, conforme as suas razões e escolhas.

O papel da jornada do comprador é de:

  • Propiciar o entendimento dos fluxos de experiências em tempo real ao longo de todos os canais, e de forma contínua avaliar as mudanças de comportamento.
  • Fornecer insights que sejam acionáveis, para poder continuar a entregar experiências de máximo valor para o comprador e para a empresa.
  • Permitir que cada comprador experiêncie e gerencie sua jornada da forma que preferir.
  • Fornecer um contexto no relacionamento que permita prever comportamentos futuros.

Benefícios

  • As interações ao longo de todas as jornadas do comprador são levadas em consideração para entender os comportamentos (as diferentes rotas adotadas).
  • A combinação dos comportamentos reais com emoções e expectativas, fornecem um entendimento mais rico das preferências das jornadas dos compradores.
  • O comprador fica no controle de sua jornada na medida em que os esforços de personalização da jornada, permitem que ele escolha suas preferências e comportamentos.
  • A empresa pode compreender rapidamente as mudanças de comportamento na jornada do comprador e reagir de acordo.

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A evolução no gerenciamento da Jornada do Comprador
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