marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é mais do que apenas conteúdo. É conteúdo estrategicamente criado para atender as necessidades dos compradores e ao mesmo tempo servir como objetivo de negócio mensurável. Use as dicas para começar a transformar atos aleatórios de conteúdo em intencional, conteúdo de marketing baseada em resultados.

1. Crie uma declaração de Missão & Desenvolva sua estratégia

Antes de escrever uma palavra de conteúdo, defina suas metas e estabeleça objetivos mensuráveis. Comece com uma declaração de missão.

Exemplo:

Nosso website, e-mails, mídias sociais white papers e e-books são locais onde nossa audiência encontra informações relevantes que servem para educar, engajar, motivar e promover a venda de um produto/serviço e/ou construção de marca.

Use a sua declaração de missão como um guia para o tipo de conteúdo que você irá criar, aonde ele será publicado e quais os objetivos de negócio se destina a gerar.

Conteúdo em diferentes estágios do funil terão objetivos diferentes, então cada etapa terá o seu próprio subconjunto de métricas-chave de desempenho. Aqui estão alguns exemplos de métricas mensuráveis para o conteúdo na parte superior e inferior do funil:

TOFU –Topo do Funil

Objetivo: Alcançar uma grande audiência segmentada para criar consciência e uma impressão positiva da marca.

Rastreamento: consciência, pesquisa da marca, aumento no tráfego do site, referência a marca, visualizações de página, páginas por visita, tempo de navegação, aumento de cadastros, engajamento (taxas de abertura, compartilhamentos, curtidas), diminuição de taxa de rejeição/bounce, aumento de visitantes únicos, aumento de inbound links.

BOFU – Fundo do Funil

Objetivo: Nutrir os prospects até que estejam maduros para uma decisão de compra.

Rastreamento: Leads (orgânicos x pagos), taxa de conversão LQMs/LAV, # propostas geradas, Leads Qualificados por Vendas (LQVs), custo por lead, taxa de velocidade para gerar um LQM (Lead Qualificado pelo Marketing), cadastros preenchidos, faturamento, visitantes que retornam, taxa de fechamento de negócios, taxa de retenção, valor de vida do cliente,etc;

2. Crie conteúdo para seu público alvo

O conteúdo deve gerar empatia com seu público alvo. Empatia é a característica mais importante do marketing de conteúdo. Identifique o perfil de cliente ideal, os segmentos de mercado, os nichos, as personas do comprador que fazem parte do comitê de compras.

Construa suas personas e entenda como elas compram para depois criar o conteúdo adequado para cada fase do processo de compra/venda.

3. Identifique os tópicos de assuntos

Ponha-se no lugar do seu público-alvo e entenda sua maneira de pensar, quantifique as perguntas que fazem … a compreensão das categorias e a estrutura do conteúdo que será classificada e compartilhada. Então você tem que construir um conteúdo de marketing que forme uma estrutura que melhor responda às dúvidas e preocupações de sua audiência. A partir de uma imagem clara dos seus públicos alvos, você pode começar a pesquisar tópicos potenciais.

O objetivo é "elaborar a melhor resposta" para as perguntas que seu público está fazendo. Mantenha em mente a jornada do comprador durante sua pesquisa de conteúdo. Que conteúdo a sua audiência encontrar em cada fase do funil? Que temas eles estão pesquisando, e que palavras e frases eles usam para pesquisar para encontrar as informações?

Envolva a equipe de vendas e de suporte ao cliente neste processo, entreviste seus clientes existentes e prospects. Pesquise conteúdo de seus concorrentes e faça melhor que eles.

4. Crie o conteúdo

Faça escolhas estratégicas sobre que tipo de conteúdo você irá criar e como ele vai ser publicado e distribuído.

Use um calendário editorial para orientar o seu planejamento. Ele irá ajudar a garantir que você aborde os temas mais cruciais, tenha um mix adequado de conteúdo do funil superior e inferior, e crie uma variedade de tipos de conteúdo (infográficos, vídeos, posts, etc).

Conforme você cria conteúdo, certifique-se cada peça sirva uma ou mais das seguintes funções:

  • Suporta uma decisão de compra com dados;
  • Resolve um problema ou responde a uma pergunta;
  • Oferece uma nova perspectiva sobre um tema quente ou norma da indústria;
  • Gera valor de SEO;

5. Amplifique o seu conteúdo

Para se certificar de que o conteúdo possa ser visto pelo seu público alvo, o mesmo deve ser promovido por meios orgânicos e pagos.

SEO: Uma vez que você criou conteúdo de qualidade com base em questões importantes para seus compradores, ele já foi elaborado com SEO em mente. Conforme as pessoas gostam e compartilham seu conteúdo com base na sua qualidade, o seu ranking junto aos mecanismos de busca tende a subir. Adicione esses recursos para ganhar ainda mais impulso de SEO:

● Palavras-chave em seu Tag do título e metadescrição;

● Palavras-chave em seu conteúdo, incluindo tags de cabeçalho;

● links cruzados entre diferentes conteúdos;

● Utilize Schema markup para ajudar os mecanismos de busca entenderem o seu conteúdo;

Atualizações direcionadas: Seja por meio de plataformas de automação de marketing ou via LinkedIn, você pode selecionar um público-alvo para cada tipo de post. Este recurso (gratuito no LinkedIn) permite que você concentrar atualizações específicas para cada um dos seus segmentos de público.

Recursos de compartilhamento: utilize recursos de compartilhamento via mídias sociais.

Promoção através de seus funcionários:  os funcionários são um meio muitas vezes ignorado, mas poderoso de amplificar conteúdo. Certifique-se de mantê-los no loop quando publicar conteúdo, e forneça modelos de mensagens sociais modelo e incentivos para a compartilhar. Você também pode envolve-los no início do processo de criação de conteúdo. Trate-os como influenciadores, ou até mesmo incentive-os a criar seu próprio conteúdo para publicação na página de mídis sociais da empresa.

 

6. Analise & otimização

Você começou o processo definindo metas mensuráveis e que as métricas que serão usadas para avaliar o desempenho. Agora é hora de avaliar o desempenho do seu conteúdo. Certifique-se de usar as métricas corretas para avaliação.

Use os resultados de sua análise para ajustar a sua estratégia, sempre com o objetivo de melhoria ao longo do tempo.

 

CONTEÚDO QUE PODE LHE INTERESSAR:

(Visited 240 times, 1 visits today)
Marketing de conteúdo: 6 passos para criação de conteúdo B2B.
Verified by MonsterInsights