Alinhamento estratégico é a única maneira de sistematizar o crescimento da receita, garantindo que todas as estratégias funcionais operem em harmonia.
As empresas não podem se dar ao luxo de lançar iniciativas individuais, na esperança de que, de alguma formas elas se alinhem. A única maneira de sistematizar o crescimento da receita é através do alinhamento estratégico. E é a única coisa que as empresas que mais crescem (top 10%) dizem que estão fazendo de forma diferente do que em anos anteriores, e que está contribuindo diretamente para o seu desempenho.
O alinhamento estratégico definitivamente começa com uma compreensão clara da estratégia corporativa, seguido por uma compreensão das interdependências entre as várias estratégias funcionais. No entanto, o alinhamento interno por si só não é suficiente. Só através da conexão das estratégias internas com condições externas de mercado é que uma empresa pode alcançar o alinhamento estratégico verdadeiro.
O alinhamento estratégico começa com um conhecimento profundo dos mercados em que a empresa opera. Isso é feito com pesquisa de mercado adequada. Uma estratégia interna que não considere fatores externos, tais como o mercado, está destinado ao fracasso.
Cabe à alta administração definir a estratégia corporativa e os objetivos de negócio para toda a empresa. Se esses objetivos gerais não forem definidos, cada departamento vai tomar suas próprias iniciativas dentro de sua própria visão. Como resultado, a empresa poderia perder indicadores mais importantes e perder receita.
A alta administração precisa definir quais são os objetivos de cada área para poder atingir as metas corporativas. Estes objetivos precisam orientar as decisões diárias do CEO para baixo, para todos os níveis de empregados.
Os seis passos para alinhar a estratégia para crescimento da receita
- Pesquisa de mercado
Entenda mercado, contas, compradores e usuários. Isto assegura que a estratégia se diferencie da concorrência aos olhos do mercado.
- Estratégia corporativa
A alocação de pessoas, tempo e dinheiro da empresa na busca do crescimento rentável.
- Estratégia de produto
Lançamento de produtos e serviços para o mercado que resolvem os problemas do mercado e estão alinhados com a estratégia corporativa.
- Estratégia de marketing
Gerar demanda no mercado para os produtos e serviços da empresa.
- Estratégia de vendas
Transformar a demanda do mercado em receita com a venda de produtos e serviços da empresa para atingir compradores.
- Estratégia de talentos.
Construir uma equipe capaz de definir e executar cada uma das estratégias funcionais.
Para assegurar o alinhamento correto, as etapas descritas devem ser coordenadas.O Marketing não pode focar em gerar novos leads, enquanto as Vendas estiver focada na melhoria share of wallet com os clientes existentes. Novos produtos que não podem ser liberados enquanto Vendas estiver focada na venda de ofertas existentes.Se o mercado estiver altamente competitivo, o marketing não pode ignorar o posicionamento competitivo.
Estratégia Corporativa
Neste post vamos focar agora na estratégia corporativa e na definição de seus objetivos.
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Qual é a função de uma Estratégia Corporativa?
A Estratégia Corporativa coloca a empresa na melhor posição no mercado.
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O que significa usar uma estratégia Corporativa?
Usar uma Estratégia Corporativa significa que a organização como um todo tenha a direção necessária para atingir os objetivos corporativos.
Se a estratégia corporativa não define os objetivos corporativos da empresa, as funções na empresa não tem nenhuma definição comum de sucesso. Cada área fica livre para definir os seus objetivos de forma isolada, o que elas acreditam ser importantes, e possivelmente ignorando os objetivos porque eles não estão sendo constantemente cobrados e mensurados. Objetivos precisam gerar decisão diária do CEO para baixo, para todos os níveis de empregados. Será que os funcionários realmente sabem quais objetivos eles devem perseguir?
Como completar a fase dos Objetivos de sua estratégia
Esta fase informa as metas para toda a sua organização. Você saberá que completou esta fase Objetivos Estratégicos quando puder responder a estas cinco perguntas para a sua empresa:
- Quais são os objetivos da empresa que devem ser cumpridos?
- Quais são os objetivos de Produtos/Serviços que suportam os objetivos corporativos?
- Quais são os objetivos de Marketing que suportam os objetivos corporativos?
- Quais são os objetivos de Vendas que suportam os objetivos corporativos?
- Quais são os objetivos de Talentos que suportam os objetivos corporativos?
Isso parece claro, mas ainda é difícil saber exatamente como responder a essas perguntas. É aí que os insights cruciais a seguir podem ajudar…
Quais informações estratégicas as outras áreas da empresa necessitam
Produtos/Serviços: A fim de decidir quais produtos/serviços devem receber investimentos, a equipe de produto precisa saber em quais mercados a empresa planeja atuar, juntamente com os prós e contras desses mercados.
Marketing: a estratégia deve informar o Marketing sobre as vantagens que a empresa vai usar para bater seus concorrentes no mercado. Sem planejamento Corporativo, a equipe de marketing não pode garantir que os processos e tecnologias adotadas para geração de demanda estejam alinhados com os objetivos corporativos, para atingir os mercados alvos, transformando visitantes em prospects, prospects em leads qualificados, e obter vantagens em alcançar novos consumidores.
Vendas: Depois que as áreas de Produto e Marketing tenham o que precisam da alta administração, Vendas precisa educar a equipe de vendas nos mercados a competir, definir as contas a serem conquistadas, os compradores a serem encontrados, o posicionamento dos produtos, e os concorrentes a serem vencidos. É preciso definir conjuntamente com o Marketing, os processos de geração de receita em andamento, para transformar os leads qualificados em clientes.
Talentos: Sua estratégia irá definir que tipo de capacitação recrutar e como eles devem ser trazidos para a empresa, a fim de atingir os seus principais objetivos.
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