- A concorrência do mercado aumentou a pressão para a empresa atingir os objetivos comerciais.
- O marketing tem que se tornar mais criativo e inovador para competir com seus concorrentes.
- Está mais difícil conseguir engajar compradores que enfrentam dificuldades para definir e selecionar fornecedores de uma forma rápida, devido às mudanças no cenário dos fornecedores, que está ficando mais competitivo e agitado a cada ano, aumentando a confusão e complexidade no processo de compra.
- Em função desse mercado complexo e confuso, com muitas opções de escolha (serviços/produtos e fornecedores), maior quantidade de conteúdo a ser pesquisado/digerido/considerado, e maior número de canais de comunicação e de pessoas envolvidas no processo de compra; o ciclo de compra se alonga, e a decisão de compra se torna mais demorada.
Estes fatos indicam que há uma grande oportunidade para as empresas que conseguirem se posicionar de forma diferente em relação aos seus concorrentes, através de planejamento e inovação genuína.
Para definir um diferencial competitivo, a empresa precisa antes identificar e eliminar lacunas relacionadas a três fatores identificados como sendo críticos e níveis de alta satisfação com o desempenho do marketing:
- Criação de fundamentos para o Marketing poder planejar e orçar seu orçamento;
- Inovar com novas estratégias, produzindo conteúdo envolvente, pesquisando e fornecendo uma visão para prospects chave para trazê-los para o ciclo de compras;
- Analisando os dados, utilizando novos sistemas e dispositivos para otimizar o desempenho de marketing, planejando as operações digitais.
O maior diferencial reside em como engajar o público alvo, utilizando conteúdo criativo e inovador, que seja alavancado através dos canais de comunicação que possuam maior apelo aos compradores.
CONTEÚDO QUE PODE LHE INTERESSAR:
(Visited 441 times, 1 visits today)
Desafios enfrentados pelo Marketing B2B