alinhamento marketing&vendas

Utilizar um modelo de vendas centrado no cliente é um método valioso para melhorar o alinhamento entre Vendas e Marketing, a eficácia, e a mensuração. Ele permite que a empresa mude de um foco transacional para um que seja mais focado no cliente e projetado para reduzir o custo e acelerar a geração de receita.

Quando as funções de Vendas e Marketing trabalham em conjunto e de forma bem azeitadas, e ambas alinhadas com o ciclo de compra do cliente, isso faz toda a diferença para se obter sucesso nos esforços de crescimento da receita. O alinhamento entre Vendas e Marketing é uma das maiores oportunidades para melhorar o ciclo de receita.

O alinhamento entre estas funções deve ocorrer ao menos nas quatro áreas abaixo:

  1. Segmentação dos mercados e dos clientes;
  2. Estratégia go-to-market, processos e planejamento;
  3. Capacitação de vendas;
  4. Gestão de oportunidades;

Essa quarta área, gestão de oportunidades, é uma das primeiras atividades que a empresa pode abordar para obter melhorias e valor de forma relativamente rápida.

Gestão de oportunidade

É o processo completo de monitoramento e gestão de novas oportunidades de receita (atuais e futuros negócios do cliente) – desde a geração da oportunidade até a sua conversão em um relacionamento com o cliente.

Quando bem definido e devidamente implementado, o processo de gerenciamento de oportunidade fornece insights sobre a eficácia e a eficiência de seus esforços de marketing e vendas.

Seis melhores práticas de Gestão de oportunidade

O ambiente competitivo de negócios atual trouxe o tema da gestão de oportunidades em destaque. As empresas não podem permitir que as oportunidades não sejam perseguidas, e nem podem se dar ao luxo de gastar energia, tempo e dinheiro em busca de oportunidades que não se convertem em negócio.

As seis melhores práticas a seguir podem ajudar a aumentar a eficácia do seu processo de gestão de oportunidades:

  1. Use o processo de compra do cliente como base e alinhe a maneira da empresa vender. Desenvolva o modelo do funil em torno do processo de compra do cliente.
  2. Rastreie e pontue os leads com base no seu comportamento.
  3. Trabalhe na definição do que constitui um lead qualificado para determinar quando é uma oportunidade de vendas.
  4. Meça o impacto do marketing no funil de vendas e no número de oportunidades abertas, resultantes dos programas de marketing.
  5. Use o comportamento do cliente para mapear as interações subsequentes mais-apropriadas.
  6. Alavanque oportunidades com programas de nutrição.

 

As diferenças entre A –  funil orientado para vendas e B –  funil orientado para o cliente que compra.

Cenário A:  Elementos                          Cenário B: Elementos

Comportamento do vendedor              Comportamento do comprador

· Identifica o comprador                              Visita o site.

. Envia um email.                                              Baixa um documento.

· Chamada para atender.                             Solicita uma chamada.

· Agendar uma reunião.                                Descreva um projeto.

· Avalia a necessidade.                                  Participa de um webinar.

· Determina o orçamento.                           Agenda uma reunião.

· Envia uma cotação.                                      Fornece especificações e                                                                                                                                               Orçamento.

· Entrega uma apresentação                       Participa de uma demonstração.

· Apresenta uma proposta.                          Solicita uma proposta.

 

Aqui estão sete passos que você pode usar para criar um pipeline de compra de cliente:

  1. Definir o processo de compra do cliente e cada compromisso comportamental incremental para cada segmento de compra.
  2. Agrupar os comportamentos em estágios de compra que mapeiem o processo de compra.
  3. Validar o funil com os clientes, e modificar, conforme necessário.
  4. Determinar as áreas responsáveis de cada etapa/estágio.
  5. Mapear as ferramentas de vendas e marketing e processos para cada etapa.
  6. Configurar os sistemas de automação de marketing, automação de vendas e gestão de campanhas.
  7. Monitorar, mensurar e relatar os resultados e retorno, e modificar, conforme necessário.

Idealmente, Marketing e Vendas devem trabalhar juntos para projetar um funil de estágios de compra do cliente. Há também mérito ao utilizar alguém de fora para facilitar o processo e garantir que seja elaborado de forma colaborativa, para gerenciar a validação do cliente, e para apoiar as mudanças na configuração dos sistemas.

 

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Inbound marketing para alinhar Vendas e Marketing
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