Apresentamos a seguir, 7 melhores práticas a serem aplicadas em automação de marketing:

 

1- Retenção de Clientes

Em ambientes competitivos, a retenção de clientes é de extrema importância. Para isso, é preciso saber como manter a atenção do cliente e não o deixar escapar para um concorrente.

As empresas terão de melhorar o seu serviço ao cliente e adaptar os seus esforços de marketing para que eles ofereçam experiências personalizadas.

A automação de marketing é uma ferramenta fundamental para uma estratégia de retenção de clientes. A tendência é que a adoção da tecnologia de automação de marketing irá aumentar e os orçamentos serão voltados para aperfeiçoar a configuração existente. No contexto da jornada do comprador, os gastos de marketing serão distribuídos ao longo do tempo, aumentando no final da jornada do comprador – com foco na retenção de clientes, upsell e advocacia.

2 – A advocacia do cliente é a meta de longo prazo

Uma coisa é manter os clientes, mas convertê-los em evangelistas torna-os muito mais rentáveis. Se a empresa conseguir construir uma forte comunidade de clientes que gostam de falar bem de sua marca, é fundamenta. Veja como a Apple tem feito isso. Por que as pessoas ficam tão animadas para contar aos amigos sobre os novos iPhones que estão saindo? A empresa ganhou advocacia, e por isso é dominante no mercado.

 

3- Um novo tipo de equipe de marketing está se formando

A contratação de especialistas faz sentido. Você precisa de um especialista em SEO para ajudar a classificar melhor no Google, especialistas em conteúdo para manter a sua posição como um líder de pensamento, e-mail marketing para aumentar a capacidade de entrega, e assim por diante.

No entanto, isso nem sempre pode ser a abordagem ideal. Muitas vezes você verá que seus designers, por exemplo, precisarão entender não apenas os aspectos mais técnicos do marketing, como design responsivo, UX / UI, vídeo e até mesmo conteúdo dinâmico, mas também as razões pelas quais estão fazendo isso e como eles se articulam com a estratégia global de automação de marketing.

Uma equipe de marketing que pensa mais estrategicamente e está consciente da jornada do comprador é uma equipe que terá sucesso. Em qual estágio do ciclo de compra o prospect / cliente se encontra? Como isso afeta o que está sendo feito? Que sistemas estão envolvidos em cada interação? Precisamos mudar nossa abordagem para se adequar à configuração de automação atual ou vice-versa?

Veremos mais pessoas de perfil técnico nas equipes de marketing. À medida que as plataformas de automação de marketing evoluem e permitem que se desenvolva campanhas e programas de marketing mais inteligentes, para implementar ideias, será preciso terceirizar ou contratar pessoas com as habilidades necessárias. Eles são as pessoas que compreendem bem como os sistemas se interligam e se integram.

 

4- Alinhamento e integração entre áreas

Abaixo os silos entre áreas. A comunicação é a chave para todas as equipes, não importa em que departamento. O mesmo vale para os sistemas. O CRM precisa conversar com a plataforma de automação de marketing, que precisa saber o que está acontecendo com os anúncios pagos, conteúdo orgânico, mídias sociais e plataformas de webinar e tudo isso precisa vincular novamente aos relatórios de análise para que se possa acompanhar o ROI. Os relatórios e as previsões tornar-se-ão muito mais fáceis quando todos os sistemas estiverem integrados.

 

5- As campanhas de marketing devem ser perpétuas

Em breve, será norma para as empresas identificar as áreas-chave nas quais podem desenvolver estruturas e campanhas multicanal que estarão em constante execução. As campanhas podem ser criadas para downloads de guia de produtos, cadastramento em newsletter, solicitações de contato … e podem ser mantidas ativadas. O E-mail será uma ferramenta poderosa e rentável neste aspecto, e os prospects serão capazes de ingressar, alternar e deixar campanhas de acordo com sua vontade. A automação de marketing permite isso.

 

6- Faça nutrição de prospects via storytelling

Uma história atraente e envolvente é garantia para engajar o público-alvo. O uso de storytelling será a norma para equipes de marketing de alto desempenho. A automação do marketing estará trabalhando em sinergia com as histórias.

 

7- Otimização para dispositivos móveis

A dependência das pessoas tem crescido em relação aos dispositivos móveis. Ter um site responsivo para dispositivos móveis é de suma importância.

O Google está dividindo seu índice de modo que possa avaliar websites móveis diferentemente, essencialmente criando duas versões na Internet. Na automação de marketing, vamos querer saber quem está olhando para qual página e em qual dispositivo. Se percebermos que metade dos clientes estão no celular e metade no desktop, podemos abordar cada segmento de forma diferente. Vamos optar que a metade móvel faça o download de um aplicativo e a outra baixe um PDF mais abrangente.

 

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