persona do comprador

Com base nas personas do comprador bem detalhadas e dos mapas da jornada, podemos definir alvos de audiência precisos e específicos para cada recurso on-line, e assim poderemos criar conteúdo original e estrategicamente distribuí-lo nos lugares apropriados e na hora certa.

A qualidade das personas e dos mapas da jornada do comprador não geram apenas um conteúdo de qualidade superior, eles podem fazer o seu website de duas a cinco vezes mais eficaz. A empresa Akoonu descobriu recentemente que 82 por cento dos profissionais de marketing B2B pesquisados consideram que as personas do comprador e os mapas da jornada de compras permitem uma melhor compreensão do comprador e na qualidade do conteúdo.

A persona do comprador é a ferramenta que se utiliza para direcionar a mensagem de uma marca para uma audiência mais receptiva e natural, e entregar essa mensagem no melhor momento e lugar para se engajar com eles em sua jornada.

 

Como as personas e os mapas da jornada ajudam a otimizar o conteúdo?

Escrever para personas específicas é complicado. Pode ser uma tarefa subjetiva e as necessidades de cada persona podem variar dependendo do estágio na jornada do comprador – se elas estão descobrindo a sua marca (TOFU), aprendendo mais sobre ela (MOFU) ou tomando uma decisão (BOFU).

Adotar personas e usá-las como guias para a criação e distribuição de conteúdo ajuda a:

1- Economizar tempo e recursos.

Personas totalmente desenvolvidas e mapas da jornada podem ajudar a encurtar o tempo que leva para que um redator entenda bem os elementos e nuances de criação de conteúdo. Quanto mais eles saberem sobre para quem eles estão escrevendo, mais poderosa e eficaz a escrita será. As personas compradoras realçam os intangíveis que fornecem contexto, detalham os membros mais importantes de seu público-alvo e ajudam a humanizá-los.

2- Responder aos desafios específicos do público

Junto com a jornada do comprador, as personas destacam as necessidades que compradores diferentes têm em vários estágios do ciclo de compra. As necessidades de cada pessoa podem ser aplicadas diretamente ao mapeamento de tópicos e criação de conteúdo, e o redator será capaz de escolher qual formato será mais eficaz para cada peça – uma série de posts, um infográfico, um vídeo, um white paper, um e-book, um podcast, etc.

3- Alcançar a base dos leitores nos locais, alinhados com os canais certos na hora certa

Distribuir informações com base em padrões da audiência pode ser inestimável ao trazer redatores a bordo. Quanto mais um profissional de marketing puder aprender sobre os padrões de audiência e comportamento diário, mais bem equipados estarão para alcançá-los no momento mais eficaz. Fornecer um modelo claro de quando e onde distribuir conteúdo direcionado ajudará a facilitar novos redatores na cultura e nos padrões da marca.

4– Adotar uma visão de longo prazo das estratégias de marketing

Ninguém pode descrever uma pessoa com precisão por uma pesquisa, um estudo de mercado ou um conjunto de dados. Usar personas do comprador detalhadas e coesas e mapas da jornada, permite gerar uma imagem realista do público da marca ao longo do tempo, através de cada ciclo de compra. A dotar uma abordagem paciente, detalhada de personas-específicas para criação de conteúdo irá ajudar a empresa a ter sucesso contínuo, o que não ocorre numa abordagem de curto prazo.

5– Capturar insights acionáveis

A partir de um conjunto de dados obtidos, pode-se obter insights sobre os tipos de conteúdo que funcionam melhor com determinados públicos-alvo e métodos de entrega.

6- Identificar um ângulo diferente para apresentar cada parte do conteúdo

Uma persona detalhada e um mapa da jornada irão lançar luz sobre o contexto de cada peça de conteúdo, fornecendo uma visão sobre como um comprador alvo vai querer uma resposta à sua necessidade específica. Se uma persona possui um perfil mais analítico, o conteúdo apropriado para ela provavelmente seria rico em pesquisa, dados e estatísticas. Um leitor mais artístico ou criativo pode se relacionar melhor com o conteúdo contado uma história com anedotas, humor ou animação.

 

Se sua equipe/ empresa está lutando para criar personas e jornadas do comprador, não hesite em solicitar um contato, onde vamos caminhar através das melhores práticas para a construção e aplicação de personas comprador, e mapear a jornada do comprador.

Mande um e-mail para max@2getmkt.com.br

CONTEÚDO QUE PODE LHE INTERESSAR:

 

(Visited 196 times, 1 visits today)
Como as personas do comprador e o mapa da jornada do comprador ajudam a elaborar a estratégia de conteúdo
Verified by MonsterInsights