Cada um dos estágios de evolução que uma empresa atravessa, afeta a capacidade da organização de inspirar a fidelidade do cliente através da disponibilização de recursos que proporcionem uma grande experiência para alcançar o sucesso.

Este post é muito instrutivo para as empresas que estão considerando implantar sistemas de automação de marketing, para aquelas que já iniciaram a jornada e estão em processo de implantação, e também para as que já utilizam com alguma desenvoltura suas potencialidades.

Mapeamos a jornada de automação de marketing que um negócio típico – e profissionais de marketing – podem enfrentar. Descubra onde a sua empresa está nessa jornada e veja quais são os próximos passos.

1. O atarefado reativo – não tem tempo para mudar as táticas;

2. O consciente – tem as ferramentas certas e deseja se aprimorar;

3. O replicador- tem uma situação propícia;

4. O previsível – é um maestro de marketing multicanal;

5. O Pioneiro ativador de defensores – está deixando marcas pelo caminho;

 

O primeiro estágio de maturidade da automação de marketing – O atarefado reativo

Nesta fase, a experiência do cliente é imprevisível com muito pouca estrutura para orientar o cliente. Como resultado, cada experiência do cliente é única e não pode ser replicada. Reatividade é o nome do jogo. Não existe um processo formal de priorização, de modo que as questões são tratadas à medida que elas se apresentam e tudo é tratado como uma prioridade. Neste estágio durante o qual você realmente não sabe por que nada acontece e você está apenas tentando permanecer vivo. Mesmo que suas métricas forneçam visibilidade do churn, elas não fornecem nenhuma orientação de como reduzi-la.

O atarefado não tem tempo para mudar de táticas. Ele ainda envia e-mails em massa, não personalizados para toda sua lista, e ainda obtém algum resultado positivo. Ele tem um milhão de coisas para fazer e seu foco continua sendo deslocado do e-mail, então pelo seu raciocínio, por que, ele iria querer elaborar e enviar mais deles?

  • O dia típico do atarefado

Ele toca o marketing praticamente sozinho. Acha que o e-mail marketing não é sua principal responsabilidade. Na verdade, ele também tem o site para manter, precisa configurar a pesquisa de marketing mensal e analisar a pesquisa dos concorrentes, além de uma lista crescente de redes sociais para monitorar. Ele não encontra tempo para desenvolver suas táticas de marketing por e-mail – mas sabe que outras empresas como a dele estão tendo grandes sucessos.

  • Não pode mudar de tática, e não vai mudar

Não tem tempo para procurar novas ferramentas de e-mail marketing ou serviços adicionais e apresentar um caso para o seu chefe. O desempenho do e-mail marketing está decaindo, e por isso não faz sentido querer fazer mais investimentos? O orçamento já está muito limitado, e sem provas de que uma nova plataforma ou sessões de treinamento removam os pontos de dor (e traga retorno), não há esperança.

  • A experiência com e-mail

Ele está enviando suas ofertas num mesmo e-mail para todos (isso é o suficiente, não é?). Os dados da empresa não são estruturados, tornando as importações difíceis, e isso está afetando a capacidade de segmentação – então, tudo o que ele pode gerenciar é a segmentação oportunista na melhor das hipóteses. A taxa de cancelamentos está aumentando constantemente e as taxas de abertas estão num mínimo histórico.

Sua plataforma de e-mail atual trabalha isolada e não está conectada a nenhum outro sistema, como um CRM. Qualquer carregamento de dados é manual e leva muito tempo. Não utiliza qualquer ferramenta que facilite as importações e ofereça conectores que substituam o processo manual.

  • Conselhos para evoluir de nível de maturidade

Sente-se e faça um balanço da situação – é hora de impressionar seu chefe! Aqui está o seu itinerário para fazer a transição para o próximo nível de maturidade.

  • Reserve tempo para pensar – tire algumas horas por semana para pensar numa solução.
  • Escreva uma lista de requisitos ou explore o que você tem –Você poderia procurar uma ferramenta que faça a criação de e-mail e realize importações de dados rapidamente e sem complicações. Ou pode ser que você pode até já possuir uma plataforma certa, mas simplesmente não teve a chance de explorar as capacidades completas do sistema atual. Uma ferramenta que disponibilizasse modelos pré-formatados, com editor de arrastar e soltar, permitiria criar e-mails rapidamente e a capacidade de importação já liberaria um bom tempo de suas rotinas, que pode ser investido para pensar como produzir mais ROI para a empresa.
  • Pesquise e leia blogs de especialistas – Há uma série de especialistas da indústria que fornecem conselhos inestimáveis, tais como:

Chief Marketing Technologist Blog, de Scott Brinker.

SiriusDecisions

Customer Experience Matrix

G2Crowd

  • Pesquise os estudos de caso – estudo de casos de sucesso de empresas similares a sua.
  • Estreite suas escolhas e inscreva-se para testes e demos grátis – Faça anotações durante sua experiência de teste sobre por que a nova ferramenta poderia revolucionar suas táticas, o que o municiará para apresentar um caso para o seu chefe. Se ele ou ela está mostrando algum movimento, reserve uma demo para que um especialista possa mostrar a ferramenta com profundidade e amplitude.

Se sua empresa pretende iniciar uma nova fase ou evoluir em sua jornada no marketing em direção a transformação digital e disrupção, entre em contato sem compromisso, para saber como a Operação de Marketing pode ajudá-lo.

Mande um e-mail para max@2getmkt.com.br

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