Cada um dos estágios de evolução que uma empresa atravessa, afeta a capacidade da organização de inspirar a fidelidade do cliente através da disponibilização de recursos que proporcionem uma grande experiência para alcançar o sucesso.
Esta série de 5 post é muito instrutivo para as empresas que estão considerando implantar sistemas de automação de marketing, para aquelas que já iniciaram a jornada e estão em processo de implantação, e também para as que já utilizam com alguma desenvoltura suas potencialidades.
Mapeamos a jornada de automação de marketing que um negócio típico – e profissionais de marketing – podem enfrentar. Descubra onde a sua empresa está nessa jornada e veja quais são os próximos passos.
1. O atarefado – não tem tempo para mudar as táticas;
2. O consciente – tem as ferramentas certas e deseja se aprimorar;
3. O replicador- tem uma situação propícia;
4. O previsível – é um maestro de marketing multicanal;
5. O Pioneiro ativador de defensores – está deixando marcas pelo caminho;
O segundo estágio de maturidade da automação de marketing
O consciente
Começando a identificar o que está funcionando e o que não está. Alguns processos básicos foram implementados e as prioridades foram estabelecidas. É um estágio de "combate a incêndio", comparando-o com um pronto socorro bem equipado. Você pode ter uma equipe inicial de sucesso do cliente funcionando, mas está focada quase que inteiramente nos esforços de triagem. Esta etapa é sobre como chegar ao "porquê" – aprofundar métodos e modelos estatísticos para entender melhor as causas racionais do churn, testes de conversão, compra, etc., e descobrir os KPIs de sucesso do cliente e benchmarks que ajudarão a identificar oportunidades operacionais para melhorar a experiência do cliente.
Tem as ferramentas certas e deseja se aprimorar. A empresa já possui uma plataforma de melhor qualidade que facilita a criação de e-mails. Ela tem todos os recursos que permitem que se faça e-mail marketing avançado, no entanto, ele apenas tateou na segmentação básica e as campanhas desencadeadas que estão configuradas são mínimas. Não explorou o potencial que a automação de marketing disponibiliza.
-
Um dia típico na vida do inexplorado
Ele é um profissional de marketing com alguma compreensão das táticas atuais – mas está ciente de que provavelmente poderia saber mais. Sua principal missão envolve o planejamento, desenvolvimento e implementação de campanhas de marketing. Ele brifa designers e redatores, bem como lida com a equipe do produto para garantir que esteja divulgando informações precisas. Ele também é responsável pelo gerenciamento de redes sociais e PPC, porque já usa uma ferramenta fácil de usar, para e-mail marketing.
-
É hora de mostrar o seu valor
Sua empresa investiu em uma nova plataforma de e-mail não há muito tempo e tem todos os recursos que o deixarão fazer coisas incríveis. Ele já ouviu falar sobre automação de marketing e deseja tirar o máximo partido das oportunidades. Os dados não estão prontamente disponíveis e, mesmo que pareça básico, ele não tem 100% de certeza de sua validade. Ninguém mostrou como funciona a ferramenta de automação, de modo que para seguir em frente é mais fácil dizer do que fazer. Mas se alguém em seu negócio – ou mesmo um estranho – apresentou uma demo, ele poderia melhorar a eficiência, criar mais e-mails e divulgar sobre seus sucessos.
-
A experiência de e-mail
Ele está enviando a newsletter mensal, tem um e-mail de boas-vindas configurado e está fazendo segmentação básica para ofertas e anúncios.
Há dificuldade em obter dados atualizados sobre seus contatos, o que significa que ele só pode segmentar se alguém for um cliente potencial ou um cliente no passado. É bom poder segmentar mensagens com base no histórico de compras, mas os resultados estão estagnados e se reconhece que é necessário melhorar a relevância.
Ele sabe que os dados são a fonte de sucesso – se fosse mais fácil acessá-los. Imagine poder descobrir o que os contatos analisaram em seu site, ou aprender o que e quando eles compraram no passado? Você usa um software de CRM e tem certeza de que poderia se conectar à sua plataforma de marketing por e-mail.
-
Conselhos para evoluir de nível de maturidade
É hora de sair da zona de conforto e ser o profissional de e-mail que você sabe que pode ser. A transição de nível de maturidade será uma navegação mais suave.
- Pesquisar guias de melhores práticas – A internet está repleta de artigos e guias sobre automação de marketing por e-mail, os guias de introdução são extremamente úteis se você quiser aprender sobre como funciona a automação, quais segmentos você poderia segmentar se você tivesse os dados certos, e quais aplicativos e integrações são possíveis.
- Leia sobre os casos de sucesso – os white papers, os estudos de caso de automação de marketing são um recurso inestimável. Eles contam histórias da jornada de marcas com tecnologia de automação e fornecem inspiração para sua própria jornada. Procure por casos de integração em que as empresas conectaram sua plataforma de automação de marketing com CRM.
- Fale com o seu chefe e equipe de tecnologia – Agora é hora de juntar todas as informações e apresentá-las ao chefe. Demonstre que essas mudanças vão gerar mais receitas para a empresa. Estudos de caso são úteis aqui, para mostrar que dados e métricas combinados com automação de marketing transformaram as estratégias de marketing de empresas como a sua.
Envolva a área de tecnologia e mostre que você sabe do que está falando, e apresente casos reais.
- Participe de seminários e webinars – Inscreva-se em seminários e webinars que são projetados para ajudá-lo a aprimorar suas habilidades. Confira via MeetUp os eventos na sua área ou acesse o canal de webinar de marketing da BrightTALK.
Você está interessado em saber como engajar e converter novos clientes para o seu negócio? Contate-me aqui e vamos falar sobre como podemos ajuda-lo. Ou siga-nos no LinkedIn, Twitter, Facebook e se você gostar do que viu, cadastre-se para receber nossa Newsletter.
CONTEÚDO QUE PODE LHE INTERRESSAR:
- CALCULADORA DO ROI DE MARKETING
- AVALIAÇÃO E RECOMENDAÇÕES PARA ALINHAMENTO ENTRE MARKETING E VENDAS