Cada um dos estágios da automação de marketing que uma empresa atravessa, afeta a capacidade da organização de inspirar a fidelidade do cliente através da disponibilização de recursos que proporcionem uma grande experiência para alcançar o sucesso.

Este post é muito instrutivo para as empresas que estão considerando implantar sistemas de automação de marketing, para aquelas que já iniciaram a jornada e estão em processo de implantação, e também para as que já utilizam com alguma desenvoltura suas potencialidades.

Mapeamos a jornada de automação de marketing que um negócio típico – e profissionais de marketing – podem enfrentar. Descubra onde a sua empresa está nessa jornada e veja quais são os próximos passos.

1. O atarefado – não tem tempo para mudar as táticas;

2. O consciente – tem as ferramentas certas e deseja se aprimorar;

3. O replicador- tem uma situação propícia;

4. O previsível – é um maestro de marketing multicanal;

5. O Pioneiro ativador de defensores – está deixando marcas pelo caminho;

 

O quarto estágio de automação de marketing: O previsível

Nesse nível de maturidade, todos os elementos do negócio estão trabalhando juntos para oferecer uma experiência de cliente previsível. A equipe, processos e tecnologia estão todos focados em apoiar e permitir o sucesso dos clientes de forma integrada e colaborativa. Este é o ponto em que se transita da defesa para a ofensiva. Ajusta-se continuamente os processos usando dados de clientes perdidos e renovados para oferecer o valor e a experiência da conta, que os incentivam de forma proativa a usar todo o potencial do produto/serviço.

Neste nível de maturidade, a organização é como uma "máquina de receita recorrente". Não há mais cenários "o que acontece?". Os objetivos financeiros e operacionais são vinculados usando métricas de sucesso do cliente e análises preditivas.

O previsível é um profissional de marketing experiente que está buscando tornar os canais de marketing mais eficientes. Afinal, os dados estão totalmente sob controle e a empresa possui uma visão única do cliente. Um pedaço considerável do marketing multicanal está sendo automatizado e ele está colhendo as recompensas, mas algumas de suas ideias estratégicas são muitas vezes vistas como um pouco de "viagem" pelos seus pares. A maior parte do tempo ele prova que os cínicos estão errados, mas às vezes ele sente como se seus sonhos fossem derrubados.

  • Um dia típico na vida do previsível

Sua equipe é líder no marketing. Ela cobre todos os canais de marketing e seu objetivo é manter seus funcionários a par das últimas tendências. A empresa está mergulhando os pés em análises preditivas ou inteligência artificial e suas automações são muito avançadas. Ele não tem medo de procurar ajuda dos especialistas e, no entanto, contrata ajuda de consultoria estratégica para garantir a permanência no topo. Mas, sendo a pessoa que é, ele não para: ele quer uma plataforma autoeducativa que automatize o enriquecimento de dados e otimização de campanhas. A aprendizagem de máquinas é uma prerrogativa do pioneiro.

  • A automação de marketing é o rei

Graças ao trabalho árduo da equipe, o valor intrínseco do e-mail é celebrado dentro do seu negócio. O investimento contínuo no melhor software e nas extensões é justificado, desde que se continue a entregar ROI. Está se aproveitando de um nível mais profundo de percepção do cliente graças a sistemas totalmente integrados, o que permite que a equipe orquestra as comunicações de marketing que os clientes sentem que elas são verdadeiramente únicas.

  • A experiência de e-mail

Quase todo e-mail marketing enviado parece que foi feito sob medida para o destinatário. No mínimo, os newsletters estão num nível próximo que aproveitam a personalização avançada. Também está sendo segmentando dinamicamente os contatos de pessoas que analisaram A, fizeram C, clicaram em Y, mas não se inscreveram para Z. Isso dá a capacidade de prever esses segmentos com antecedência, preparar conteúdo apropriado e entrega-lo automaticamente quando alguém se encaixa no perfil.

Além das suas plataformas CRM e ecommerce, há várias extensões conectadas ao seu software de automação de marketing. Todo mundo em sua empresa pode ver os dados e as atividades dos clientes em tempo real e está capacitando-os a agir rapidamente para continuar na frente.

  • Conselhos para evoluir de nível de maturidade

O previsível é uma figura semelhante a Deus no mundo do e-mail. Este profissional de marketing é o epítome do verdadeiro sucesso e é considerado admirado pelo aventureiro. Para chegar a esse estágio, há uma montanha a ser escalada, mas é um compromisso importante que é necessário fazer.

  • Convoque uma reunião da alta direção -Como um profissional sênior, ele tem uma ideia clara do que quer fazer – é apenas uma questão de obter o buy-in. Considerando que seus planos afetam todo o negócio, o primeiro passo é apresentar as ideias e reunir as pessoas. É aconselhável que a equipe de TI e um analista de negócios também participem, embora a conversa real já tenha acontecido quando se selecionou algumas possíveis soluções tecnológicas.
  • Participe de uma ou dois summits – Os summits são inspiradores, com conversas de líderes de pensamento e marcas pioneiras para vendedores mostrando o que é mais recente em tecnologia. Vale a pena ouvir o que as marcas líderes estão fazendo e usando no espaço de tecnologia de marketing. E se você tiver a chance, faça networking. Por estas razões, você provavelmente também está em demanda para falar nesses tipos de eventos.  A liderança da sua empresa e outros são inspirados pelo que você faz.
  • Consulte tecnologia para websites – Se cadastre para receber comunicações de algumas das marcas mais inovadoras do mundo (e você pode até comprar a partir deles, também). Estes são os tipos de empresas que têm o orçamento e a força de trabalho por trás delas, e há uma maneira de obter uma visão insensata das ferramentas que estão usando. BuiltWith, StackShare e SimilarTech são ferramentas úteis que permitirão verificar os fornecedores de hospedagem de web e e-mail das empresas, bem como ferramentas publicitárias, análises, widgets, técnicas de distribuição e muito mais.
  • Procure um conselho de especialistas – Falar com seu gerente de conta é útil, esse tipo de estratégia indicando a assistência profunda de um especialista. Você encontrará diferentes tipos de consultores que se especializarão na área de especialização da sua empresa – por exemplo, indústrias reguladas – e seus conhecimento podem ser inestimáveis.

 

Se sua empresa pretende iniciar uma nova fase ou evoluir em sua jornada no marketing em direção a transformação digital e disrupção, entre em contato sem compromisso, para saber como a Operação de Marketing pode ajudá-lo.

Mande um e-mail para max@2getmkt.com.br

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