Empresas que conseguem interagir com os clientes, vender produtos, criam valor de longo prazo com seus consumidores. Consequentemente os lucros surgem  de forma constante.

No entanto, sem uma supervisão adequada, esses lucros podem evaporar rapidamente. Se o negócio é ineficiente, barreiras podem surgir, impedindo o fluxo e fazendo com que os lucros sejam perdidos. Sem pessoas capacitadas, processos e tecnologia adequados, os lucros desaparecem mais rapidamente, pois as perdas serão maiores que as receitas.

É preciso adotar uma estratégia abrangente – destinada a melhorar todas as áreas da empresa para poder ter sucesso.

Automação de Marketing suporta a coesão estratégica

Estratégias abrangentes exigem ferramentas e plataformas abrangentes. Podemos imitar esse efeito implementando uma série de protocolos e procedimentos de alta qualidade em diferentes departamentos, mas isso é repleto de perigos. Executar procedimentos distintos ao lado uns dos outros pode ser difícil de realizar de forma adequada. Se não houver alinhamento entre as áreas envolvidas, você arrisca criar buracos negros na empresa.

Os procedimentos individuais, adaptados às metas e objetivos de departamentos específicos, são importantes, mas devem ser unificados por um sistema mais abrangente. O software de automação de marketing parece estar focado principalmente na geração de lucros e na colocação de novos clientes, mas tem um papel vital a desempenhar no suporte a este tipo de arquitetura abrangente de sistemas.

Processos de automação de marketing permite que a empresa crie perfis segmentados, por tipos de clientes. Quando um novo cliente se engaja com a empresa, os outros departamentos podem avaliar rapidamente suas necessidades e expectativas, criando de forma proativa, uma experiência perfeita em todas as etapas do processo de compra e pós compra.

Automação de Marketing ajuda a evitar o churn

Atualmente a fidelidade à marca tornou-se mais fluida, a interação do consumidor foi aprimorada em todas as áreas, e os compradores agora têm uma grande variedade de opções na ponta dos dedos.

Precisamos agilizar os processos em todas as etapas, garantindo uma interação suave do cliente e suporte contínuo. Isso se aplica à experiência do cliente – garantindo que se disponibilize procedimentos intuitivos e eficientes aos clientes quando eles se engajam – e também às próprias práticas da empresa, dando aos nossos departamentos e aos membros da nossa equipe a capacidade de lidar com quaisquer problemas que possam surgir.

Se a empresa perder o contato com um cliente após a venda inicial, ela está falhando no atendimento pós-venda e deixando de obter receitas recorrentes de recompra, de cross-selling e de up-selling. Este cliente agora se tornará suscetível ao churn, pois eles são atraídos para concorrentes capazes de oferecer uma melhor qualidade de serviço.

Um sistema de automação de marketing permite acompanhar o ciclo de vida do cliente, fornecendo constantemente, atenção, orientação e educação, para que ele tire maior proveito de seu investimento. Dessa forma se minimiza o churn e os custos associados a ele, e ao mesmo tempo gera receitas incrementais, aumentando o valor de vida do cliente.

Automação de Marketing permite entender os custos de marketing

Além dos custos do churn, todos os aspectos da empresa – cada procedimento, cada departamento, cada ação – precisam ser avaliados, analisados e otimizados na relação custo-eficácia.

A grande quantidade de dados produzidos diariamente, mesmo por um negócio em pequena escala é quase inimaginável, e é esse recurso de dados que é preciso explorar se quisermos realizar isso efetivamente.

É preciso poder contar com relatórios complexos e recursos de gerenciamento de dados para entender os custos.

Uma plataforma de automação de marketing pode gerenciar os dados de cada interação com o cliente, possibilitando uma visão valiosa sobre as operações, e permitindo examinar seu desenvolvimento ao longo do tempo. Ao entender os resultados de cada ação que promovemos e, ao analisar diferentes processos e procedimentos da empresa, pode-se identificar com precisão onde se perde receita, e exatamente o que é preciso fazer para corrigir isso.

 

Garantindo a perenidade do seu negócio

Uma plataforma de automação de marketing ajuda a manter seus clientes satisfeitos, gerando receita recorrente, de maior valor, minimizando o vazamento do funil de receitas, e fornecendo elementos para redução de custos.

Eliminando os vazamentos e aumentando a receita com um maior fluxo de clientes, a perenidade do negócio está garantida com o crescimento do negócio de forma segura, pois a empresa possui processos escalonáveis.

Para ser à prova de problemas no futuro, as áreas da empresa precisam estar alinhadas. Geração de leads, retenção de clientes, otimização de valor do cliente; todas essas estratégias precisam trabalhar juntas como um todo coeso. É preciso de um sistema abrangente para manter tudo isso juntos; precisamos de automação de marketing integrado com um CRM e eventualmente mídias sociais.

 

Modernizar o marketing da sua empresa, criando personas, mapas da jornada do comprador, mapas de conteúdo e conteúdo interativo é um desafio complexo. Mas você pode se preparar para enfrentar estes desafios.

A Operação de Marketing pode ajudar a sua equipe com novas ideias, dicas e recursos.  E nossa equipe está esperando para ajudá-lo.

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Automação de marketing = clientes satisfeitos+ lucro.
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