Atualmente, existem mais de 5 mil tecnologias de marketing distribuídas por dezenas de categorias para suportar todos os tipos de casos específicos de uso no marketing. Dentro de todo esse universo, apenas quatro aplicações são absolutamente essenciais para programas digitais. Estas quatro tecnologias permitem às equipes apoiar o ciclo de marketing completo.
As quatro tecnologias para praticar o marketing moderno são:
- Automação de marketing
- CRM
- Gerenciamento de Conteúdo
- Sistema de Gerenciamento de Ativos Digitais
Conteúdo é um recurso fundamental
O conteúdo tornou-se o ingrediente fundamental para as marcas com uma história a contar. O conteúdo precisa ser entregue para a persona certa, no momento certo e pelos canais mais apropriados. A entrega do conteúdo é feita através de diferentes canais e plataformas. Uma organização média de marketing B2B produz 13 tipos de conteúdo, usando seis plataformas sociais diferentes e três métodos de mídia paga. Cada uma dessas variações exige que o conteúdo seja adaptado para um formato e contexto. Portanto, o volume e a variedade de conteúdo que está sendo produzido são maciços, e é realmente difícil de gerenciar.
Gerenciar o conteúdo entre onde ele é criado, arquivado e implantado através de diferentes sistemas não integrados, usando diferentes fluxos/rotas, pode se tornar uma tarefa complicada.
Pelo fato de os recursos criativos desempenharem um papel central em tantos processos de marketing, o gerenciamento dos ativos digitais é uma das capacidades frequentemente incluídas em outras soluções de marketing. Esses recursos de armazenamento de ativos mais simples podem complicar os processos de comercialização porque separam recursos criativos de outros sistemas.
A integração das principais tecnologias de marketing é a chave para acelerar e suavizar os fluxos de trabalho essenciais, e mais importante, garantir que o público tenha experiências consistentes, independentemente do canal que você se conectar com eles.
O núcleo das tecnologias de marketing
O núcleo do seu conjunto de tecnologia de marketing precisa dar suporte no ciclo de marketing completo:
Atrair, engajar, converter, gerenciar e entender. O marketing deve primeiro criar conscientização e atrair interesse. O interesse é então transformado em engajamento e posteriormente em conversão. Após a conversão, os clientes são gerenciados para aumentar o valor e fidelização. Finalmente, todo o processo deve ser medido e compreendido para otimização contínua.
Novas tecnologias surgiram para apoiar cada etapa do processo:
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Plataformas de Automação de Marketing (PAM)
Para gerenciar o alcance e atrair interesse. Permite que o marketing possa facilmente usar múltiplos canais digitais, como e-mail, redes sociais, sites, etc. Isso ajuda a simplificar e até mesmo automatizar funções de marketing como segmentação de clientes e gerenciamento de campanhas. Opções mais conhecidas: Sharpspring, RD Station, Act-On, Marketo, Eloqua, Pardot e HubSpot.
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Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS)
Para supervisionar experiências e conversões na web. Da suporte na criação e modificação de conteúdo digital por múltiplos usuários que trabalham em colaboração. Os aplicativos CMS foram originalmente utilizados para gerenciar o conteúdo do site, mas evoluíram para fornecer um conjunto de recursos muito mais abrangente em canais mais digitais. Muitos CMS agora aproveitam a informação do visitante para moldar experiências mais personalizadas. Opções populares: WordPress, Drupal, Magento, Joomla! e Wix.
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CRM – Customer Relationship Management
Para apoiar a interação com o cliente. ajuda as empresas a manter um registro centralizado de contatos comerciais, sejam eles usuários finais, clientes potenciais, clientes ou parceiros. Um sistema de CRM bem integrado compila dados do espectro de canais de comunicação, incluindo o site da empresa, telefone, e-mail, bate-papo e redes sociais. Através do CRM, as empresas aprendem mais sobre seu público e como atender às suas necessidades. Opções populares: Salesforce, Zoho, Oracle, SugarCRM e Silverpop.
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Sistema de Gerenciamento de Ativos Digitais (GAD)
O componente que geralmente fica faltando em muitas empresas é o Sistema de Gerenciamento de Ativos Digitais ao longo do ciclo do marketing. O conteúdo criativo muitas vezes é desenvolvido e gerenciado a partir de vários locais criando descontinuidades e interrompendo os processos de marketing.
Este sistema permite desenvolver, organizar, distribuir e rastrear conteúdo criativo. Uma biblioteca digital centralizada oferece aos funcionários, clientes, contratados e todos os envolvidos, o acesso controlado a ativos digitais – incluindo imagens, fotos, arquivos criativos, vídeo, áudio, apresentações, documentos e muito mais. Historicamente, um repositório de conteúdo criativo finalizado, muitos sistemas GAD agora incluem recursos de fluxo de trabalho criativo para suportar também o desenvolvimento de novos conteúdos.
Este núcleo de tecnologia, contribuir para melhorar a experiência do cliente nos pontos de contato durante a sua jornada.
“O poder do Gerenciamento de Ativos Digitais é a integração com os canais de distribuição de modo que se possa ter grandes volumes de conteúdo, com efeito uma biblioteca escalável, que possa ser distribuída por e-mail, ou WCM (Web Content Management), ou PIM (Product Information Management), ou CXM (Customer Experience Management), ou até mesmo vídeos para os canais sociais. ”
NICK BARBER, FORRESTER
A capacidade de gerenciar conteúdo a partir de um único local possibilita a entrega de uma estratégia de conteúdo consistente em todos os seus programas e pontos de contato do cliente. Isso significa que você não precisa gerenciar várias versões de conteúdo ou tem diferentes equipes produzindo conteúdo similar para seus próprios propósitos. Opções populares: Webdam, Northplains, Canto, Widen e OpenText.
Conclusão
Estas são as tecnologias essenciais que a área de marketing precisa para gerenciar o ciclo de marketing. No entanto, elas não são as únicas tecnologias que o marketing provavelmente precisará. Outras devem ser incorporadas em camadas para apoiar estratégias-chave. Mas quando bem integradas e gerenciado, essa infraestrutura principal permitirá que sejam adicionados outros recursos sem interromper fluxos de trabalho essenciais. As APIs podem ser particularmente valiosas para integrar os sistemas entre si.
Requisitos a considerar ao avaliar opções de tecnologia.
Cada componente deve:
- Fornecer a melhor funcionalidade para a sua principal finalidade.
- Integre-se facilmente os dados e no nível de conteúdo.
- Adapte-se adequadamente aos requisitos em rápida mudança.
- Suportar a personalização e à micro segmentação.
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