A Inteligência Artificial – IA fornece uma maneira escalonável e altamente eficiente, disponibilizando cada vez mais dados à nossa disposição e tecnologias mais eficazes que nos permitem compreender tudo. Assim podemos começar a oferecer melhores experiências para as necessidades do consumidor moderno.
Uma pesquisa da BrightEdge sobre as mais recentes tendências para o marketing em 2018 apontou as três primeiras, que representam 75% do total de respostas, todas relacionadas a inteligência artificial:
- Personalização para o consumidor.
- Inteligência Artificial.
- Pesquisa de voz.
A IA está intrinsicamente associada aos próximos estágios da transformação digital nas empresas.
Inteligência Artificial e Automação de Marketing
A automação não significa apenas fazer com que os computadores executem as tarefas que preferiríamos não fazer; automação é sobre desempenho. A Inteligência Artificial pode executar essas tarefas com mais êxito e economia do que podemos, descobrindo novos insights no processo que nos permitem criar melhores experiências para nossos clientes. De fato, 27% dos profissionais de marketing entrevistados citaram maior produtividade entre seus funcionários como principal benefício das soluções de inteligência artificial.
A automação de marketing pode ter facilitado a execução de tarefas repetitivas, mas é a IA que está trazendo vida nova ao software de automação de marketing ao incluir mecanismos de análise preditiva e personalização. A IA tornou a automação de marketing mais humana.
No entanto, os profissionais de marketing ainda acham difícil usar todo o potencial da IA quando se trata de automatizar suas estratégias e fluxos de marketing. Provavelmente a causa seja a falta de conhecimento ou apenas a ignorância.
A IA inexoravelmente vai criar raízes em muitas equipes de marketing, e isso é apenas o começo.
Para executar estratégias de maneira eficaz, veja como usar a IA para sua automação de marketing.
Uma IA de qualidade pode ajudar os profissionais de marketing a aproveitar melhor seus esforços de automação. Tudo se resume a como eles são usados.
Com a automação de marketing ligada à IA, as marcas podem prever grandes mudanças no mercado de negócios ou prever o resultado de uma campanha implementada.
Os pontos abaixo ajudarão os profissionais de marketing a entender as várias áreas em que a IA pode ser aplicada de maneira eficaz.
- Use o Natural Language Generation para escalar seu conteúdo.
- A IA permite que você entenda quem são seus clientes.
- Melhore a satisfação do cliente em torno da experiência, não do canal.
- A IA fornece análises que ajudam a obter mais do seu conteúdo visual.
- Você pode criar automaticamente uma lista de prospects e definir quais são os mais promissores.
Encontrar leads de melhor qualidade
A geração de leads é baseada no perfil geral de clientes; demografia, cargos e indústrias específicas. Mas se você conhece as oportunidades da IA, pode direcionar seus esforços de automação de marketing para os melhores clientes em potencial.
Ao se comparar a base de clientes atual com possíveis clientes, a AI cria automaticamente uma lista de possíveis clientes e ajuda a definir quais possuem o melhor potencial.
A Inteligência Artificial envia para demandas geradas automaticamente que estão disponíveis para os profissionais de outbound marketing. Além disso, esses leads podem ser automaticamente inseridos no pipeline de vendas, com as equipes visualizando um perfil detalhado de cada prospect.
Além da geração de leads, a IA também ajuda na nutrição de leads. É só seguir as práticas recomendadas para aumentar suas chances de converter leads em clientes pagantes.
Algumas das melhores práticas para nutrir leads usando AI:
- Entender a lista segmentada. Mesmo que você tenha um perfil detalhado dos seus leads, certifique-se de estudá-la bem. A IA pesquisa bancos de dados em fontes diferentes em menos de 30 segundos, o que significa obter uma lista de contatos rica instantaneamente. Agende e-mails para todos os clientes em potencial e analise automaticamente o ROI da sua campanha de e-mail.
Segmentar listas, configurar e monitorar testes A / B e programar envios de e-mail em diferentes momentos do dia para comparar as taxas de abertura ao longo do tempo (um processo que pode levar semanas ou meses).
Identificar prospects com a intenção de comprar. A equipe de vendas pode automatizar os e-mails para os leads, aumentando as chances de conversão.
Garante que, uma vez que um usuário mostre interesse, o e-mail será enviado entre cinco minutos e vinte e quatro horas.
- Descobrir o que você quer. A IA fornece os dados, mas o que você quer dele é com você.
- Selecionar leads que estejam maduros para conversar com vendas. Uma das principais razões pelas quais quase 5 a 10% dos leads não conseguem converter é porque eles não estão interessados em fazer uma compra. Os leads mais interessados em se conectar com o vendedor devem ser repassados à equipe de vendas, pois eles têm uma chance maior de conversão.
- Prioriza os leads com maior probabilidade de conversão com base no histórico e nos negócios anteriores.
- Prever o engajamento do consumidor com seu e-mail ou website, descubrir insights sobre por que os consumidores clicam ou compram e impulsionem o marketing mais inteligente usando o comportamento previsto para segmentar, acionar jornadas, personalizar mensagens e muito mais
- Automatiza a geração de leads e qualifica ao mesmo tempo. Com base em onde eles estão no funil de vendas, o conteúdo de e-mail relevante é criado.
- Identifica o sentimento do cliente, o envolvimento do concorrente e o engajamento geral do cliente em potencial.
- Fornecer insights em tempo real sobre dados comportamentais ricos.
Alguns fornecedores: Growbots, Conversica, Creative Guerilla, Fuse Machines, Infusionsoft,
Automação de Marketing: SalesForceEinstein, Oracle
Personalização e escalonamento do conteúdo
Como você constrói uma estratégia de conteúdo que fala para um público global? Como você cria um tom e uma voz que corta todas as barreiras linguísticas e culturais, ainda dá a mesma mensagem e é entendido da mesma maneira?
A automação de marketing fornece a geração de conteúdo básico, mas, para aumentar o nível, use o Natural Language Generation (NLG), uma IA altamente eficiente.
É uma tecnologia que:
- Interpreta os dados automaticamente e começa a escrever o conteúdo.
- Ele pode derivar análises em vários idiomas e produzir conteúdo em diferentes idiomas nativos na mesma página.
- Converte insights de compliance em relatórios baseados em dados. As empresas financeiras são capazes de automatizar os processos de negócios e, ao mesmo tempo, gerar documentos em tempo real.
- Converte texto escrito em linguagem audível em vários idiomas. Pode até personalizar e controlar pontuações para evitar qualquer interrupção na comunicação.
- Sugere automaticamente especialistas em comunidades, grupos e conteúdo relevantes com base em interesses, necessidades e comportamento de suas atividades sociais.
- Aumenta as taxas de abertura, as conversões e o valor da vida útil do cliente, identificando automaticamente o mix de tempo de envio, canal e sistema de mensagens com melhor desempenho para clientes individuais.
Algumas tecnologias que oferecem isso: Quill , Yseop, Arria NLG Platform, IBM Watson Text to Speech, Amazon Polly, Hunch, Slackbot
Automação de Marketing: SalesForceEinstein, Oracle
Melhorar e experiência do comprador e acelera o ciclo de venda
A IA segmenta os clientes com base em sua atividade, hábitos de compra, características comportamentais e várias outras métricas. Cada segmento é rotulado com base nas personalidades que exibem, chamadas personas do comprador.
Estas personas contribuem para alinhar a satisfação do cliente com os objetivos de negócios. Ao estudar as personas do comprador, algumas das principais questões que atrapalham o ciclo de compra podem ser resolvidas:
- Fornece uma percepção real sobre em quem focar. Nem todo mundo é seu cliente. Descubra quem é e concentre seus esforços de automação de marketing neles. Converte as atividades do usuário no site em dados concretos. Com base em insights acionáveis, cria campanhas que acionam os usuários para fazer uma compra.
- Personaliza a oferta que irá ressoar bem com o segmento alvo. A criação do perfil dos clientes ajuda a entender o que eles querem e o que eles não querem.
- Você sabe em quais plataformas e lugares exatos eles são encontrados. Possibilita realizar estratégias de automação de marketing de massa em locais específicos que ajudam você a obter o tipo certo de atenção.
- Orientar a Jornada do Comprador. A maioria dos profissionais de marketing digital vê os chatbots como uma forma de fornecer atendimento personalizado em escala – o que é tangencialmente relacionado ao marketing, mas não diretamente à função de marketing. No entanto, os chatbots também podem ajudar a guiar os usuários por meio de uma jornada do cliente até uma venda.
- Analisa bilhões de pontos de contato nas jornadas do consumidor e descubre os caminhos ideais para a conversão, incluindo insights sobre quais canais, mensagens e eventos apresentam melhor desempenho.
- Aumenta os valores médios de pedidos, converte mais visitantes anônimos na Web e recomenda o próximo melhor produto, conteúdo ou oferta mais rapidamente para cada cliente em qualquer canal.
A IA pode minerar dados não apenas para resolver as preocupações iniciadas pelo cliente mais rapidamente em um nível individual, mas também para antecipar problemas antes que um cliente registre uma solicitação de serviço.
Um algoritmo analisa o comportamento de clientes individuais, prevê compras futuras. Em seguida, ele envia recomendações personalizadas de produtos de acordo com o que o algoritmo considera mais provável de ser comprado. Essa ferramenta fornece informações sobre o histórico de compras do cliente, a jornada do comprador e analisa a maneira como os produtos se relacionam em categorias, permitindo que ofertas altamente atraentes sejam entregues a clientes individuais. selecione os produtos apropriados para cada cliente e recomende a melhor forma possível de comunicação com eles, com base na jornada do cliente.
Alguns fornecedores: Kissmetrics, Yandex, Popcorn Metrics, Piwik.
Chatboots: RevealBot, Advertise.ai, SashaBot, Statsbot,
Automação de Marketing: SalesForceEinstein, Salesmanago,
Ir além da experiência do omnichannel
A automação de marketing com inteligência artificial permite aprimorar a satisfação do cliente em relação à experiência, não ao canal.
A apreciação de um cliente é baseada em quão responsivo a empresa está com suas necessidades, e o canal não importa.
Permite:
- Mensurar a experiência do cliente em cada canal a partir de um único local. Unifica toda a experiência de todos os canais em um local central. Os profissionais de marketing podem acompanhar o comportamento do cliente, independentemente do canal. Isso permite que eles obtenham mais detalhes sobre a jornada do cliente, diretamente de um único local.
- Permite criar de uma experiência de conversação para clientes através de múltiplos canais.
- Usar o aprendizado de máquina para interagir com os clientes por meio de vários canais – dispositivos de mensagens, voz e IoT.
- Permite supervisionar a experiência do cliente em todos os canais em tempo real. Você pode automatizar campanhas de marketing por meio de e-mail, notificações push para celular, no site e no aplicativo. Ele também permite que você crie comportamentos, sentimentos e preferências baseados em gráficos exclusivos do usuário e analise uma visão unificada de cada cliente.
- Para varejistas omnichannel (offline e online) integra num único sistema as informações do cliente e ajuda no gerenciamento de estoque e pedidos, garantindo que a satisfação do cliente seja mantida.
Alguns fornecedores: Pega Customer Decision Hub, Cognigy, Active.ai, Boomtrain, Brightpearl
Melhorar o atendimento via Chatboots
Gerenciar e enriquecer a estética visual
A automação de marketing convencional é usada para enviar imagens visuais por meio de e-mail em massa, mídia social, e assim por diante. Mas eles nunca dizem o quão bem seus recursos visuais estão sendo executados. É aí que a IA entra. Ela fornece análises que ajudam a extrair mais do seu conteúdo visual.
Por exemplo:
- Curadoria de fotos costumava ser uma tarefa tediosa, mas com uma IA avançada, você pode passar por milhões de imagens em segundos. Isso ajuda você a escolher as imagens que melhor atendem ao estilo visual de sua marca, sem grande esforço.
- Ajuda os profissionais de marketing de varejo a obter informações úteis a partir de fotos de prateleira. Ele automatiza documentos com base nas imagens em diferentes formatos. Esses relatórios são usados para planejar layouts de varejo, planejamento de espaço e sequenciamento de prateleiras, essencialmente melhorando a estética visual geral da loja.
- Ajuda a automatizar as recomendações baseadas em imagens em tempo real. Gerencia e protege a comunidade on-line identificando e sinalizando conteúdo impróprio.
- Ajuda a aumentar a largura de banda de uma marca no âmbito da mídia social. Também ajuda a automatizar os esforços de marketing do influenciador. No minuto em que um influenciador publica uma imagem ou um vídeo mencionando sua marca, ele marca essa postagem automaticamente.
- Fornece uma análise detalhada de objetos e cenas, juntamente com o reconhecimento facial. Você pode criar um outdoor de marketing que coleta dados demográficos.
- Ajuda na compreensão do conteúdo de uma imagem, para que os profissionais de marketing possam criar cenários para mapear a análise de sentimento de uma imagem. Uma vez que tenha informações sobre a imagem, o AI automatiza as meta tags de imagem.
Fornecedores: Planorama, Clarifai, IBM Watson Visual Recognition, Amazon Rekognition , Google Cloud Vision API
Atualização de contatos e dos principais desenvolvimentos de negócios pertinentes às suas contas
- Últimas notícias, atividades de fusões e aquisições de seus clientes e atualizações de expansão da empresa.
- Atualização dos registros, sem qualquer entrada de dados tediosa
- Identifica novos contatos e quaisquer relações de função de contato e mostre sugestões para adicionar automaticamente novos registros ao seu CRM.
Fornecedores: SalesForceEinstein