Embora as empresas de marketing B2C tenham sido rápidas em perceber que a transparência é a chave para maior apelo ao consumidor moderno, essa percepção ainda não obteve tanta tração no setor do marketing B2B.
Historicamente, o marketing B2B têm intencionalmente mantido a opacidade em torno de certos postos-chave que afetam o processo de tomada de decisão do cliente. O preço é um dos mais importantes – até hoje, a maioria das organizações B2B impossibilita que os prospects obtenham informações sobre preços sem falar com um vendedor.
As empresas com marketing B2B precisam se tornar mais amigáveis para fazer negócio, pois cada cliente com quem trabalham também é um consumidor B2C. Suas expectativas são moldadas quando lidam com sites como a Amazon, não com seus concorrentes. Não basta ser melhor do que seus concorrentes desajeitados. Em vez disso, entenda que você está sendo julgado todos os dias por pessoas acostumadas ao melhor.
Website
Seu site precisa ser informativo e as descrições dos produtos devem ser bem pensadas. Garanta que o website seja responsivo para dispositivos móveis para permitir que os clientes usem qualquer dispositivo que deseje comprar.
A disponibilização de preços é importante
Hoje, o cliente B2B médio percorre quase 60% durante da jornada de compra antes de falar com um vendedor. Em outras palavras, se eles não obtiverem as informações necessárias sobre o que está sendo vendido em algum lugar dentro desses 60% da jornada, eles estarão muito mais propensos a abandonar a busca.
A menos que seu produto seja realmente tão personalizável que seja complicado oferecer informações sobre preço, implementação, suporte, etc., você deve considerar seriamente adotar a transparência
Essas informações podem ser disponíveis, como um download ou em troca de um endereço de e-mail. Se você ainda quiser algum engajamento antes de liberar essa informação, você pode disponibilizar um chatbot capaz de responder a essas perguntas.
A experiência do cliente é importante.
Enquanto a maioria dos profissionais de marketing B2C parecem saber que o marketing digital é uma experiência, muitas empresas B2B estão satisfeitas com os sistemas de brochuras digitais e eCommerce pouco funcionais.
Um mecanismo de pesquisa no site é importante.
Talvez este seja um ponto básico, mas é um que é ignorado o tempo todo. Normalmente, a equipe de TI, em vez dos profissionais de marketing, cria o mecanismo de pesquisa e o mecanismo de pesquisa é ativado. É isso aí. Coloque uma palavra e ele cuspe resultados, sem o mínimo esforço para que os usuários encontrem o que estão procurando.
Atendimento ao cliente é importante.
Algumas empresas B2B nem sequer fornecem um número de telefone em seu site porque "isso faria com que os clientes ligassem. Se, em vez disso, você entender que os clientes felizes compram de novo, talvez seja melhor facilitar o serviço ao cliente e o suporte, em vez de penalizá-los.
Considere a integração de uma função de chat ao vivo para aprimorar o aspecto de atendimento ao cliente e estar pronto para responder a um conjunto de perguntas individuais e diversificadas.
Utilize conexões emocionais
Compradores B2B que possuem uma conexão emocional com um produto ou serviço B2B acabarão comprando esse produto ou serviço, se esses apelos emocionais são apoiados por fatos, estatísticas e detalhes de recursos e benefícios que os compradores B2B sempre precisaram.
Uma maneira relativamente fácil de iniciar é começar a ser mais aberto sobre a cultura da empresa e sobre as pessoas que compõem sua organização. Isso pode ser feito adicionando uma seção "cultura" ao seu site, publicando postagens em blog sobre os esforços sociais ou beneficentes da sua empresa ou postando entrevistas em vídeo com os principais membros da equipe. Não há nada de errado em começar pequeno.
Invista mais em Mídias Sociais
Se você não tem uma forte presença na mídia social, está perdendo uma maneira eficaz de se conectar com as empresas que está tentando atrair. Use as mídias sociais para fortalecer a visão, as mensagens, a imagem e os produtos on-line da sua empresa.
Ter uma página no Facebook para sua empresa permite ter um endereço adicional e uma melhor classificação do site da empresa nos mecanismos de busca.
CONTEÚDO QUE PODE LHE INTERESSAR: