Este post é uma continuação do post Marketing Moderno: como praticar, cujo conteúdo foi adaptado de um artigo da McKinsey intitulado, Modern marketing: What it is, what it isn’t, and how to do it., que considero muito pertinente para empresas que estão querendo praticar o Marketing Moderno.
Pensando como um profissional de marketing moderno
Existem três mudanças de mentalidade que são necessárias para permitir a mudança do marketing tradicional para a prática do marketing moderno.
-
Mentalidade unificadora
Para gerar crescimento, os líderes de marketing devem trabalhar em colaboração com diversas áreas da empresa, desde vendas e inovação de produtos até finanças, tecnologia e RH.
Os CMOs unificadores adotam a linguagem e a mentalidade de outros executivos da alta administração, articulam como o marketing pode ajudar a atender às suas necessidades e garantem que eles entendam o papel claramente definido do marketing. Além disso, esta criação de relações produtivas e colaborativas não termina na alta administração. Os líderes de marketing devem servir de modelo – e estabelecer expectativas – de como cada membro da equipe de marketing deve colaborar sem problemas com os colegas de outras funções.
-
Mentalidade centrada no cliente
Colocar os clientes em primeiro lugar não é uma ideia nova. O que é diferente hoje em dia é que os profissionais de marketing têm provas inequívocas de que a satisfação das necessidades dos clientes cria valor e proporciona vantagem competitiva. Eles também devem estar cientes dos desafios de complexidade e escala que devem enfrentar para alcançar a centralidade no cliente. Isso envolve compromissos com vários elementos: uma abordagem pensada em design para resolver pontos de dor do cliente e necessidades não atendidas; uma plataforma de dados centralizada com uma visão unificada dos clientes, colhida de todos os pontos de contato possíveis; a geração contínua de insights a partir da análise da jornada do comprador; a mensuração de tudo o que os consumidores veem e se engajam; e a contratação e desenvolvimento de pessoas talentosas que saibam como traduzir insights sobre os clientes em experiências que repercutem nos clientes.
O primeiro passo é perceber que a segmentação de clientes vai mais fundo do que você pensa. Os melhores profissionais estão desenvolvendo capacidades para um engajamento eficiente em vários micros segmentos. Ao fazer isso, as organizações de marketing podem compreender melhor as motivações e comportamentos dos seus clientes mais valiosos. Eles também podem organizar seus esforços em torno da aquisição de mais deles e criar maior lealdade.
-
Mentalidade do retorno sobre o investimento (ROI)
Os canais digitais e melhorias na análise e ciência de dados tornam agora possível e necessário que os profissionais de marketing sejam responsáveis pela entrega de valor através de todos os canais. Para operar com uma mentalidade ROI, todos precisam operar como se o dinheiro que estão gastando fosse seu próprio dinheiro. Isto significa monitorizar de perto os investimentos, estabelecer padrões para identificar aqueles que não geram valor e criar uma cultura de responsabilização na qual os investimentos de baixo desempenho são eliminados. Tal rigor financeiro não só ajudará o marketing a cumprir seu mandato como um motor de crescimento; também construirá credibilidade junto ao CFO, desbloqueará investimentos adicionais e demonstrará o valor do marketing para toda a empresa.
Este post tem continuação no post: Meios viabilizadores: como operam no Marketing Moderno
CONTEÚDO QUE PODE LHE INTERESSAR: