Praticar o marketing moderno é ser capaz de aproveitar todas as capacidades do negócio para fornecer a melhor experiência para o cliente e, assim, gerar mais crescimento.

O conteúdo desse post foi adaptado de um atigo da McKinsey intitulado, Modern marketing: What it is, what it isn’t, and how to do it., que considero muito pertinente para empresas que estão querendo praticar o Marketing Moderno.

Os departamentos de marketing precisam ser renovados para ter maior velocidade, colaboração e foco no cliente. Trata-se menos de mudar o que o marketing já faz e mais em transformar a forma como o trabalho é feito. Segundo a consultoria McKinsey, estima-se que fazer esta mudança pode desbloquear 5 a 15% de crescimento adicional e cortar de 10 a 30% dos custos de marketing.

Como fazer

A maioria dos líderes seniores entende que o marketing tem que se modernizar, mas eles não sabem o que isso significa especificamente. Muitas vezes, eles concentram-se num punhado de iniciativas ou capacidades e depois ficam frustrados quando o valor prometido não aparece.

Por esta razão, é crucial ter uma visão clara do que constitui um modelo para o marketing moderno, de forma organizada num modelo coeso que dê aos líderes uma melhor noção de como rastrear todos os elementos e como eles devem trabalhar juntos.

 

Desenvolver planos e programas para modernizar cada uma das capacidades e os meios viabilizadores.

 

CAPACIDADES

Estratégia e Insights

DE- Insights limitados e indicadores vagos.

PARA- Visão da marca e estratégia informados por insights em tempo real, que são integrados na operação e linhas de frente.

Criação & Conteúdo

DE – Campanhas intuitivas periódicas.

PARA Conteúdo gerado constantemente por dados e relatórios de análise, curado dinamicamente e incrementado por Inteligência Artificial.

Mídia & ativação de Canais

DE Planos de ativação de canais gerenciados em silos e otimizados esporadicamente.

PARA Atividades de rápida interação, utilizando os atributos únicos de cada canal, ligados a uma visão de 360 graus da jornada do comprador.

Experiência do Cliente & Personalização

DE – Diversas ofertas genéricas para segmentos genéricos.

PARA Experiência do cliente voltada para dados e personalizada, alavancando dados do cliente unificados ao longo de cada interação/ponto de contato, permitindo uma comunicação mais propositiva.

Mensuração & ROI do Marketing

DE – Habilidade limitada para medir o impacto do Marketing.

PARA – Visão holística com habilidade de mensurar a nível do consumidor, a maioria dos componentes do investimento de marketing.

Produto & Preço

DE – Marketing desconectado do Produto.

PARA – Marketing alinhado com Produto para ativar consumidores, construindo uma experiência coesa, utilizando precificação analítica.

MEIOS VIABILIZADORES

Organograma & Cultura

DE – Centrado no negócio e no produto.

PARA – Estrutura organizacional centrada no cliente e papel do marketing expandido para gerar crescimento; adoção de operações avançadas de execução.

Formas de trabalho ágeis

DE – Plano anual com múltiplos handoffs.

PARA – Equipes cross-funcionais altamente empoderadas e ágeis, focadas em testes rápidos e na aprendizagem.

Gerenciamento de Agência & Talentos

DE – Confiança excessiva em agência e no desenvolvimento orgânico de talentos.

PARA – Estratégia para atrair, reter, treinar e desenvolver habilidades, além de administrar um ecossistema de agência interconectado com ao melhor conhecimento especializado disponível.

Dados & Tecnologia

DE – Dados esparsos em silos e uma administração separada da tecnologia e do Marketing.

PARA – Visão 360 graus dos dados do cliente, tendo como centro uma jornada do comprador sem lacunas, na qual um conjunto integrado de tecnologia de marketing, conecte e sinalize dados.

A modernização das capacidades de marketing requer um upgrade desses quatro principais capacitadores operacionais. Mas uma transformação bem sucedida não terá sucesso sem três mudanças de mentalidade que forneçam uma base para a mudança.

Saiba mais sobre essas mudanças no post: As bases para se praticar o Marketing Moderno.

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