A pandemia da COVID-19 tem afetado na forma como os clientes interagem com suas marcas favoritas. As empresas estão lutando para fazer uma transição rápida e adequada para suportar mudanças nos modelos de negócios e no marketing e na comunicação com os clientes.

Em função do isolamento social e da situação financeira, boa parte dos brasileiros não está disposta a frequentar locais públicos e aglomerações neste ano. E isso deve gerar mudança de comportamento a longo prazo. Mesmo quando as medidas de isolamento social puderem ser encerradas, nós não vamos voltar ao normal.

“A COVID-19 é uma chamada de atenção para organizações que têm colocado muito foco nas necessidades operacionais diárias às custas de investir em negócios digitais e resiliência de longo prazo. Negócios que podem mudar a capacidade tecnológica e investimentos para plataformas digitais irão mitigar o impacto do surto e manter suas empresas funcionando bem agora, e no longo prazo.” (Sandy Shen- Sr. Director Analyst at Gartner)

O futuro chegará mais cedo graças ao coronavírus.

Eventos presenciais que se perdem como um canal para gerar demanda.

– O investimento em eventos virtuais e conteúdo online aumenta.

– Praticamente toda a força de trabalho da área de marketing trabalha remotamente e isso gera novos desafios em relação a dinâmica de trabalho.

– Os profissionais de marketing estão se ajustando às mudanças de prioridades, planos e orçamentos. (mídias tradicionais perdem verbas)

– Orçamentos de marketing se tornaram vulneráveis

 – Houve quedas enormes no tráfego orgânico na maioria dos mercados

– As taxa de conversão, tiveram quedas na maioria dos mercados.

– Embora tenha havido uma queda grande no número de pessoas pesquisando produtos/serviços, não houve uma queda drástica em CPC, apesar de ter havido um aumento grande no custo por aquisição.

Aumento das vendas de produtos na categoria essenciais em detrimento de outras categorias.

– Os prospects estão se preparando para se ajustar à sua própria realidade

– Vendedores ficam relegados aos telefones, chats e ferramentas de videoconferências.

– Empresas que empregam mais tecnologia enfrentam desafios menores.

– Aumenta a pressão no marketing para direcionar a jornada do comprador

Com o distanciamento social as pessoas estão procurando novas formas de comunicação e se comunicando mais intensamente. As expectativas da audiência estão mudando. É preciso repensar o Marketing.  As empresas investirão cada vez mais em tecnologias para engajar os consumidores.

É necessário rever a estratégia, capacitação de pessoas e processos. Implica em quebrar os silos.

O Marketing deve focar mais no engajamento e menos na promoção.

– Páginas interativas

– Webinars ao vivo

– Webinars Sob Demanda

– Curadoria de Hubs de Conteúdo para cada tipo de audiência (modelo Netflix)

– Landing Pages interativas e personalizadas para cada tipo de audiência.

– Ambientes Virtuais com tecnologia de imersão.

O que o público pós-Covid espera

– Aprender

– Soluções

– Autenticidade

– Participar

– Entretenimento

– Experiências Humanas personalizadas.

Este é o momento para o marketing se intensificar e liderar.

Agora, mais do que nunca, deve-se cumprir com a promessa da marca de sua empresa. Este é o momento para o marketing se intensificar e liderar.

Dados -Todas as tecnologias de marketing – como ABM, análise preditiva, CDP ou automação de marketing – são apenas tão boas quanto os dados de base que as alimentam e da capacitação da mão de obra que vai operar. Se a empresa não tiver dados certos e corretos:

  • a capacidade de se comunicar de maneira sensata será limitada (entrega, segmentação de mensagens)
  • A análise dos dados analíticos para obtenção de insights fica prejudicada.

A experiência do cliente é vital – os pontos de contato com os clientes podem ser em maior ou menor número ou diferentes. Trazer eventos físicos para o mundo digital. A experiência precisa guiar a jornada do comprador que hoje possui mais pontos de contato. Os profissionais de marketing B2B devem criar de 11-17 interações para viabilizar uma compra (Fonte: SiriusDecisions). Cada experiência leva à experiência seguinte. Possibilite que o público salte de uma experiência para experiência seguinte. Experiências multi-toque aceleram a Jornada do comprador.

Dinâmica fluida – Entender o contexto do momento. Uma mensagem que pode funcionar na segunda-feira pode não ser apropriada na terça-feira.

Sua comunicação – deve entregar valor para seus clientes.

Processos ágeis são vitais

  • Capacidade de gerenciar mudanças de prioridades.
  • Alinhamento de negócios
  • Velocidade de entrega / tempo de resposta ao mercado
  • Moral da equipe e aumento da produtividade da equipe
  • Produzir maior qualidade de trabalho (equipes focadas em resultados vs. resultados individuais)

Chegou a hora do marketing liderar.

Em geral, os profissionais de marketing terão que fazer o que sempre fizeram de melhor – adaptar-se. Estar no topo das últimas tendências, observar os dados para obter insights e entender novos comportamentos de consumo será fundamental para promover o sucesso das estratégias de marketing.

Se você precisa de novas ferramentas e uma nova plataforma, de cima para baixo, agora é um bom momento como qualquer outro para iniciar o projeto.

Entre em contato sem compromisso para saber como evoluir na maturidade do marketing de sua empresa.

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Efeitos da Covid-19 no Marketing
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