Atualmente com a aplicação da tecnologia, o Marketing tem a capacidade de mensurar uma ampla gama de métricas de desempenho. O desafio é menos sobre quantidade e mais sobre a qualidade de suas mensurações, métricas e KPIs. Escolher as métricas certas e agir sobre as implicações dessas mensurações é um requisito essencial para conseguir operar o Marketing como um centro de excelência.
Informar sobre o desempenho do Marketing é essencial para tomar boas decisões de negócios, mitigar riscos, melhorar o desempenho e poder provar o valor do Marketing – mas ele só é eficaz se você escolher as métricas certas. Uma maneira de garantir que você mantenha seu foco nas medidas certas é ter um Guia de Métricas.
O que torna um guia de métricas de desempenho eficaz
Um bom guia de métricas de desempenho de Marketing deve dizer à sua equipe não só o que fazer, mas como fazer para que isso aconteça. Ele deve fornecer uma abordagem estratégica para construir seus processos de mensuração, selecionando suas métricas, relatando essas métricas de uma forma que proporcione valor real ao negócio e executando as atividades certas para continuar a melhorar ao longo do tempo.
O Guia de Métricas de Marketing deve definir a sua seleção de métricas de marketing, bem como o seu processo e metodologia de mensuração. Para criar uma boa cartilha de métricas, a equipe de Marketing precisa fazer o seguinte:
- Estabelecer objetivos e métricas de Marketing alinhados com os objetivos do negócio e com as metas de Vendas e resultados concretos.
- Traduzir metas de receita em resultados centrados no cliente.
- Criar as relações e a cadeia de métricas entre as atividades de marketing e os resultados.
- Criar e documentar o processo de medição.
- Definir os conjuntos de dados e fontes para suportar o processo de medição e cada métrica da cadeia.
- Preparar a equipe para o sucesso.
Inclua uma seção para cada uma delas no seu guia, junto com as peças. Ao invés de tentar antecipar cada jogada (como você faria em um esporte, digamos futebol), você quer ter um controle sobre os aspectos básicos do jogo, críticos para o sucesso (ataque, defesa e escalação da equipe) e as jogadas básicas que ocorrem em cada jogo (corrida interna, corrida externa, passe para frente, passe de cobertura, marcação de jogador, cobertura de zona, blitz, gol de campo).
Prepare
Avalie o estado atual de mensuração do marketing e determine as condições que você precisa abordar. Será essencial entender seus dados atuais, análises, medições e relatórios e processos.
Construa seu Guia de Métricas para lidar com lacunas em habilidades, recursos/ferramentas e processos. Esclareça, quantifique e comunique o valor das melhorias.
Estas peças devem melhorar o desempenho, relevância, influência e credibilidade do Marketing.
Implante
Planeje como você vai implantar e executar suas jogadas. No esporte, os treinadores praticam jogadas repetidas vezes para facilitar a proficiência. Tenha um plano de como você e sua equipe serão capazes de usar dados, análises, métricas e relatórios de forma consistente e proficiente para melhorar e provar o valor do marketing.
Avalie e otimize
Compare o progresso obtido com a avaliação inicial. Avalie como as novas ações estão afetando positivamente o desempenho, relevância, influência e credibilidade do Marketing e determine quais ajustes ou novas ações são necessários para otimizar cada uma dessas áreas.
Um guia de métricas de desempenho de Marketing cuidadosamente pensado pode ajudar o Marketing a ganhar credibilidade, orientando as ações em direção ao caminho mais econômico para o sucesso.
Como está a credibilidade do Marketing na sua empresa?
Se você precisa de ajuda para identificar quais ações devem ser incluídas em seu Guia, envie-nos um e-mail para agendar uma conversa sem compromisso.
CONTEÚDO QUE PODE LHE INTERESSAR:
- AVALIAÇÃO DO GRAU DE MATURIDADE DO PROCESSO DE GERAÇÃO DE DEMANDA
- AVALIAÇÃO E RECOMENDAÇÕES PARA ALINHAMENTO ENTRE MARKETING E VENDAS