A segmentação dinâmica permite criar e atualizar grupos-alvo precisos em tempo real, que satisfazem um amplo conjunto de critérios em um determinado momento através da combinação de dados de CRM com pontos de contato transacionais e comportamentais.

Em vez dos públicos estáticos, baseados em listas do ano anterior, a segmentação aproveita dados em tempo real para criar grupos de indivíduos em constante mudança que entram e saem do segmento alvo à medida que atendem (ou não atendem) os critérios definidos.

A segmentação dinâmica é poderosa porque capacita os profissionais de marketing a criar e segmentar o público alvo com base em ações recentes e preferências declaradas, ao invés de enviar a mesma mensagem a toda a sua base de usuários que pode alienar seus clientes.

O que se faz com a segmentação dinâmica

  • Utilizar dados de alcance sobre transações e visitas em sua loja para criar segmentos de clientes extremamente precisos e utilizá-los em suas campanhas.
  • Combinar livremente diferentes critérios para atingir grupos específicos de usuários sem precisar de sistemas de BI externos ou suporte de TI.
  • Criar um conjunto de segmentos dinâmicos que representem os públicos de contato que você precisa em suas campanhas de marketing e que serão atualizados automaticamente antes de cada uso.
  • Verificar imediatamente a quantidade de clientes que atendem aos critérios selecionados.
  • Analisar como os tamanhos dos segmentos dinâmicos mudam no tempo.

Como funciona a segmentação dinâmica.

A segmentação dinâmica permite a conexão de elementos que definem:

  • fontes de tráfego (UTM, referência, busca, anúncio, e-mail, direto),
  • dados da transação (produtos, quantidades, datas),
  • fontes de transação,
  • estatísticas de transações (montante gasto, número de transações ao longo do tempo).
  • Dados de CRM, incluindo:
    • segmentação de contatos (tags)
    • informações de contato (detalhes de contato)
  • Você pode usar qualquer número de critérios e combiná-los usando e/ou conectores.

Após salvar os critérios, o sistema analisa os dados coletados na conta e calcula o número de contatos que atendem aos critérios especificados, retornando o resultado imediatamente.

O cálculo do número de contatos em um segmento dinâmico pode ser realizado ad hoc ou automaticamente, no momento do envio da campanha ou do lançamento da regra de automação direcionada para o segmento de usuário selecionado.

Algumas ferramentas permitem combinar tags e detalhes de cartões de contato com outros critérios, permitindo uma segmentação dinâmica para dar ainda mais liberdade na criação de grupos-alvo. Lembre-se, tags e detalhes de contato em Segmentos Dinâmicos são contados usando a tecnologia BigQuery. Os dados sobre os detalhes de contato são transmitidos uma vez por dia. Se você definir e recontar um segmento, somente os dados do dia anterior serão levados em conta. As mudanças feitas no dia seguinte não serão consideradas.

Ao incorporar os dados certos do cliente, segmentos dinâmicos crescem e encolhem à medida que seus clientes entram e saem dos segmentos – desencadeando automaticamente as campanhas certas na hora certa. Ao invés de ter que criar um novo segmento toda vez que você deseja enviar um e-mail, segmentos dinâmicos fazem o trabalho por você e se atualizam constantemente com os mais novos dados do cliente.

Como aplicar a segmentação dinâmica

Uma vez criados segmentos dinâmicos de seus prospects e compradores, as possibilidades de campanhas de marketing são realmente infinitas. Você pode realizar uma série de campanhas destinadas a esses segmentos específicos, tentando impulsionar novas compras e melhorar a fidelidade dos clientes.

  • Up-selling

Campanha com notícias de produtos de um fabricante específico – o segmento dinâmico inclui todos os contatos que compraram produtos de fabricantes específicos por mais de R$ x.xxx,xx nos últimos 6 meses. A campanha por e-mail informa sobre novos produtos deste fabricante.

  • Programa de fidelidade

O sistema envia mensagens automáticas para pessoas que atingem patamares de gastos subsequentes – segmentos dinâmicos incluem contatos que, independentemente do número de transações, gastaram determinados valores (abaixo de R$ 100, R$ 100, R$ 500, R$ 1.000).

  • Redução dos custos de conversão

Migre compradores de fontes de tráfego pago e torne-se um profissional de marketing melhor explorando recursos que você já possui – o segmento dinâmico contém contatos que fizeram pedidos apenas de fontes pagas e não compraram nada depois da visita direta ou de e-mails. Os contatos deste segmento receberão um código especial de desconto no conteúdo das newsletters para a próxima compra.

  • Cross-selling

Recomendações de produtos complementares – o segmento dinâmico inclui pessoas que compraram um produto específico no último mês.

  • Campanhas de margem alta

Promova produtos com margem mais alta para seus clientes com o LTV e AOV mais altos.

Muitos profissionais de marketing B2C usam alguns dos mesmos segmentos dinâmicos para começar. Aqui estão alguns exemplos de segmentos que você poderia usar para melhorar seu marketing, inclusive:

  • Clientes que abriram um e-mail na semana passada
  • Visitantes do site que visualizaram páginas específicas de detalhes de produtos em seu site.
  • Compradores que não se engajaram em nenhum canal há 30 dias.
  • Novos clientes que ainda não fizeram uma segunda compra.
  • Campanhas de reposição de produtos/serviços.
  • Campanhas para as pessoas que navegam em produtos específicos sem comprar, envie automaticamente um e-mail sobre esse produto.

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Como utilizar a segmentação dinâmica na automação de marketing
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