melhores práticas de marketing

 

Construa o Marketing em torno de quatro melhores práticas de marketing empregadas pelas melhores organizações através de alinhamento, prestação de contas, decisões orientadas por dados e excelência operacional.

  • Alinhamento

Quando o Marketing opera alinhado com os negócios, pode alcançar resultados comerciais reais e apoio organizacional inabalável.

O alinhamento é fundamental para quantificar o valor real do Marketing no negócio. Ter uma linha de visão clara entre as iniciativas de Marketing e os resultados do negócio é essencial para poder tomar as melhores decisões estratégicas e táticas sobre clientes, canais, pontos de contato e investimentos de conteúdo. Em cada nível, o alinhamento aponta o caminho para prestação de contas e mostra exatamente quais dados você precisará, quais análises aplicar e quais métricas usar para preencher seu painel de controle. Mesmo a mais sofisticada coleta e análise de dados pode ser completamente prejudicada pela falta de alinhamento adequado.

Uma abordagem de alinhamento baseada em resultados revela o que o Marketing pode fazer para apoiar todo o negócio, não apenas o departamento em si.

  • Prestação de Contas

Ao melhorar a prestação de contas do marketing é possível comprovar o valor e gerar investimento. Construa uma cultura de prestação de contas que demonstre como a equipe está proporcionando valor comercial real. Isso gera reconhecimento pela alta administração e investimentos adicionais.

A mensuração por si só não vai aumentar seu orçamento. Você precisa da prestação de contas verdadeira do Marketing e da capacidade de mostrar exatamente como o valor e o impacto do Marketing são medidos, rastreados e contribuem diretamente para o negócio.

Para demonstrar valor real, a prestação de contas do marketing começa com métricas e painéis de controle. Painéis de controle bem projetados orientam as ações e ajudam a mitigar os riscos. Suas cadeias de métricas são a base de um painel que ajuda a determinar o que está e o que não está funcionando e indica se o Marketing está dentro dos parâmetros adequados de operação e de metas de desempenho.

Só então você poderá:

  • Mensurar a verdadeira contribuição do Marketing aos resultados comerciais.
  • Rastrear e analisar o desempenho do Marketing para melhorar constantemente.
  • Facilitar as decisões estratégicas de investimento.

De fato, se o painel de marketing não orientar suas decisões estratégicas e de investimento, é hora de reformulá-lo. Com uma melhor prestação de contas, o Marketing será reconhecido e pode aumentar seu orçamento para superar a concorrência.

  • Decisões Baseadas em Dados

Poucos profissionais de marketing tomam decisões baseadas em dados num nível ótimo. É preciso conduzir pesquisas, coletar e analisar dados, e desenvolver modelos através das seguintes atividades:

  • Analytics e Desenvolvimento de Modelos
  • Formular posicionamentos e mensagens que ressoam com seus clientes
  • Mapeamento de Ecossistemas
  • Desenvolvimento da Persona
  • Insights do Cliente para Melhorar a Aquisição, Retenção e Lealdade
  • Pesquisa de preferência de fornecedores e critérios de compra
  • Capturar os processos e critérios de compra do cliente
  • Informações sobre a experiência do cliente e as exigências do mercado
  • Desenvolvimento de estratégias de go-to-market centradas no cliente e orientadas por dados

 

  • Excelência operacional.

A chave para aumentar a produtividade, eficácia e eficiência está em passar da atividade de gerenciamento para o foco no processo e nas habilidades corretas.

Para ser verdadeiramente bem sucedido e entregar valor real ao negócio, o Marketing precisa se tornar ágil, fortalecer suas capacidades operacionais e se transformar em um Centro de Excelência no planejamento e execução.

Para ter excelência operacional, é preciso contar com pessoal capacitado e qualificado na operação, bem como a tecnologia necessária.

Uma função de Operações de Marketing forte que utiliza a gestão de desempenho para alcançar resultados excepcionais, é o centro para a criação de programas e modelos que geram resultados comerciais, incentivam a inovação e alavancam técnicas e metodologias comprovadas.

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