Hoje, mais do que nunca, pode-se alcançar os consumidores através de vários canais de marketing. Com tantas opções diferentes, é fácil ficar confuso. Você quer ter certeza de gastar seu tempo e dinheiro nos canais e táticas mais impactantes. Mas, sem conhecimento do que funcionará melhor, é fácil ficar inseguro.
O importante é não se concentrar em cada novo canal que surja. É focar nos canais certos para maximizar o crescimento do seu negócio.
Entenda seus objetivos
Como o marketing digital tem diversas atividades, é mais fácil determinar no que você quer se engajar se você tiver suas metas e objetivos à sua frente.
O que você quer realizar através de uma determinada atividade de marketing digital? Conhecer a resposta a esta pergunta o ajudará a escolher a atividade de marketing on-line correta e um plano de ação relevante.
Seus objetivos o levarão a escolher os canais certos para seu negócio.
Exemplo de objetivos:
- Tornar-se um líder de pensamento em sua indústria?
- Blogging
- Marketing de conteúdo (Publicação de eBooks gratuitos, whitepaper, etc.)
- Marketing de mídia social
- Construir autoridade e confiança com os consumidores on-line?
- Construir o reconhecimento da marca?
- Marketing nas mídias sociais
- Anúncios on-line como PPC (Pay Per Click) e mídia social
- SEO (Search Engine Optimization)
- Nutrir e gerar leads de alta qualidade?
- Blogging
- Vídeo/webinar
- Gerar tráfego para seu website?
- Anúncios on-line (PPC e mídia social)
- SEO
- Marketing nas mídias sociais
- Funil de lead baseado no marketing de conteúdo
- Construir um acompanhamento das mídias sociais?
- Mídias Sociais
- Anúncios em mídias sociais
- Fazer vendas?
- Telefonemas
- Webinar
- Aumentar o ROI?
Estude seu público-alvo
- Onde eles gastam tempo on-line?
- Em que tipos de conteúdo e tópicos eles estão interessados?
- Como eles consomem conteúdo?
- Quem eles estão seguindo on-line?
Observe seus concorrentes diretos para saber mais sobre seu público. BuzzSumo, Alexa, SEMrush e iSpionage são ferramentas úteis que se baseiam em dados de concorrentes.
Tenha um claro entendimento dos custos envolvidos
Conhecer os custos dos canais de marketing de antemão o ajudará a orçar melhor suas despesas de marketing. Sim, o marketing on-line pode ser feito de graça, mas não é fácil. Levará o dobro ou o triplo do tempo e do esforço para que seu negócio seja encontrado online por custo zero.
Lembre-se de que seu tempo é igual a dinheiro. Portanto, esteja duplamente seguro de que as atividades de marketing em que você está se engajando estão de fato trabalhando para você.
Se você optar por delegar algumas de suas tarefas de marketing on-line a uma agência, isso ajudará a conhecer os custos aproximados envolvidos para que você possa planejar de acordo.
Defina seu orçamento de marketing
O orçamento de marketing definirá quais canais de marketing digitais utilizar. Algumas opções são muito mais caras do que outras. Por exemplo, a publicação em mídia social pode ser praticamente gratuita, mas pagar pelos anúncios do Google ou investir em uma estratégia abrangente de marketing de conteúdo pode ser caro.
Não se esqueça de considerar o potencial de retorno do investimento.
Geralmente, quanto mais você gastar em marketing, mais sucesso você terá.
Determine seu orçamento de marketing, e então descubra quanto custará cada uma de suas atividades de marketing. Dessa forma, você pode ver quais você pode pagar e quais você gostaria de adicionar mais tarde.
Estude seus concorrentes
Quais canais seus principais concorrentes estão usando? Se as estratégias de marketing digital deles forem mais bem sucedidas do que as suas, vá aonde eles estão para ter sucesso.
Outra opção é encontrar lacunas – onde sua concorrência não esteja gastando tempo e dinheiro. Se houver oportunidades suficientes, aproveite para aumentar seu público.
Canais de Marketing
1- Marketing de conteúdo
Todo negócio de sucesso precisa de um website. A forma como as pessoas encontram seu site organicamente on-line é através de conteúdo de qualidade.
Ao dar aos consumidores exatamente o que eles estão procurando – abordando seus pontos de dor e desafios – você ganhará autoridade, aumentará o tráfego para seu website e gerará leads de qualidade.
Tipos de conteúdo que você pode escolher para preencher seu calendário de conteúdo:
- Postagens no blog
- Ebooks
- Estudos de caso
- Guias
- Downloads em PDF
- Revisões
- Entrevistas
- White papers
- Artigos de pesquisa
- Artigos
- Infográficos
- Comunicados de imprensa
- Liderança do pensamento
- Dicas
- Comparações
- Datasheets
O marketing de conteúdo é o melhor para:
- Geração de leads
- Geração de ROI
- Construção de Autoridade
- Consciência da marca
- Educação
- Criação de narrativa
- Geração de tráfego no site
2- Email Marketing
O e-mail marketing é um canal eficaz para construir confiança com as pessoas, desenvolvendo relacionamentos autênticos. É barato e permite personalizar o conteúdo e segmentar listas. É fácil rastrear como seus e-mails desempenham e realizar testes para melhorar suas taxas de abertura e cliques. É também uma ótima maneira de nutrir leads e vender com sucesso.
3- Social Media Marketing (SMM)
A mídia social é onde você pode ter conversas um-a-um com as pessoas. Em alguns aspectos, é o canal mais pessoal. Ela pode fazer com que sua marca seja acessível e prática. Você também pode ser menos formal aqui, acrescentando humor, sendo criativo e comentando tópicos atuais quando apropriado.
Ao falar com seguidores via chat ou responder a comentários sobre postagens, você pode usar a mídia social para construir relacionamentos genuínos com clientes potenciais e atuais.
As mídias sociais também são úteis para pesquisar e entender seu público-alvo. Use os dados demográficos disponíveis para as empresas no Facebook, Twitter e LinkedIn. Considere colocar anúncios direcionados para chegar à frente de um público maior e gerar leads.
Com as mídias sociais, você pode divulgar conteúdo rapidamente. Se as pessoas adorarem o que você está compartilhando, elas expandirão seu alcance compartilhando-o com seus amigos, família e seguidores.
- Google+
- YouTube
- SlideShare
- Quora
- Tumblr
- TikTok
O marketing de mídia social é o melhor para:
- Construção de relacionamento
- Consciência da marca
- Venda direta
- Público-alvo
4- Otimização de motores de busca (SEO)
O SEO anda de mãos dadas com o marketing de conteúdo. Ela engloba pesquisa de palavras-chave, otimização de páginas, criação de links, e outras atividades que ajudam as pessoas a encontrá-lo organicamente.
5- Marketing para dispositivos móveis
Certifique-se de que seu website, anúncios e páginas de destino tenham um design responsivo. Se você enviar mensagens SMS ou desenvolver um aplicativo, certifique-se de que eles sejam amigáveis ao celular. A criação de uma experiência de usuário envolvente para seus consumidores deve ser uma prioridade.
O marketing móvel é o melhor para:
- Geração de leads
- Venda direta
- Envio de atualizações instantâneas
6- Vídeo Marketing
O vídeo tem o poder de difundir o reconhecimento da marca, contar histórias poderosas, informar decisões de compra, gerar tráfego e melhorar as taxas de conversão.
Você pode combinar o vídeo com sua estratégia de marketing de conteúdo para criar peças híbridas. Por exemplo, crie um vlog para complementar um post de blog educacional. Ou use o vídeo para aumentar a consciência de um problema em sua próxima campanha que inclui um link para seu site.
Aqui estão algumas ideias em vídeo para que você possa pensar:
- Entrevistas
- Apresentações
- Anúncios
- Vendas
- Gravações ao vivo
- Depoimentos
- Demos
- Revisões
- Tutoriais
- Explicador
- Vlogs
- Webinars
Use plataformas como Vimeo e YouTube – onde você pode otimizar seus vídeos. Dessa forma, eles terão muito mais chances de aparecer nos resultados da busca. Compartilhe o conteúdo de seus vídeos em mídias sociais. Considere também publicá-lo em seu site.
O vídeo marketing é o melhor para:
- Conscientização da marca
- Conversões
- Condução do tráfego
7- Publicidade Pay-Per-Click (PPC)
A publicidade PPC (um tipo de busca paga) é quando se paga para que seus anúncios apareçam no topo das SERPs – acima dos resultados da busca orgânica. Ao contrário do tráfego orgânico que o encontra naturalmente, a publicidade PPC envolve tráfego de “compra”. Com a publicidade PPC, você paga uma taxa toda vez que alguém clica em seu anúncio.
CONTEÚDO QUE PODE LHE INTERESSAR:
Acesse a área de Recursos para fazer downloads de avaliações de marketing, whitepapers e calculadoras.
Você está interessado em saber como engajar e converter novos clientes para o seu negócio? Contate-me aqui e vamos falar sobre como podemos ajudá-lo. Siga-nos no LinkedIn, Twitter, Facebook e se você gostar do que viu, cadastre-se para receber.