
Um CDP no Marketing serve para unificar todos os dados primários de clientes, e para obter uma visão abrangente e única do cliente, segmentar e analisar prospects e clientes, e – finalmente – potencializar seus esforços de orquestração do ciclo de vida.
CDPs – Customer Data Platforms, para solucionar desafios do Marketing
As plataformas de dados de clientes hoje criam eficiências operacionais, mitigam o risco de dados do consumidor, aumentam a agilidade e flexibilidade e – tudo em resumo – ajudam os usuários de tecnologia de negócios a conquistar muito mais em seu dia-a-dia.
Em essência, um CDP atua como um integrador entre sistemas que não existiam antes e facilita a remoção ou consolidação de sistemas como o negócio exige ao longo do tempo.
Quando os dados essenciais do cliente vivem num só lugar e não colocam estruturas onerosas ou limitações, a agilidade da organização quando se trata de tecnologia sobe consideravelmente.
CDP no Marketing B2C
Para o comércio eletrônico B2C típico, os CDPs podem funcionar muito bem e resolver muitos problemas logo de cara. Um CDP pode consolidar os dados de seus clientes em uma única plataforma universal. Ele unifica e personaliza a experiência do cliente em todos os pontos de contato digitais e de marketing, incluindo vendas e pós-venda, atendimento ao cliente etc.
Os clientes de comércio eletrônico passam por um ciclo de vendas mais curto do que as compras típicas B2B, e a complexidade é principalmente o número de canais nos quais um único usuário é contatado na parte superior do funil. O CDP combina esses compromissos em um único perfil.
CDP no Marketing B2B
Para o marketing B2B, o ciclo de vendas está disperso por vários tomadores de decisão dentro de uma organização. Ou, inversamente, um único contato dentro de uma organização poderia servir em uma dúzia de papéis ou funções diferentes, muitos dos quais não se aplicam ao serviço ou produto comercial sobre o qual um vendedor está tentando contatá-los. Tal pessoa poderia ser incluída em diferentes contas, e cabe aos profissionais de marketing, e aos sistemas que eles utilizam, manter tudo em ordem. Essas contas não são todas iguais. Elas pertencem e são tratadas por equipes diferentes, e não podem ser efetivamente combinadas da mesma forma que um perfil de um consumidor B2C.
Equipes diferentes dentro da organização podem ter um relacionamento com a mesma pessoa, mas pensar nelas de maneiras diferentes. As equipes de marketing e vendas têm pontos de vista diferentes, e utilizam idiomas diferentes. Este é especialmente o caso dentro do domínio digital, que é realmente dois domínios separados – o domínio de vendas e o domínio de marketing. Para que os dados sejam compartilhados entre estes domínios, é preciso levar consigo o contexto correto.
Use de definições para controlar o fluxo de dados
Os CDPs criam um novo paradigma para o envio de dados pelo funil de marketing. Para aproveitar esta oportunidade, os membros das equipes de vendas e marketing devem seguir algumas diretrizes sobre como definir seus dados.
- Defina seus dados em termos de limite. As linhas que passam de marketing para vendas devem incluir dados que sejam relevantes para vendas. Quais dados Vendas precisa?
- Forçar as mesmas definições das fontes de dados. Quando o marketing adquire dados de contato de anúncios, homepages, plataformas de mídia social e outras fontes, ele deve definir os dados claramente em todos os domínios.
- Denominar os dados corretamente. Cada campo de dados deve descrever precisamente o que são os dados, sem deixar nada de fora. Por exemplo, o campo para um número de telefone deve ser definido sem deixar nenhum mistério. Não é apenas um número, é um “número de telefone celular com código de país”.
- Use definições claras para ajudar no cumprimento da privacidade. Um campo ambiguamente chamado “status” poderia ser mal interpretado nos domínios de vendas ou marketing. Em vez disso, os dados vinculados a um determinado cliente em um CDP não devem deixar dúvidas se o indivíduo optou por não participar ou deu consentimento para o compartilhamento de mais dados.
Os CDPs são ótimos para tratar dados de clientes no topo do funil. Mas para ver um retorno do investimento em marketing, é importante saber e controlar exatamente quais dados fluem para jusante em outros contextos. Para fazer isso, será necessário controlar os dados de seus clientes na fonte, um problema que os CDPs foram construídos para resolver.
Onde o CDP pode agregar valor
A realidade é que se as marcas precisam se engajar no marketing global omnichannel, elas precisam das soluções tecnológicas inteligentes corretas, e fundamental para elas é a plataforma de dados do cliente (CDP). Um CDP de nível empresarial pode permitir um marketing individualizado para a orquestração de jornadas e gerenciamento de campanhas entre canais. A orquestração de jornada completa, complementada por um CDP, permite que o Marketing responda a seus clientes em tempo real, com as mensagens e experiências adequadas e sob medida, que proporcionam valor no momento certo.
Um CDP oferece a capacidade de ingerir, combinar, segmentar e entregar dados para as plataformas que necessitam deles para personalizar a experiência digital (DX), o Marketing terá a solução tecnológica de que necessita para fazer o gerenciamento de campanhas orientadas a dados para o marketing de outbound e de inbound para todo o ciclo de vida do cliente. Isto permitirá que as empresas adquiram e retenham clientes de forma mais fácil, barata e eficaz, enquanto expandem seus programas de fidelidade para melhorar o valor vitalício (LTV).
A realidade é que um CDP pode não substituir totalmente suas ferramentas de gerenciamento de campanhas legadas, mas pode trabalhar em conjunto com elas para reduzir o trabalho manual e a complexidade, e fornecer percepções em tempo real e orientação acionável aos efeitos mensuráveis do produto. Um CDP pode ser usado para criar uma visão única do cliente com um registro persistente e unificado, enquanto alguns têm ferramentas de gerenciamento de campanhas multicanais, o que dá ao Marketing a capacidade de se engajar e se comunicar com os prospects e clientes em cada etapa de sua jornada.
Leia também: Como uma CDP integrado aos seus sistemas pode alavancar os negócios.
AVALIAÇÕES
Preencha gratuitamente nossas planilhas de diagnóstico e caso queira, agende uma consulta de 1 hora, sem compromisso
- CHECK-UP DE MARKETING B2B
- AVALIAÇÃO DA MATURIDADE DO PROCESSO DE NUTRIÇÃO DE LEADS
- AVALIAÇÃO DO GRAU DE MATURIDADE DO PROCESSO DE GERAÇÃO DE DEMANDA
- AVALIAÇÃO E RECOMENDAÇÕES PARA ALINHAMENTO ENTRE MARKETING E VENDAS