O marketing ágil é uma estratégia de marketing caracterizada por equipes multifuncionais que trabalham colaborativamente para identificar projetos de alto valor e concentrar seus esforços neles, objetivando criar o máximo valor para a empresa e seus clientes.
O marketing ágil aumenta a transparência, eficiência e adaptabilidade das seguintes maneiras:
- Definindo as tarefas de maior valor e assegurar que elas recebam a parte maioritária do nosso foco.
- Desenvolvendo um processo para lidar com essas tarefas e definir as partes responsáveis pela sua realização.
- Mensurando o sucesso em tempo real, testando e refinando a abordagem para atingir os objetivos.
- Aprendendo com os erros. Em vez de assumir que alcançamos a perfeição a partir da compensação, modificamos e melhoramos continuamente para alcançar o maior resultado possível.
O que são frameworks de marketing ágeis?
Existem dois tipos principais de frameworks de marketing ágeis: Kanban e Scrum. No entanto, os profissionais de marketing não precisam necessariamente se ater a uma ou outra quando aplicam suas práticas de trabalho ágeis (afinal, o objetivo do marketing ágil é fazer mudanças e melhorias contínuas). Na verdade, você pode descobrir que uma abordagem híbrida que mistura e combina as duas práticas (Scrumban) é a melhor maneira de encontrar soluções para desafios únicos.
- Framework Scrum
Scrum foi originalmente criado na comunidade de desenvolvimento de software, mas agora é usado em muitos departamentos (como marketing) para criar uma cultura de transparência, inspeção, adaptação e um forte foco no trabalho de alta prioridade através da prática de eventos como janelas de tempo – timeboxed.
O Scrum Master garante que a estrutura Scrum seja seguida, facilita sessões chave e ajuda as pessoas a adotarem esta forma enxuta de pensar – elas diferem dos gerentes de projeto por não gerenciarem as responsabilidades dos outros.
O Product Owner é responsável por maximizar o valor do produto resultante do trabalho do Scrum Team, através do gerenciamento eficaz do Product Backlog.
A Equipe de Desenvolvimento cria um plano de trabalho e realiza as tarefas necessárias para construir os incrementos a cada sprint e atender a definição de pronto.
A maioria das equipes de marketing que adotam Scrum como sua metodologia de escolha ajustam os papéis. Ao manter os componentes de Scrum que funcionam bem (eventos) e ajustando aqueles que não se aplicam (papéis), nós podemos chegar a uma estrutura – para o Marketing Ágil – que nos permite utilizar de forma criativa e eficaz o Scrum.
O framework do Scrum é uma abordagem que encoraja o foco no aprendizado a partir do trabalho para permitir que a equipe possa planejar continuamente com transparência. As diferentes prioridades são tratadas de forma clara e concisa, e revisões regulares garantem a oportunidade para as partes interessadas analisar o que as equipes estão fazendo e fornecer feedback.
- Framework Kanban
O Kanban é uma estrutura popularizada pelo fabricante de automóveis Toyota como um sistema para otimizar o fluxo de trabalho e a eficiência. Hoje, é uma estrutura popular para um marketing ágil. Ao contrário do Scrum, não tem papéis específicos e seu foco é capacitar as pessoas em todos os níveis a serem líderes na busca de mudanças. A equipe analisa todos os seus fluxos de trabalho e todos são encorajados a racionalizar o processo para maximizar a eficiência.
O Kanban acompanha o trabalho em todas as etapas (ou sistema de gerenciamento de projetos) feito a partir de várias colunas, mostrando o progresso de um processo de marketing do início ao fim. Ao utilizar um quadro, os profissionais de marketing têm uma maneira visual de acompanhar seu fluxo de trabalho, limitando o tempo necessário para identificar bloqueios e desafios e priorizando as tarefas mais cruciais.
Para utilizar o framework Kanban, os profissionais de marketing começam delineando o processo através de todas as fases envolvidas, de modo que todas as tarefas e projetos são organizados em um quadro. Quando a equipe está pronta para trabalhar em um projeto, ela se desloca através do quadro até sua conclusão. Assim, ao invés de tentar concluir o trabalho em um período designado, o Kanban prioriza a movimentação de tarefas através do pipeline até a conclusão.
Scrum, Kanban ou Scrumban?
A escolha de adoção de um framework depende de uma série de fatores, tais como:
- Tamanho da empresa
Geralmente, as empresas maiores tendem a se beneficiar mais do Scrum porque ele terá mais familiaridade com suas atuais formas de trabalho. Se a empresa está familiarizada com processos formais, então o Kanban pode sentir-se um pouco como se estivesse sendo jogado para o escanteio devido à sua natureza não-estruturada. As empresas menores são geralmente mais ágeis por natureza e podem achar a rigidez do Scrum muito constrangedora, e sua maneira mais solta de trabalhar se alinha mais com o Kanban. É claro que cada empresa é diferente e algumas pequenas empresas podem trabalhar bem com Scrum e empresas maiores também podem gostar da abordagem mais flexível de Kanban.
- Processo de planejamento e ciclo de campanhas
Dependendo de como sua equipe planeja, você pode achar que seu estilo de trabalho se encaixa melhor em uma das duas estruturas ágeis de marketing. Se você precisar mudar os planos todos os dias ou mesmo a cada poucas horas, o Scrum será difícil de trabalhar por causa de suas janelas de tempo de sprint.
O Kanban, por outro lado, trabalha bem com equipes mais flexíveis, como aquelas que recebem solicitações de última hora ou trabalhos que exigem mudanças regulares.
O Scrum é ideal para equipes que planejam a maior parte de seu trabalho e se agarram a um plano de sprint por pelo menos uma semana ou duas. Portanto, se você planeja campanhas que levam semanas ou meses para serem entregues, Scrum pode ser a opção mais adequada para você.
- Tipos de equipe
Em termos gerais, as equipes de marketing podem se enquadrar em dois tipos: equipes de apoio e equipes interfuncionais.
As equipes de apoio apoiam diversas áreas dentro de uma organização, tais como os profissionais de marketing de conteúdo, que apoiam o resto do departamento de marketing. Para estes tipos de equipes, Kanban pode trabalhar melhor à medida que os pedidos de trabalho chegam rapidamente e são frequentemente realizados conforme solicitado, portanto a margem para mudanças de última hora é mais importante. Este tipo de equipe pode ter um estrategista, designer gráfico, desenvolvedor web, especialista em SEO etc., e eles podem entregar diretamente a um cliente sem ter que obter ajuda de outra equipe.
Portanto, este método de entrega de trabalho de ponta a ponta é bem adequado do que a natureza mais rígida do Scrum. Para as equipes que se irritam com as restrições do Scrum, o Kanban pode ser uma alternativa libertadora.
- Scrumban
Algumas equipes podem decidir que um híbrido desses dois frameworks é o melhor para suas necessidades. Scrumban fornece a estrutura do Scrum com a flexibilidade do Kanban, dando uma abordagem altamente versátil ao gerenciamento do fluxo de trabalho. Ele também pode ser usado como um ótimo trampolim para as equipes que desejam fazer a transição do Scrum para o Kanban.
No Scrumban, o trabalho em equipe é organizado em pequenas iterações e monitorado de forma semelhante ao Kanban com o uso de placas. As iterações são mantidas pequenas para que a equipe possa mudar e se adaptar rapidamente. Um limite realista é estabelecido para o volume de trabalho que a equipe pode assumir de uma vez, e o foco será estabelecer a ordem de prioridade dos projetos no quadro. Scrumban funde a natureza prescritiva do Scrum com a liberdade do Kanban para ajudar a melhorar seus processos.
Scrumban não é apenas sobre misturar alguns pedaços de cada metodologia e chamando-a de algo novo. Trata-se de aplicar sistemas Kanban dentro de um contexto Scrum, e sobrepondo o Método Kanban ao lado do Scrum como um veículo para a mudança evolutiva. Em última análise, trata-se de ajudar e amplificar as capacidades já inerente ao Scrum, bem como fornecer novas perspectivas e capacidades”.
Scrumban surgiu para preencher lacunas tanto nas metodologias Scrum como Kanban, que parecem óbvias em retrospectiva.
Scrum cobre reuniões e papéis em detalhes, mas faz pouco para fornecer orientação sobre como as equipes devem completar o trabalho com o qual se comprometem em cada Sprint. Ele se concentra no gerenciamento do projeto e da equipe, mas não nas tarefas em si.
Kanban concentra-se na conclusão dos itens de trabalho individuais. Ele assume que alguma forma de sistema de gerenciamento de projeto está em vigor em uma equipe e promete apenas melhorar os sistemas existentes, não os criar.
Conclusão
É claro que implementar a metodologia ágil em sua gestão de projetos não é como virar a chave. Trata-se de uma mudança cultural em sua empresa.
Um dos principais desafios inerentes dessa transformação está na forma com que os colaboradores e gestores vão lidar com sua nova realidade operacional.
O marketing ágil tem o benefício de proporcionar aos profissionais de marketing a oportunidade de experimentar e aprender, portanto, mesmo que um framework não funcione para sua equipe, você ainda aprende algo valioso no processo. Uma vez que você tenha feito a mudança para o marketing ágil, você verá rapidamente os benefícios desta forma de trabalho.
Fontes:
https://www.b2bmarketingalliance.com/
https://www.agilesherpas.com