Geração de Leads só foca em “ser encontrado”, mas não adianta ser encontrado e ser uma marca desconhecida cujo prospect ainda não confia. É preciso construir a marca e educá-los.
CAUSAS QUE EXPLICAM O FOCO NA GERAÇÃO DE LEADS
- Querem os resultados imediatamente. Muitas delas têm pressão dos investidores ou são lideradas por CEOs/CROs que não têm uma visão adequada de marketing e assumem que o marketing tem tudo a ver em conscientizar os clientes de que seu produto existe, acreditando que basta o Marketing gerar leads que Vendas vai conseguir fechar a quantidade de negócios necessária.
- Cobram que o Marketing arrebanhe o maior número possível de prospects em seu funil e envie “leads” para vendas.
- Vendas se concentra no outbound e o Marketing foca em inbound e MQLs
- A geração de leads é mais fácil e mais rápida de começar.
- Na geração de leads, a atribuição da receita às campanhas é mais fáceis de se realizar com softwares de análise e dão a impressão de serem mais previsíveis do que as de geração de demanda.
- A geração de demanda pura não é previsível. Você não pode controlar os resultados do conteúdo, atividades de demanda e a qualidade das oportunidades.
- Estabelecem para o Marketing objetivos como:
- Gerar mais leads
- Criar bons slides e imagens para o social
- Realizar atividades aleatórias sob demanda de vendas e execuções
- Acrescentam um monte de funções de eficiência e de curto prazo – essencialmente suporte operacional para vendas
CONSEQUÊNCIAS EM FOCAR SÓ NA GERAÇÃO DE LEADS
Com base nessa expectativa, na maioria dos casos, o Marketing vai se concentrar no marketing de performance e na geração de leads, porque eles podem ser mensurados pelo software de atribuição e podem ser “comparados”.
- As atividades de marketing ficam limitadas a :
- Criação de conteúdo baseado em pesquisa de palavras-chave ao invés de insight sobre a jornada do comprador
- Conteúdo autopromocional mascarado como educativo
- Distribuição de conteúdo com foco na geração de tráfego para o website e MQLs, em vez de promover o consumo nativo em locais onde seus compradores já estão.
- e-books fechados por formulários para obter contatos que são transferidos para Vendas como leads.
- Landing Pages que promovem solicitação de demonstração sem dar uma ideia do que se trata o produto, preço, casos de uso etc.
- Redação de scripts e criação de cadências automatizadas para SDRs
- Criação de conteúdo “orientado a características” para “vender” o produto
- Webinars que são apresentados como eventos educacionais, mas na realidade são puros discursos sobre produtos.
- Marketing gasta seu tempo apoiando Vendas, mas falha em atividades estratégicas de longo prazo como Pesquisa de Cliente e Estratégia de Produto.
- A equipe de marketing se torna um tomador de pedidos recebendo tarefas de vendas e de executivos.
- Vendas rejeita os leads de marketing e leads de marketing não se convertem em vendas.
- As equipes de vendas não acreditam no Marketing porque simplesmente não veem o impacto do marketing nas vendas e na receita.
- Alto custo de aquisição (CAC) e baixas taxas de ganho
- Vendas vai gastar 70% do tempo lidando com leads que não estão devidamente qualificados e nem no momento de comprar.
- Falta de insights do cliente
- Falta de posicionamento e diferenciação
- Mensagens não validadas pelos clientes e compradores
- De 30% a 50% do tempo de vendas será gasto em prospecção improdutiva
- As equipes de marketing não maduras geram muita atividade aplicando táticas através da tecnologia, que não estão alinhadas com a estratégia de negócios. As metas adotadas não são as mais efetivas. Muitas dessas atividades é de vendas usando canais de marketing.
- Acabam fazendo segmentação incorreta e com baixo desempenho.
- Vendas trabalha num pipeline de baixa qualificação e perde o timing de entrada nas negociações.
- A estratégia com visão imediatista GTM da empresa e a falta de pensamento a longo prazo, não é escalonável e não vai atender às expectativas e necessidades de receita.
- A geração de leads pura destrói a marca, queima o mercado, gera taxas de resposta miseráveis e CAC alto.
- Essas empresas passam anos mudando os profissionais de marketing, agências de marketing e SDRs para obter resultados no curto prazo, mas não estão prontas para dedicar o mesmo tempo para investir em processos que produzem ganhos e crescimento a longo prazo.
SOLUÇÃO PROPOSTA
Adotar um mix híbrido de geração de leads com geração de demanda, com visão do funil completo, para balancear o curto prazo com o longo prazo, obter ganhos rápidos e mostrar que você pode criar esse pipeline enquanto está construindo o longo prazo.
Trata-se de alavancar dados de intenção, conectar e construir relacionamentos, identificar oportunidades, educar e nutrir, para que os compradores façam escolhas a seu favor.
O problema só será resolvido quando a empresa tiver um alinhamento claro:
- Qual é o papel do marketing na empresa?
- Como pode ser criada a demanda e a conscientização?
- Como rastrear, capturar e converter a demanda?
- ICP e lista de contas estratégicas (TAL)
- Posicionamento
- Critérios de engajamento da conta
- Aquecimento e ativação de playbooks
Vendas não pode substituir o Marketing, e o Marketing não pode substituir as Vendas. É um jogo de equipe, cada um tem seu próprio papel e função.
Funções do Marketing:
- Criar consciência
- Gerar e capturar a demanda
- Aquecer as contas alvo
- Priorização de contas (dados de intenção)
Funções de Vendas:
- Ativação
- Nutrindo com toques sem discurso de vendas
- Relacionamento e expansão
O papel da geração de demanda no funil completo de marketing:
Alavancar dados de intenção, conectar e construir relacionamentos, identificar oportunidades, educar e nutrir, para que os compradores façam escolhas a seu favor.
- Gerar conscientização
- Criar uma intenção de compra
- Destacar a mensagem de marketing e diferencie a marca
- Criar engajamento, educa e nutre contas alvo
- Influenciar o processo de tomada de decisão em contas alvo
- Alimentar programas ABM com engajamento de contas
É melhor “ser conhecido” do que “ser encontrado”.
Quando você está muito focado só em ser encontrado, a empresa perde.
Em vez disso, concentre-se em educar os compradores e proporcionar-lhes uma ótima experiência.
Reequilibrar seu orçamento para tentar ser conhecido é ainda mais crítico agora, com a economia difícil.