Conquistar autoridade junto a alta administração é o caminho para promover mudanças no marketing.

Estamos num momento em que muitos CMOs estão sendo avaliados de forma errada, pressionados a gerar resultados e pretendendo migrar da geração de leads para geração de demanda.

A alta administração precisa ser educada e convencida que o Marketing deve assumir um papel estratégico, e que a mudança na forma de abordagem implica na mudança de vários aspectos do marketing.

As métricas de avaliação do marketing precisam mudar e isso deixa a alta administração insegura.

Apresento a seguir algumas sugestões de ações, sem pretensão de ser abrangente, que os CMOs B2B podem adotar nesse sentido.

Acho que os pontos podem constituir uma boa iniciativa para aprofundar a discussão na comunidade de profissionais B2B. Comentem, alterem e complementem.

Preparação

  • Avaliar a cultura da empresa
  • Cultivar uma visão de negócio
  • Incutir uma visão de métricas qualitativas e quantitativas e ROI, para tomada de decisões.
  • Adotar linguagem e a mentalidade dos outros executivos da alta administração.
  • Papel estratégico – Atuar como um gerador de valor, não como mero facilitador de vendas ou um produtor de campanhas

Avaliação do grau de maturidade da área de Marketing

  • Avaliar a capacitação e conhecer o potencial das pessoas da equipe
  • Auditoria das tecnologias de marketing em uso.
  • Auditoria da qualidade e complementariedade dos Dados
    • Dados consistentes – confiáveis, atualizados e completos.
  • Auditoria de conteúdo- estratégia e otimização
  • Integração de fontes de dados de contas – visão 360
  • Grau de maturidade analítica
  • Auditoria da estratégia GTM
  • Reunião com a equipe para discutir desafios e gargalos

Desenvolver bom relacionamento com outros departamentos

Alinhamento com os executivos e vendas

  • Perseguir o alinhamento estratégico
  • Alinhamento de Expectativas
    • Educação dos stakeholders a respeito de geração de demanda baseada em contas e prazos
      • Mudança na forma de abordagem de todos os aspectos do Marketing
      • Mentalidade de longo prazo de entrega de receitas
      • Expectativa de resultados no tempo
      • Consistência
      • Mudança nos tipos e forma de mensuração de métricas
  • Alinhamento organizacional e operacional/processos
    • Alinhamento Marketing /Pré Vendas /Vendas/ Sucesso do Cliente/ Metas de Negócio
    • Alinhamento cross-funcional com KPIs comuns
    • CX- Foco contínuo na experiência do cliente.

Desenvolver um diagnóstico da situação

Plano de Metas

  • Iniciativas chave para eliminar lacunas, gargalos, fricções e otimizar resultados.
  • Analisar e alinhar as receitas correntes com as metas de receita total e segmentada (ACV, ciclo de vendas, taxa de sucesso) por nível, receita líquida-nova vs receita de renovação, verticais e regiões
  • Análise das negociações (GANHAS- maiores e mais rápidas, PERDAS- maiores, critérios de qualificação)
  • Análise das fontes (programas e canais) de geração de demanda.
  • Análise dos desafios encontrados para o atingimento das metas
  • Alinhamento sobre Público-alvo, verticais, região, Metas e métricas
  • Forjar uma aliança explícita com a área financeira
  • Papel do Marketing na empresa
  • Definição das métricas para mensurar a eficácia do Marketing
  • Definir necessidades de investimento (Capacitação/Tecnologia)
  • Definição das iniciativas e metas funcionais alinhadas aos objetivos de negócio e o respectivo orçamento condizente
  • Estabelecer um plano de trabalho de gerenciamento de mudanças por fases.
  • Definir a cadeia de mensurações e métricas entre atividades, programas, objetivos e resultados – forma a base para dashboards de marketing.
    • Alinhar o orçamento com a segmentação de programas e ciclo de compra
  • Assegurar alinhamento de metas e procedimentos entre Marketing & Vendas
  • Estabelecer linhas de base e metas de desempenho baseadas em resultados para cada programa e acompanhamento dos resultados.
  • Previsão de receitas (3 cenários)

Gerenciamento

  • Semanal
    • Retrospectos de campanhas e resultados
    • Reuniões com Vendas
  • Comunicação de sucessos e aprendizados

Reporte de Resultados

  • Foco nas métricas de resultados e não em atividades
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CMO B2B: Como conquistar autoridade junto a alta administração
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