Conquistar autoridade junto a alta administração é o caminho para promover mudanças no marketing.
Estamos num momento em que muitos CMOs estão sendo avaliados de forma errada, pressionados a gerar resultados e pretendendo migrar da geração de leads para geração de demanda.
A alta administração precisa ser educada e convencida que o Marketing deve assumir um papel estratégico, e que a mudança na forma de abordagem implica na mudança de vários aspectos do marketing.
As métricas de avaliação do marketing precisam mudar e isso deixa a alta administração insegura.
Apresento a seguir algumas sugestões de ações, sem pretensão de ser abrangente, que os CMOs B2B podem adotar nesse sentido.
Acho que os pontos podem constituir uma boa iniciativa para aprofundar a discussão na comunidade de profissionais B2B. Comentem, alterem e complementem.
Preparação
- Avaliar a cultura da empresa
- Cultivar uma visão de negócio
- Incutir uma visão de métricas qualitativas e quantitativas e ROI, para tomada de decisões.
- Adotar linguagem e a mentalidade dos outros executivos da alta administração.
- Papel estratégico – Atuar como um gerador de valor, não como mero facilitador de vendas ou um produtor de campanhas
Avaliação do grau de maturidade da área de Marketing
- Avaliar a capacitação e conhecer o potencial das pessoas da equipe
- Auditoria das tecnologias de marketing em uso.
- Auditoria da qualidade e complementariedade dos Dados
- Dados consistentes – confiáveis, atualizados e completos.
- Auditoria de conteúdo- estratégia e otimização
- Integração de fontes de dados de contas – visão 360
- Grau de maturidade analítica
- Auditoria da estratégia GTM
- Reunião com a equipe para discutir desafios e gargalos
Desenvolver bom relacionamento com outros departamentos
Alinhamento com os executivos e vendas
- Perseguir o alinhamento estratégico
- Alinhamento de Expectativas
- Educação dos stakeholders a respeito de geração de demanda baseada em contas e prazos
- Mudança na forma de abordagem de todos os aspectos do Marketing
- Mentalidade de longo prazo de entrega de receitas
- Expectativa de resultados no tempo
- Consistência
- Mudança nos tipos e forma de mensuração de métricas
- Educação dos stakeholders a respeito de geração de demanda baseada em contas e prazos
- Alinhamento organizacional e operacional/processos
- Alinhamento Marketing /Pré Vendas /Vendas/ Sucesso do Cliente/ Metas de Negócio
- Alinhamento cross-funcional com KPIs comuns
- CX- Foco contínuo na experiência do cliente.
Desenvolver um diagnóstico da situação
Plano de Metas
- Iniciativas chave para eliminar lacunas, gargalos, fricções e otimizar resultados.
- Analisar e alinhar as receitas correntes com as metas de receita total e segmentada (ACV, ciclo de vendas, taxa de sucesso) por nível, receita líquida-nova vs receita de renovação, verticais e regiões
- Análise das negociações (GANHAS- maiores e mais rápidas, PERDAS- maiores, critérios de qualificação)
- Análise das fontes (programas e canais) de geração de demanda.
- Análise dos desafios encontrados para o atingimento das metas
- Alinhamento sobre Público-alvo, verticais, região, Metas e métricas
- Forjar uma aliança explícita com a área financeira
- Papel do Marketing na empresa
- Definição das métricas para mensurar a eficácia do Marketing
- Definir necessidades de investimento (Capacitação/Tecnologia)
- Definição das iniciativas e metas funcionais alinhadas aos objetivos de negócio e o respectivo orçamento condizente
- Estabelecer um plano de trabalho de gerenciamento de mudanças por fases.
- Definir a cadeia de mensurações e métricas entre atividades, programas, objetivos e resultados – forma a base para dashboards de marketing.
- Alinhar o orçamento com a segmentação de programas e ciclo de compra
- Assegurar alinhamento de metas e procedimentos entre Marketing & Vendas
- Estabelecer linhas de base e metas de desempenho baseadas em resultados para cada programa e acompanhamento dos resultados.
- Previsão de receitas (3 cenários)
Gerenciamento
- Semanal
- Retrospectos de campanhas e resultados
- Reuniões com Vendas
- Comunicação de sucessos e aprendizados
Reporte de Resultados
- Foco nas métricas de resultados e não em atividades