Jornada do comprador

Os profissionais de marketing devem primeiro compreender, desenvolver, e documentar a jornada do comprador antes de querer orquestrar o seu engajamento com os prospects / clientes.

Um estudo do Content Marketing Institute mostrou que 61% dos profissionais de marketing dizem que o seu maior desafio em termos de conteúdo é “criar conteúdo que tenha apelo nas diferentes fases da jornada do comprador”. Esse fato por si só sublinha a importância de orquestrar a jornada do cliente.

Orquestrar a Jornada do Comprador não é:

  • Um conjunto de tecnologia
  • Um funil ou conjunto de métricas de conversão
  • Um caminho inicial e linear para a compra
  • Apenas a tarefa de organização do serviço ao cliente
  • O que acontece após a compra inicial
  • Algo que não se pode dar ao luxo de ignorar

A orquestração da jornada do cliente requer o alinhamento e a coordenação de várias equipes (Marketing, Vendas, CX e TI) para ser bem-sucedida. Garantir este alinhamento desde o início irá gerar melhores resultados, e assegurar que todos estão a bordo com este novo método de alcançar e engajar os seus clientes.

A orquestração da jornada do comprador é uma estratégia cuidadosamente definida que proporciona engajamento significativo do cliente em todas as fases da jornada. Esta estratégia é então viabilizada pela tecnologia.

Os macros estágios do ciclo de vida do cliente podem ser representados assim:

  • Engajamento da audiência
  • Branding
  • Produto / Serviço
  • Processo de Compra
  • Entrega / Adoção
  • Suporte ao Cliente
  • Retenção/ Cross & UpSelling/ Expansão
  • Advocacia do Cliente

Conheça suas personas e contas do ICP em profundidade

  • Papéis das personas envolvidas, conteúdo, canais de preferência e suas jornadas;
  • Pesquise o segmento da indústria – identificar tendências e eventos de impacto;
  • Colete informações com a linha de frente – Vendas e Sucesso do Cliente;
  • Utilize a tecnologia/aprendizagem da máquina/dados de intenção & análise preditiva (AI) para extrair os seus dados, ganhar melhor visão da jornada e comportamento do cliente.

Em vendas complexas não é possível proporcionar experiência sem orquestração 

  • Orquestração + CX = Bons resultados
  • Clientes com o as melhores experiências passadas gastam 140% mais do que aqueles com experiências pobres;
  • Clientes que deram pontuações mais altas de CX tendem a se tornar fiéis por mais de 6 anos em relação aos que dão pontuação mais baixa.
  • Protege em 32%, dos concorrentes, nas ocasiões de renovação e recompra.

Tecnologias que viabilizam a orquestração

  • Sistemas de Engajamento – web, mobile, social media, chat etc.
  • Sistemas de Inteligência – Dados de Intenção, Análise preditiva, pesquisa de clientes etc
  • Sistemas de Registro – CRM, SAM/PAM, ERP, ITSM

Mensuração dos Resultados

Se houver duas, três ou cinco pessoas representando uma conta, que é tipicamente o que se vê em B2B, todos estes toques são mapeados para uma única linha temporal.

A mensuração varia de acordo com o nível de maturidade.

ESTÁGIO 1

  • Falta de conexão da mensagem da marca aos empregados
  • Personas de clientes ideais não documentadas
  • Sem visão da jornada do cliente de ponta a ponta
  • Silos organizacionais e de dados
  • Foco em vendas/fornecedor

ESTÁGIO 2

  • Consciência da estratégia de experiência do cliente
  • Reconhece a necessidade de educar os empregados sobre a promessa de marca.
  • Ideia de perfis de clientes ideais – não documentado.
  • Visão limitada em partes da jornada do cliente
  • Documentação limitada a inexistente
  • Consciente dos desafios organizacionais e de dados

ESTÁGIO 3

  • Conscientização da CX para além da aquisição (marca,
  • experiência de compra)
  • Compromisso em educação ad hoc da marca aos empregados
  • Perfis ICPS documentados
  • Visão definida, mas não completa, em múltiplas fases da jornada do cliente
  • Começando a abordar os desafios organizacionais e de dados

ESTÁGIO 4

  • Mandato top down sobre a experiência do cliente
  • Empregados habilitados e equipados sobre a promessa da marca da empresa
  • Perfis documentados de ICPs para cada interação com o cliente
  • Visão definida da jornada do cliente de ponta a ponta
  • Planejamento da organização orientado para o cliente – estratégia de nutrição de dados de inteligência do cliente

ESTÁGIO 5

  • Estratégia documentada de experiência do cliente através de
  • todos os departamentos e todas as interações com os clientes
  • Todos os empregados habilitados, equipados e capacitados para proporcionar ao cliente uma experiência baseada na promessa da marca.
  • Perfis ICPs dinâmicos e insights do cliente
  • Jornada/orquestração dinâmica do cliente
  • KPIs comuns para medir o impacto organizacional da experiência do cliente e incentivos em vigor
  • Utilização de CX como produto, ou seja, diferencial competitivo

 

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Entenda a jornada do comprador para orquestrar o engajamento
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