A estratégia da marca afeta diretamente o sucesso da geração de demanda. Sem uma estratégia de marca, tudo o que você tem é uma solução que está vendendo. Sem uma estratégia de marca, você terá que competir por preço, prazos e condições.

Uma marca pode ser um nome, símbolo ou desenho que você usa ou pretende usar comercialmente para identificar e distinguir a PROMESSA associada a produtos, serviços ou organizações e indica a fonte dessa promessa.

O significado da marca

A marca é um ativo intangível que:

  • Deve contribuir para a criação de valor para a empresa.
  • É mais do que o nome de um produto/serviço.
  • É uma imagem sensorial, emotiva e cultural proprietária em torno de uma empresa ou produto/serviço que oferece uma garantia de qualidade e serve como uma fonte significativa de vantagem competitiva e ganhos futuros.
  • Implica numa promessa de desempenho.

Tudo o que a empresa fizer e todas as formas de comunicação refletem na marca. Desde os cartões de visita e o site, passando pela embalagem do produto e a interface do usuário, até mesmo o atendimento ao cliente e as práticas de recursos humanos e contábeis.

Para começar a desenvolver a promessa da marca, você precisa definir e entender claramente:

  • Sua proposta de valor
  • O valor de sua marca para o mercado
  • Quão bem você cumpre seus compromissos com os clientes

A promessa da marca responde à pergunta: “O que fazemos de melhor e diferente do que qualquer outro concorrente em nossa categoria que é valorizado pelo nosso público-alvo e clientes?”

Assuma o controle da sua marca

Se você não estiver no comando da sua marca, o mercado vai defini-la. Mesmo que você não tenha criado e gerenciado sua estratégia de marca, seus clientes e prospects irão construir referências ou imagens que associam à sua empresa e aos seus produtos/serviços.

Se essas referências e imagens não forem o que você quer transmitir com a marca, então é hora de assumir o controle. Isso exigirá a criação de uma estratégia de marca e se concentrar em iniciativas de marketing para esclarecer a promessa de sua marca, diferenciá-la da concorrência, determinar uma experiência de marca e criar consciência de marca.

4 Passos iniciais da estratégia de marca

  1. Esclareça como seu(s) produto/serviço(s) atende(m) a uma necessidade específica do cliente
  2. Identifique sua vantagem diferencial. Os clientes devem ser capazes de diferenciar a sua oferta da concorrência
  3. Tornar a marca discernível. Concentre-se na criação de atributos de valor agregado associados à marca.
  4. Dê à marca associações emocionais que afetem a confiança, o status e a preferência.

As marcas demandam tempo para serem desenvolvidas, portanto, tenha paciência. O mercado demora a ” entendê-la”. Muitas vezes, as empresas decidem “reformular a marca” porque são impacientes. Mantenha o curso.

Realize pesquisas para obter insights sobre as expectativas de seus clientes, as informações necessárias para entender sua promessa atual e se essa é a promessa que você deseja propor e seja capaz de cumprir.

O objetivo de uma estratégia de marca é impactar na compra recorrente e na fidelidade do cliente. Por isso a pesquisa é essencial para entender o que faz um cliente escolher uma marca repetidamente.

Depois de saber o que os clientes valorizam e desenvolver sua promessa, você precisará dar vida a ela para diferenciar sua empresa dos concorrentes e articular com todos da cadeia de valor (funcionários, fornecedores, parceiros) e como eles precisarão se comportar para cumprir a promessa.

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A Estratégia da Marca e a geração de demanda
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