Um comitê de compras B2B pode envolver de três a 20 pessoas, sendo que o mais comum é envolver de seis a dez pessoas. Uma pesquisa da Drift conclui que no mercado norte americano, a média é mais do que 10 personas. Ao focar em leads individuais, perde-se a visão do todo, gerando estratégia e táticas fora de foco, com os seguintes efeitos: Fonte: LeanData .
Veja a seguir os problemas que a caça aos leads provoca.
1- Falta de percepção
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Problemas que a caça aos leads provoca
O escopo completo do comitê de compras não é percebido. Um lead que faz o download de dez peças de conteúdo, sinalizada como um MQL, possui significado diferente do que dez pessoas da mesma empresa que visitam seu site anonimamente e não acionaram o status de MQL, apesar do óbvio interesse no nível da conta. Essa discrepância sinaliza a necessidade de refinar nossas métricas de interesse, mudando de MQLs individuais para avaliar o comportamento coletivo de grupos de compra.
2- Experiência de compra ruim
Ver os membros do grupo de compras como leads separados podem degradar a experiência de compra. Considere que três membros do comitê se engajam, mas a #automação de marketing tradicional os trata como MQLs independentes; eles possivelmente seriam atribuídos a vendedores diferentes. Essa abordagem não é apenas ineficiente, mas também gera confusão.
3- Desperdício de investimento em marketing e perda de oportunidades
Um foco baseado em leads não faz distinção entre o valor de diferentes leads. Separar os tomadores de decisão genuínos dos navegadores casuais é um desafio, e os vendedores podem direcionar seus esforços para as pessoas erradas.
4- Vazamento de leads
O momento da entrega do lead é crucial. Se a entrega for feita muito cedo ou muito tarde, você corre o risco de o lead ficar obsoleto ou perdê-lo para os concorrentes. Essa ineficiência causa vazamentos no funil de vendas.
5- Ciclo de vendas mais longo
Depender exclusivamente de leads individuais para disseminar informações para o restante do comitê de compras pode causar atrasos e desinformação. O processo tradicional sobrecarrega as vendas para identificar e envolver todo o comitê de compras. #Ciclodevendas
6- Baixas taxas de conversão
As negociações com apenas um contato no pipeline geram taxas de conversão mais baixas. O foco em leads individuais coloca as equipes em um ciclo contínuo de perseguição de volumes maiores de leads que não necessariamente se convertem. #Conversaobaixa
O foco em leads não permite ter uma visão adequada da conta. Por isso a análise dos grupos de compra é essencial. A Forrester sugere utilizar métricas como:
· Número de membros engajados do grupo de compras ou
· Média de membros do grupo de compras em um estágio qualificado.
· Grupo de compra qualificado com nível de engajamento adequado.
Se a sua empresa está se convencendo que caçar MQLs não faz mais sentido, entre em contato para saber como eu posso ajudar.