Segundo pesquisas, 67% – dois terços das iniciativas estratégicas não alcançam os resultados desejados. Não por serem estratégias ruins, mas por não saberem como implementá-la, e nem como aplicar suas escolhas e prioridades com um framework de tomada de decisões nas operações diárias.

Quando as empresas elaboram uma nova estratégia, muitas vezes negligenciam o fato de que têm pouca experiência em liderar a implantação delas. Isso se resume à falta de capacidade de liderança, de framework de apoio e de saber como conectar o desempenho individual à estratégia de negócios principal. Sem isso, não há como as empresas colherem os benefícios de seu trabalho.

É preciso uma liderança que tenha visão do framework, de como alinhar os objetivos e metas de negócio com os objetivos e metas das equipes, entender o encadeamento das fases, saber quais táticas aplicar, e ao mesmo tempo respeitar o nível de maturidade e capacitação dos envolvidos, bem como o orçamento disponível.

Melhores práticas para implantar uma estratégia GTM B2B

Uma maneira comprovada de fazer parte dos outros 33% é desenvolver as capacitações em processos, estruturas e liderança, trazendo recursos especializados para a empresa – com duas abordagens muito diferentes: Interna versus externa.

Algumas empresas mais maduras em porte e orçamento e estruturadas contratam um profissional em tempo integral, tipo um VP de estratégia experiente que se reporta ao CEO. Essa é uma abordagem útil se a diretoria executiva e a equipe executiva tiverem experiência em estratégia e quiserem fornecer à empresa um recurso estratégico adicional dedicado para manter as coisas no rumo certo.

Outras empresas como startups e PMEs, nas quais o C-suíte e a equipe de liderança executiva são menos experientes em estratégia, uma abordagem diferente pode ser mais direcionada: CMOaaS com foco em estratégia GTM.

CMOaaS

O CMOaaS atua como líder em tempo parcial, com contrato por período determinado, para ajudar a preencher lacunas de liderança ou contribuindo com experiência externa em uma nova fase de crescimento da empresa.

Um CMO tempo integral dispende 15% de seu tempo em estratégia, os 85% restantes podem ser internalizados.

Um CMOaaS é uma solução flexível e muito mais econômica que complementa sua equipe de marketing atual, fornecendo orientação estratégica e ajudando a executar estratégias de marketing de forma eficaz, sem o incorrer em custos trabalhistas ou a necessidade de contratação de um CMO de tempo integral.

Essa pessoa contratada dá suporte como um recurso interno faria, mas não faz parte da folha de pagamento. E ele sai quando a empresa estiver pronta para liderar a implantação da estratégia por conta própria.

Ele desenvolve os recursos e processos internos necessários para implantar a estratégia no longo prazo. Ao longo de alguns meses, eles apoiam a equipe de liderança no trabalho de implantação da estratégia, aconselham a diretoria executiva, capturam e documentam processos, fazem a ligação da equipe com o C-Levels, ajudam a alinhar as equipes à estratégia e muito mais.

Um CMOaaS fracionário sai quando a empresa estiver pronta para liderar a implementação da estratégia por conta própria.

O CMOaaS treina e orienta os recursos internos, e oferece caminhos alternativos de carreira para funções relacionadas à estratégia, formando um CMOaaS full time ou um líder de PMO, diretor de estratégia e funções semelhantes que hoje não existem na empresa, mas são altamente relevantes para a implantação bem-sucedida da estratégia.

Faça sua escolha

Seja contratando recursos em tempo integral ou fracionado, não deixe a tarefa de implantação da estratégia sem um líder capacitado. Evite fazer parte dos 67% das empresas que não alcançam os resultados desejados. “There is no fake-it-till-you-make it.”

Querendo trocar uma ideia de como um CMOaaS pode gerar valor para sua empresa, mande uma mensagem para uma conversa sem compromisso.

(Visited 29 times, 5 visits today)
Não basta ter estratégia. É preciso saber como implantá-la.
Tags:     
Verified by MonsterInsights