jornada do comprador

Para Startups e PMEs, cada decisão é importante. Como fundadores e líderes, muitas vezes você é puxado em várias direções, fazendo malabarismos com o desenvolvimento de produtos, atendimento ao cliente e estratégias de marketing.

No entanto, uma área crítica que pode ser decisiva para o seu sucesso é o mapeamento da jornada do comprador. Deixar de entender essa jornada pode ter consequências terríveis para sua empresa. As startups e as PMEs que pulam essa etapa geralmente enfrentam baixas taxas de conversão, custos de aquisição mais altos e oportunidades de receita perdidas. Mas por que isso acontece? Vamos explorar porque isso é crucial e como você pode mudar a maré.

 

As consequências de ignorar a jornada do comprador

  1. Esforços de marketing desalinhados

Sem uma compreensão clara da jornada do comprador, seus esforços de marketing podem errar o alvo. Você corre o risco de atingir o público errado com mensagens irrelevantes em momentos inapropriados. Esse desalinhamento além de desperdiça recursos, também diminui a credibilidade de sua marca.

  1. Oportunidades perdidas de engajamento

Cada estágio da jornada do comprador apresenta oportunidades únicas de engajamento. Se você não mapear esses estágios, poderá ignorar os principais pontos de contato em que os prospects estão buscando informações ou garantias. Isso pode levar à perda de vendas.

  1. Aumento dos custos de aquisição de clientes

Quando sua estratégia de marketing não está alinhada com a jornada do comprador, você acaba gastando mais do que o necessário na aquisição de clientes. A segmentação e as mensagens ineficientes elevam os custos de aquisição, sobrecarregando seu orçamento limitado.

  1. Experiência ruim do cliente

Uma compreensão desarticulada da jornada do comprador pode resultar em uma experiência frustrante para o cliente. Se os prospects se sentirem confusos ou sem suporte em qualquer estágio, é provável que abandonem completamente a jornada, optando pelos concorrentes que oferecem um caminho mais claro.

Como resolver esse problema

  1. Realize uma pesquisa de persona do comprador

Comece desenvolvendo as personas do comprador que reflitam os dados demográficos, os comportamentos, os pontos problemáticos e as motivações de seu público-alvo. Essa etapa fundamental fornecerá insights sobre como seus clientes tomam decisões e o que influencia o processo de compra deles.

  1. Mapeie a jornada do comprador

Crie uma representação visual da jornada do comprador que descreva cada estágio: Conscientização, Consideração e Decisão. Identifique quais informações os prospects buscam em cada estágio e com quais canais eles preferem se engajar com a sua marca.

  1. Alinhe sua estratégia de conteúdo

Com um mapa claro em mãos, alinhe sua estratégia de conteúdo para atender às necessidades dos compradores em cada estágio de sua jornada. Desenvolva conteúdo direcionado que eduque, informe e nutra as personas em seu processo de tomada de decisão.

  1. Utilize ferramentas de análise

Utilize ferramentas de análise para rastrear as interações com os prospects / clientes e coletar dados sobre como eles navegam na jornada deles com a sua marca. Use esses dados para refinar sua abordagem continuamente e garantir que você esteja atendendo na hora certa, pelo canal certo, com o conteúdo certo.

  1. Envolva sua equipe de vendas

Certifique-se de que sua equipe de vendas participe da construção do entendimento e esteja bem familiarizada com a jornada do comprador. As percepções que eles têm das interações diretas com os clientes potenciais podem fornecer um feedback valioso sobre a eficácia com que você está atendendo às necessidades do comprador.

 

Eu posso orientar a sua equipe a entender a jornada do comprador, para acelerar e eliminar a fricção que gera desperdícios e perda de receitas. Mande uma DM para agendarmos uma conversa sem compromisso.

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Entendendo a jornada do comprador: Por que as startups e as PMEs não podem se dar ao luxo de errar o alvo
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