A liderança irrita os profissionais de marketing quando fazem os seguintes tipos de comentários:
- Precisamos de mais leads. Sem orçamento ou contratação
- Minha sobrinha tem 8.000 seguidores e acha que estamos fazendo mal as mídias sociais
- Largue tudo. Tenho uma ideia de marketing
- Minha esposa/marido teve uma ideia
- O estagiário pode gerenciar a mídia social, certo?
- Não podemos contratar. Basta ser mais produtivo
- Por que não estamos em primeiro lugar no Google?
- Basta fazer o que o concorrente está fazendo e tentar melhorar.
- Você pode fazer isso em 20 minutos
Eles subestimam o tempo, o esforço e a habilidade necessários para executar um marketing competente.
Como resultado, as equipes de marketing ficam
- estressadas
- com falta de pessoal
- sobrecarregadas de trabalho
- apressadas
A quantidade é priorizada em detrimento da qualidade, produzindo um marketing abaixo do esperado, que só atende os pedidos de Vendas.
E quando as metas não são atingidas? A liderança culpa o marketing.
É PRECISO DAR UM BASTA NISSO!
O Marketing precisa ser estratégico, educar a liderança e mostrar a geração de valor.
Se a sua equipe de liderança não respeita o marketing, essa é a luta que você deve travar.
Compartilhe objetivos com as Lideranças, Vendas, CS.
Garanta que você esteja comunicando o valor do Marketing de uma forma que conecte suas atividades diretamente à receita direta.
Adote métricas unificadas que abranjam toda a equipe de receita e que estejam alinhadas com toda a jornada do cliente, incluindo aquisição, retenção e expansão de clientes!
Foquem em gerar valor (estratégia, insights) e receita em vez de atividades dispersas. Só que o marketing NÃO tem a ver apenas com receita – essa é uma meta compartilhada com os outros integrantes da equipe de receita (Vendas, CS, CX)
Aprender a falar a linguagem dos negócios (sem abandonar os princípios de marketing)
A incorporação de uma métrica de resultado de marketing baseada em lucro, como o retorno sobre o investimento (ROI), talvez com base no valor da vida útil do cliente (CLV/LTV), fornece uma estrutura para decidir o que gastar e como gastar, além de tornar as conversas com a equipe financeira mais estratégicas e focadas no crescimento.
Mensure e comunique o valor total do marketing, não apenas a parte da receita.
Defender o marketing adequado na sala da diretoria