Uma abordagem de Marketing ágil permite que a empresa responda e se adapte às mudanças da dinâmica do mercado, através da adoção de um número maior de pequenas mudanças e interações, ao invés da implantação de programas abrangentes e complexos, que exigem um longo tempo de execução e com maior risco de falhas.
Traços essenciais de uma empresa ágil
Um estudo do MIT concluiu que empresas que possuem agilidade têm um crescimento no faturamento 37% maior e geram 30% a mais de lucro do que as empresas que não são ágeis. O estudo do MIT aponta que os traços essenciais de uma empresa ágil incluem:
- Rápida tomada de decisão e execução;
- Uma cultura de alta performance;
- Capacidade de acessar a informação certa na hora certa;
- Responsabilidade e credibilidade;
- Flexibilidade na gestão de equipes.
Quando se planeja disponibilizar experiências mais relevantes para os clientes, é importante dar suporte a uma cultura de agilidade que acelere o tempo de resposta para o mercado. O Marketing deve lançar novas iniciativas para acompanhar as tendências do mercado e testar diferentes experiências para testar o que é mais eficaz. Isso implica em testar e ter agilidade para promover mudanças e obter aprendizagem para otimizar processos. Um marketing ágil deve tomar decisões baseadas em dados.
Organizações com Marketing ágil são mais capazes de se adaptar
Artigos recentes da Forbes Magazine ressaltam que a dinâmica das mudanças nas preferências dos clientes, o ambiente do mercado e tecnologia aliada à explosão de dados exige que as organizações de Marketing sejam mais ágeis. Por quê? As organizações de Marketing ágeis são capazes de adaptar os seus esforços de Marketing mais rapidamente e com sucesso, em resposta às mudanças de comportamento do cliente, condições de mercado e direção de negócios, aumentando o market share ou o valor para o cliente.
Quando o Marketing consegue prestar contas, facilita a agilidade. O Marketing tem tentado adotar métricas de prestação de contas. Na verdade, muitas organizações não têm falta de métricas de Marketing. O que falta é criação de processos e adoção de metodologia e um pouco de tecnologia. A maioria não está satisfeita com a sua gestão de desempenho de Marketing e de capacidade de gerar métricas, especialmente quando se trata de dados, métricas, processos e ferramentas. Falta prover a área de Marketing com infraestrutura – recursos, processos e dados da organização que o Marketing precisa para criar e entregar valor aos clientes.
Investir no Marketing Digital
Para conseguir ter um marketing ágil, é preciso que a empresa invista no marketing digital, o que permite criar e disponibilizar experiências de valor para os compradores.
Pessoas e processos são os ingredientes chave para uma estratégia efetiva de vendas através de programas de geração de demanda.
As principais áreas de investimento
Para ter sucesso, é preciso alinhar pessoas, processos e tecnologia.
- Pessoas – Quais as funções necessárias para executar a estratégia e avançar nos objetivos? Que conjunto de habilidades a equipe atual precisa desenvolver para ter maior sucesso no próximo ano?
- Processos – mapear o ciclo de vida do comprador e correlacionar os objetivos estratégicos com os objetivos e métricas de marketing. Quais são os sistemas existentes para apoiar e automatizar a execução? Que novos processos podem ser introduzidos para melhorar a eficiência, consistência e os resultados com um custo mínimo?
- Tecnologia – A tecnologia é um elemento fantástico, mas não pode substituir o pensamento front-end. Se você começar com a tecnologia, você está condenado. Não podemos adotar todas as mudanças tecnológicas, mas podemos escolher conscientemente algumas. Ótima gestão de tecnologia é escolher qual mudanças absorver – de preferência aquelas que estão melhor alinhadas com a estratégia global da organização. Para ter sucesso, a gestão de tecnologia deve abordar explicitamente como essas tecnologias serão absorvidas pelas operações e pela cultura da organização. É preciso treinar de forma proativa, convencer, educar, treinar, elevar e inspirar as pessoas que irão manejar essa tecnologia.
Muitas organizações criaram uma função de Operação de Marketing. As tarefas dessas funções variam consideravelmente com a maioria das organizações de operação de Marketing, em relação à pesquisa de mercado, orçamento / planejamento e dados.
Plataformas de Automação de Marketing permitem que Marketing tenha maior controle sobre seus processos.
Operações de Marketing como uma função ainda permanece, literalmente, um território inexplorado, ou seja, poucas organizações têm desenvolvido de maneira formal, processos de Marketing estruturados.
Com a adoção de Sistemas de Automação de Marketing, é possível focar mais em dados, analytics, sistemas e processos. Marketing começa a ter um lado científico, e isso é uma oportunidade para a Operação de Marketing desempenhar um papel mais significativo, comprovando o valor que agrega aos negócios. Dessa forma a função de Operações de Marketing permite que Marketing funcione como um centro de excelência.
Operações de Marketing é a infraestrutura, o mecanismo e o motor que ajuda o Marketing a ter mais agilidade e gerar mais valor para o negócio. Desenvolve e implanta os processos, sistemas, ferramentas e habilidades necessárias para que Marketing gere resultados para os negócios, utilize dados para tomar decisões estratégicas relacionadas aos clientes, ao mercado e aos produtos, fazer correções de curso e, finalmente, para medir e informar sobre o desempenho da área de Marketing. Excelência operacional no Marketing é o motor para a função de Marketing e o seu papel serve como um canal entre Marketing, Vendas, Finanças e equipe executiva.
Atividades para promover o marketing ágil
Se sua empresa está pronta para criar uma Operação de Marketing totalmente funcional, que irá promover agilidade, gestão de desempenho, permitindo que Marketing funcione como um centro de excelência, então, considere expandir o papel e as funções do Marketing além de orçamento e planejamento e pesquisa de mercado, abrangendo as seguintes atividades:
- Definição da estratégia e alinhamento das iniciativas, métricas, pessoas e tarefas com os resultados de negócios da empresa;
- Desenvolvimento e implantação de métricas, infraestrutura e processos de negócios;
- Definição e gerenciamento de sistemas e ferramentas;
- Estabelecimento e comunicação das melhores práticas;
- Gestão do orçamento de Marketing e processo orçamentário;
- Implantação de tecnologia para apoiar a mensuração de desempenho e relatórios;
- Trabalho com os líderes de Marketing no desenvolvimento de planos de Marketing;
- Apoio ao pessoal de Marketing para garantir foco na medição da contribuição para os objetivos de Marketing, estratégias, programas e atividades;
- Monitoração dos progressos do Marketing contra metas de desempenho e detecção de falhas e problemas.
Marketing não é, essencialmente, tecnologia. Marketing é sobre conexão com clientes, proporcionando experiências incríveis com eles em cada ponto de contato em seu ciclo de vida com a sua organização, e – através dessas conexões e experiências – a construção de uma marca forte e duradoura. Tecnologias de Marketing são só meios para esse fim.
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