Relacionamos abaixo alguns tipos de softwares utilizados para se relacionar com prospects e clientes:
- Analytics/atribuição é percepção.
- Automação de Marketing é processos
- Monitoração das mídias sociais é engajamento
- Experiência do Cliente é pontos de contato
- CRM é relacionamento
A quantidade de software disponível para uso no Marketing hoje em dia é maior do que em qualquer outra função na história da computação.
O marketing digital foi o primeiro grande mercado a nascer na era da computação nas nuvens. As grandes plataformas que integram diferentes softwares e aplicativos diminuem os riscos associados a problemas de integração das tecnologias, gerenciamento e riscos junto a fornecedores e o gerenciamento global de todos os recursos envolvidos.
MarTech: Estratégia de Tecnologia de Marketing
Para desenvolver uma estratégia de tecnologia de marketing é preciso que haja:
- Colaboração entre todas as áreas envolvidas.
- Governança – para decidir quem é responsável pelo o quê.
- Priorização – do que é importante para os negócios.
- Ajustar expectativas – não querer que tudo seja perfeito.
- Otimização contínua – não queira que tudo aconteça no mesmo momento.
- Categorização – infraestrutura vs inovação.
- Padronização de dados importantes – centrais é a chave!
- Arquitetura e sistemas abertos – favorecimento
- Liberdade de ação – minimizar dependências.
- Especialização – capacite as equipes a usar as ferramentas adequadamente.
É preciso mixar a expertise de marketing com a expertise de TI, criando novos cargos com novas capacitações, os Tecnologistas de Marketing – MarTech, cuja origem venha tanto da área de Marketing, como da área de TI.
A maioria das grandes organizações já estão se organizando nesse sentido, criando o papel do CMT- Chief Marketing Technologist, cuja as principais responsabilidades são:
- Alinhar a tecnologia de marketing com os objetivos de negócio;
- Facilitar os projetos e comunicação entre as equipes de Marketing e TI;
- Selecionar, avaliar e contratar fornecedores de tecnologia;
- Priorizar orçamento para a Tecnologia de Marketing;
- Descobrir tecnologias que apoiem o modelo de negócio;
Consulte a Operação de Marketing para ajudá-lo a desenvolver sua estratégia de tecnologia de marketing.
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