tecnologia no marketing

Ao longo das últimas duas décadas, a tecnologia fez com que o comportamento do comprador nos mercados de consumo e de negócios mudasse sensivelmente.

Os compradores agora têm acesso on-line a uma quantidade sem precedentes de informações, especialmente sobre os produtos e serviços que estão interessados em comprar. O poder mudou do vendedor para o comprador, e os compradores estão exigindo conteúdo de alta qualidade para se informar, engajar e se educar. Cerca de 70% do ciclo de compra é realizado sem que o comprador faça contato com um vendedor.

Uma “colaboração épica entre marketing e tecnologia" tornou-se necessária para permitir fornecer às equipes de marketing novas ferramentas para operar eficazmente neste admirável mundo novo.

É um fato indiscutível que os líderes empresariais agora percebem o marketing como uma disciplina técnica que está se transformando e adotando novos processos habilitados pela tecnologia.

Estas mudanças sísmicas têm abalado a forma como as equipes de marketing executam suas campanhas:

  • O volume do conteúdo que se espera produzir explodiu;
  • Há um grande número de novos canais de distribuição para os quais o conteúdo precisa ser criado e formatado;
  • O prazo para que as equipes de marketing têm para produzir conteúdo estão sendo encurtados à medida que mais investimentos de marketing estão voltados para canais digitais;
  • A marca e a regulamentação específica a certos segmentos da indústria impactam a produção de conteúdos mais do que nunca;
  • É necessário proceder a uma análise do desempenho de cada parte do conteúdo;

 

Apresento a seguir 10 tendências identificadas:

 

1. Estreita colaboração entre Marketing e TI

Tornou-se necessária a colaboração entre Marketing e TI para permitir fornecer às equipes de marketing novas ferramentas que permitam operar de forma eficaz e eficiente neste admirável mundo novo.

Segundo um estudo de 2015 do Scott Brinker, existem mais de 1876 tecnologias de marketing. O problema é que elas são adotadas com o foco em táticas. Isto ocorre por que manter o foco no consumidor não é fácil.

Esta grande quantidade de tecnologia confunde e dificulta desenvolver um marketing centrado no cliente, pois para tanto, é preciso saber escolher com cuidado a tecnologia a ser adotada, para suportar processos, fluxos de trabalho e papeis para praticar um marketing centrado no comprador.

O futuro da tecnologia está na capacidade de integrar e interconectar diferentes tecnologias que suportem as operações de marketing internas.

 

2. Todo mundo estará integrado nas nuvens

A necessidade de integração e interconexão das tecnologias nos levam a tecnologia baseada na nuvem. Todas as soluções nesse meio ambiente devem poder se integrar e operar entre si, utilizando APIs. Esta comunicação é efetuada com dados.

Ao longo dos últimos anos, a computação em nuvem tem mudado a maneira que as empresas e os funcionários trabalham, removendo as restrições do software tradicional exiginda em suas práticas de trabalho 'em suas mesas ".

Conforme a tecnologia de nuvem continua a evoluir, mais empresas percebem os benefícios estratégicos de acesso de todos os dados do cliente ao alcance de todos os funcionários, de qualquer lugar, e a qualquer momento, usando CRM na nuvem. As sub-tendências é que mais empresas irão adotar software de automação de marketing e a utilizando ferramentas de produtividade baseadas na Web também vai acelerar a tendência adoção da nuvem.

Vantagens:

  • Menor investimento de capital;
  • Custos internos menores;
  • Maior flexibilidade;
  • Redução da complexidade de TI;

 

3. Novos papeis e responsabilidades

Muitas organizações estão agora buscando um conjunto de habilidades que abrange tanto as sensibilidades criativas como as analíticas. Isso está gerando novos papéis e responsabilidades dentro dos departamentos de marketing.

As empresas precisam de alguém para gerenciar os investimentos em tecnologia de marketing internos, organizar e priorizar eles para entregar uma experiência focada no cliente. Este papel nas grandes empresas está sendo preenchido pelo Chief Marketing Technologist (CMT).

O Marketing precisa ter alguém familiarizado com as técnicas de marketing, bem como tecnologias. Eles precisam entender como usar a tecnologia para definir mercados, atrair, adquirir e reter clientes.

O surgimento de uma nova área na equipe de marketing – Operação de Marketing. Nas empresas mais estruturadas inicia-se a evolução da área de Operações de Marketing como uma função onipresente responsável pela execução de campanhas, gerenciamento de tecnologia e coordenando a ampla gama de atividades realizadas em toda a equipe de marketing.

O Chief Marketing Technologist (CMT) e/ou a equipe de Operação de Marketing funcionam como ponte entre o Marketing e a TI.

Em decorrência desse fato, o índice de adoção de ferramentas essenciais que servem como a espinha dorsal para a equipe de operação de marketing executar campanhas aumenta – automação de marketing, comunicação, gerenciamento de projetos, gerenciamento de ativos digitais, e de revisão a aprovação de peças criativas.

As empresas começam a contratar mais engenheiros e menos artistas criativos.

Os profissionais com conhecimento de tecnologia (MarTech) estão em alta.

"Conforme tudo se torna mais digital – a arte de gerenciar o marketing cada vez mais se assemelha a arte de gerenciar software." – Scott Brinker

Tornou-se claro que os profissionais de marketing reconhecem a necessidade de mudar suas estratégias, e ao fazer isso, eles estão verificando o que o marketing é e continuará a ser uma disciplina técnica.

 

4. Aumento do acesso via dispositivos móveis

Com o crescimento do uso de smartphones e tablets, a tendência de uso de dispositivos móveis por prospects e empregados no trabalho vai continuar a ser uma tendência nos próximos anos. De fato, 40% da força de trabalho do mundo está utilizando dispositivos móveis.

O marketing precisa disponibilizar conteúdo em páginas responsivas aos diferentes tamanhos de telas dos dispositivos, por diferentes canais.

 

5. Uso de ferramentas de análise de dados e uso da inteligência.

Os dados constituem a linguagem entre as diferentes tecnologias. Os bancos de dados precisam estar estruturados para poderem gerar respostas/valor para a empresa e prover insights para otimizar processos, táticas e estratégias.

 

6. ROI é rei, mas ainda precisa de um exército

Encontrar uma metodologia padrão solidificada para o cálculo do ROI é o Santo Graal do marketing. No entanto, a maioria dos profissionais de marketing ainda lutam para conseguir adotar uma metodologia amplamente difundida e aceita. As métricas padrão, atribuição multitoque e definição de padrões da indústria para mensuração ainda não estão plenamente estabelecidas.

As ferramentas necessárias para cumprir a promessa de uma organização de marketing que seja orientado a dados ainda estão em desenvolvimento. Não podemos prever quando isso irá se concretizar, mas é claro que a solução para a medição do ROI é uma área que está se tornando prioritária para o marketing.

 

7. A explosão do Marketing de Conteúdo

Como a forma de comprar mudou, o conteúdo é primordial para atrair, engajar e educar os prospects, e convertê-los em clientes.

Apesar da ascensão na criação de marketing de conteúdo, publicar de forma eficaz ainda é um enorme desafio. Definição de metas, encontrar a combinação certa de conteúdo para coincidir com as etapas do processo de compra/venda, decidir a melhor forma de alocar recursos, e até mesmo peneirar os prós e contras de diferentes plataformas, estão provando ser uma tarefa difícil para muitas empresas. Mesmo aquelas que têm uma estratégia coesa os resultados não estão necessariamente garantidos.

"Estratégia só funciona, com a criação consistente de conteúdo de qualidade, e original, o que requer muito tempo e esforço. O que as empresas precisam é de ferramentas que lhes permitem determinar quais os tipos de conteúdo funcionam melhor para elas, para que possam criar eficiências na sua estratégia para economizar tempo e dinheiro. " – Sunil Rajarman

O volume de conteúdos criativos que o marketing precisa produzir explodiu. Esse conteúdo precisa ser criado e reaproveitado para um grande número de canais de distribuição novos, a maioria digitais. Além disso os prazos diminuíram.

 

8. Personalização em massa ainda é difícil

Todos concordam que quanto mais personalizado for o conteúdo, mais efetivo serão os esforços do marketing. Não está claro ainda qual é o nível ideal de personalização em função de categorias de produtos/serviços, ou deva ser adotada em todas as disciplinas do marketing.

 

9. Alinhamento entre Marketing e Vendas

É preciso que as áreas de Marketing e Vendas trabalhem juntas para identificar a jornada do comprador e otimizá-la, adequando o processo de venda da empresa, com o processo de compra do cliente. Vendas e marketing, devem identificar as áreas ou lacunas a vencer, que podem gerar mais receita, e traçar uma estratégia para o crescimento continuado em novos mercados.

 

10.  Organizar e otimizar os fluxos de trabalho e processos

A fim de que as tecnologias – e os profissionais que as utilizam – operem com sucesso neste ambiente, é preciso dar maior ênfase na organização e otimização de fluxos de trabalho e processos.

Embora as tecnologias utilizadas possam variar de propósito – personalização, testes, etc. – cada uma vai desempenhar um papel na forma como o conteúdo é entregue e consumido pelo cliente. Isso significa que os fluxos de trabalho e processos personalizados devem considerar as pessoas envolvidas, bem como as tecnologias utilizadas na implantação de conteúdo de marketing.

É preciso que todas as tecnologias adotadas sejam integradas e centralizadas numa única plataforma, permitindo ter uma visão holística que facilite a organização e otimização dos fluxos de trabalho e processos.

Plataformas que fornecem fluxos de trabalho automatizados e estratégicos para trabalhar de maneira cross-funcional tendem substituir sistemas ad hoc para o planejamento, produção, distribuição e análise de conteúdo.

CONTEÚDO QUE PODE LHE INTERESSAR:

(Visited 1.575 times, 1 visits today)
O impacto da tecnologia no Marketing
Verified by MonsterInsights