Funil do Ciclo de vendas

Apresentamos e desconstruímos numa série de cinco posts, os cinco mitos mais comuns associados com a automação de marketing. Ao fazer isso, destacamos as vantagens da utilização deste tipo de sistema, e exploramos o que é preciso para desbloquear a sua gama de potencial, e explicamos como aplicar automação de marketing para praticar um marketing moderno personalizado e centrado no comprador.

Os outros quatro posts que complementam essa série são:

 

4- Automação de marketing permite o profissional de marketing ditar a Jornada do Comprador.

Hoje em dia todos os negócios precisam se adaptar a forma de comprar dos clientes, que estão agora no comando do processo de compra. Eles abordam o processo de compra de uma nova maneira, e o marketing precisa se adaptar a essa nova abordagem, mudando a forma de vender.

Negócios que estavam acostumados a ditar a jornada do comprador, agora não conseguem mais controlar, pois quem dita as regras é o cliente. Os compradores agora definem a sua própria jornada em seus próprios termos, da conscientização até a efetivação da compra. Para engajá-los de forma eficaz, o marketing pode tirar proveito da tecnologia de automação de marketing para reunir informações – ou "pegadas digitais" – que os compradores deixam para trás em sua jornada. Esta inteligência permite fazer o acompanhamento das interações com esses compradores.

É importante compreender que o uso de automação de marketing não equivale a memorização programas que geram um comportamento desejado. Em vez disso, automação de marketing torna possível ao marketing ofertar conteúdo e responder com mensagens relevantes às perguntas e assuntos de interesse dos prospects, no momento certo e pelo canal que eles preferirem. Desta forma, o marketing pode apoiar e educar os compradores ao longo de suas jornadas, de forma a se manter no topo de suas mentes-  a medida que eles estreitam a lista dos finalistas e, finalmente cheguem a uma decisão de compra.

A maioria das empresas possui algum tipo de funil (jornada do comprador) que representa seu processo de Marketing e Vendas, do primeiro clique à geração de receita. Mas será que ele está funcionando adequadamente? É mensurável? É replicável?

  • O desenvolvimento de um funil mensurável permite às empresas incluírem o fator “previsibilidade” no ciclo de vida dos leads, respondendo a perguntas que ajudam a ganhar clareza sobre o que está funcionando e o que não está, tais como:
  • Será que 5.000 leads se transformam em 100 negócios? 50 negócios?
  • Onde os leads estão vazando do funil?
  • Quais vendedores convertem com as maiores taxas?
  • O que está gerando as maiores receitas? (webinar, e-mail, social etc.)
  • A maioria das empresas adotam o conceito do funil, mas colocar esse conceito em prática geralmente é o desafio.

 

O Marketing deve primeiro adotar uma abordagem multifacetada para descobrir quais são as percepções do comprador e compreender a jornada de compra. Depois desse entendimento é possível criar uma estratégia de conteúdo alinhada com a jornada de todas as “personas” que integram o comitê de compras.

Embora esta tecnologia possa libertar os profissionais de marketing de muitas tarefas repetitivas – e, na verdade, reduzir os recursos necessários – ao apoiar o espectro de cenários de engajamento, ela não pode alterar a nova dinâmica entre o comprador-vendedor. Os profissionais que entendem este fato podem usar a automação de marketing efetivamente para melhor atrair compradores ideais, engajar e nutri-los em todas as fases da jornada de compra, e passá-los para vendas quando eles estiverem maduros e prontos para fazer uma compra.

 

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Desconstruindo mitos sobre Automação de Marketing- Parte 4
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