Apresentamos e desconstruímos numa série de cinco posts, os cinco mitos mais comuns associados com a automação de marketing. Ao fazer isso, destacamos as vantagens da utilização deste tipo de sistema, e exploramos o que é preciso para desbloquear a sua gama de potencial, e explicamos como aplicar automação de marketing para praticar um marketing moderno personalizado e centrado no comprador.
Os outros quatro posts que complementam essa série são:
- Automação de marketing é muito difícil de implantar e operar.
- Tecnologia de marketing é assustadora e existem muitas opções.
- Automação de marketing foca somente em campanhas Outbound.
- Automação de marketing permite o profissional de marketing ditar a Jornada do Comprador.
5- É preciso manter uma equipe grande e cara para usar a automação de marketing de forma efetiva.
A crença de que a automação de marketing é só para grandes empresas com alto orçamento, é totalmente infundada. É verdade que é necessário criar conteúdo adequado e identificar as personas certa e os canais certos para alcançar o comprador ideal, a fim de obter o máximo de seus investimentos em automação de marketing. Mas é uma falácia que isso requeira uma equipe e orçamento enormes. Na verdade, automação de marketing, por definição, reduz as necessidades de recursos ao automatizar muitas das tarefas associadas à atração, engajamento e nutrição de prospects e clientes. Além disso, ao fazer isso, ela libera recursos voltados para execução tática para que se dediquem mais aos elementos estratégicos do marketing.
Muitas empresas com equipes bem enxutas utilizam plataformas de automação de marketing se beneficiando de grandes vantagens. Tudo depende do tipo de abordagem. As empresas acabam adicionando mais gente na equipe e recursos quando não se preparam adequadamente para implantar uma plataforma de automação de marketing.
Para gerar valor com automação de marketing, as organizações devem ter foco em dedicar os recursos adequados, em processos alinhados, em vez de investir um monte de recursos. Tecnologia sem uma estratégia adequada, pessoas qualificadas e processos corretos não funciona. Automação de marketing é como qualquer outra ferramenta; os resultados gerados pela sua utilização dependem da proficiência dos usuários com a ferramenta.
Geração de Conteúdo
Muitas empresas acham que uma importante barreira é de não possuírem recursos suficientes para gerar conteúdo, por que pensam em sua criação como recursos pontuais, em vez de os utilizarem como recursos que podem ser adaptados/reaproveitados para reutilização na produção de novos conteúdos. Não há necessidade de se criar uma quantidade enorme de conteúdo a partir do zero. Basta criar uma estratégia para adaptar conteúdo que possa ser redirecionado e reaproveitado.
Isto exige uma profunda compreensão de quais informações são mais importantes para os compradores e formas inteligentes de disponibilizar essa informação. Talvez isso significa planejar escrever uma série de posts que em última análise, gerem um ativo maior, como um E-book. Ou talvez se trate de determinar como um ativo de conteúdo usado em um programa de nutrição também possa ser usado em uma campanha de disparo automático. O objetivo é empregar uma abordagem passo-a-passo para produzir e entregar conteúdo, alinhado com as necessidades e prioridades dos compradores.
CONCLUSÃO
A realidade é, a automação de marketing não será necessariamente a melhor abordagem para todas empresa, mas pode ser extremamente benéfico para as empresas B2B onde; o processo de compra do cliente dure mais de uma semana, o envio de e-mails por si só não gera vendas e / ou você está vendendo produtos ou serviços diferentes para diferentes mercados-alvo.
A adoção da automação de marketing no Brasil está apenas engatinhando. São poucas as empresas que utilizam esta tecnologia de forma madura, executando estratégias.
Uma coisa é certa! As empresas que não adotarem plataformas de automação de marketing vão ficar atrás de seus concorrentes que as adotarem.
Consulte sem compromisso a Operação de Marketing para saber como podemos orientá-los nos próximos passos, para começar a praticar o marketing moderno.
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