A Automação de Marketing refere-se a plataformas de software que ajudam os profissionais de marketing automatizar tarefas repetitivas. Ela também permite praticar ações de marketing em vários canais on-line de forma mais eficaz. Permite obter métricas concretas e calcular o ROI do marketing, utilizando dados para o processo decisório e eliminando o achismo, tornando o marketing uma ciência mais exata. Ele permite gerenciar os leads ao longo da jornada de compras, nutrindo-os e qualificando-os, até que estejam maduros o suficiente para serem encaminhados para um representante de vendas.
As plataformas de automação de marketing formam a espinha dorsal para configurar e nutrir campanhas de marketing utilizando diversos canais e gerenciando a comunicação com base no engajamento e interação do prospect. Também é a ferramenta que permite ao Marketing atribuir a geração de receita em relação às despesas geradas e calcular o ROI do Marketing.
Este tipo de plataforma já foi considerada como algo apenas para grandes empresas com grandes orçamentos. Atualmente a automação de marketing tornou-se generalizada o suficiente, existindo opções para empresas de todos os tamanhos. As pequenas empresas podem encontrar uma versão de automação de marketing que caibam em seus orçamentos. As empresas de todos os tamanhos podem colher os benefícios da automação de marketing.
Os principais benefícios e resultados da Automação de Marketing são:
- A geração e nutrição de leads
Tem sido apontado como os mais importantes benefícios da adoção de automação de marketing. (Pepper Global“B2B Marketing Automation Report 2014”)
- Automação gera um aumento de 14,5% na produtividade de vendas, e uma redução de 12,2% nas despesas gerais de marketing (Nucleus Research).
- 80% dos usuários de automação de marketing registou um aumento no número de leads e 77% tiveram um aumento de conversões. (VentureBeat).
- Leads nutridos gastam cerca de 47% a mais em suas compras quando comparado com leads não nutridos. (Kapost).
- Profissionais de marketing B2B que implementam automação de marketing aumentarem a sua contribuição do Marketing para o funil de Vendas em 10%. (Forrester Research, The Forrester Wave™: Lead-To-Revenue Management Platform Vendors, Q1 2014, Jan 2014).
2. Melhor foco dos leads e clientes (Pepper Global)
- A maioria (59%) das empresas que usam automação de marketing são capazes de atingir os seus prospects com conteúdo disparado em função do comportamento no site. (Estudo Lenskold e Pedowitz Groups 2013 Lead-Generation Marketing Effectivness Study ).
- As empresas que utilizam automação de marketing são 3 vezes mais propensas do que as empresas que não utilizam a automação para rastrear e atribuir os seus esforços de conteúdo de marketing para múltiplos pontos de contato (36% a 11%). (The Groups Lenskold e Pedowitz 2013 Lead Generation Marketing Effectiveness Study, Nov 2013)
3. Economia de tempo / aumento da produtividade / eficiência do marketing.
73% dos profissionais de marketing acreditam que um dos principais benefícios da automação de marketing é ser mais eficiente e economizar tempo. (Statista) Jeff Bullas afirma: "A era do computador está fornecendo o software para programar o seu marketing. Os funis de marketing podem ser carregados uma vez e usado várias vezes. As tarefas rotineiras de publicação e de mensuração são atendidas.
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4. Melhor engajamento com os clientes. (Pepper Global)
36% dos profissionais de marketing disseram que o melhor engajamento do cliente era uma meta importante para automação de marketing. (Ascend2)
5. Mais oportunidades de vendas e de conversão (Pepper Global)
- As empresas que utilizam automação de marketing têm uma taxa de conversão 53% superior de leads qualificados do que aquelas que não o fazem. (Aberdeen). A automação de Marketing, entregando conteúdo que o prospect quer ler, pode construir confiança. Pequenos compromissos começam com uma venda de baixo valor pode levar a upsells de maior valor conforme a tecnologia move o cliente através do funil de marketing automatizado.
- Leads nutridos geram pedidos em valores da ordem média 47% mais elevados do que leads não nutridos.
- 63% das empresas que estão superando seus concorrentes usam automação de marketing. (The Groups Lenskold e Pedowitz 2013 Lead Generation Marketing Effectiveness Study, Nov 2013).
- 78% dos profissionais de marketing bem sucedidos citam os sistemas de automação de marketing como os mais responsáveis pela melhora na contribuição de receita. (The Groups Lenskold e Pedowitz 2013 Lead-Generation Marketing Effectiveness Study, Nov 2013).
6. Aumento da eficiência da equipe de vendas.
Prioriza os leads com base na qualidade e urgência. Permite que Vendas devolva para o Marketing os leads para mais nutrição, evitando que eles fiquem parados ou se percam. Fornece o histórico de atividades lead mais abrangente para Vendas efetuar uma abordagem mais proativa.
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