As tecnologias de marketing permitem rastrear as atividades dos leads e clientes e entender como eles interagem com o website, os conteúdos e também com as mídias sociais, permitindo atribuir receitas geradas pelas ações do marketing.
Apresentamos a seguir quatro dicas para conectar as atividades do marketing à receita.
1. Alinhe os objetivos do marketing às metas de receita.
Alinhe os processos e as atividades do marketing com a equipe de vendas. Saiba qual é o custo de aquisição de clientes para cada tipo de campanha e segmento.
- Saiba mais baixando nosso whitepaper CRIANDO SINERGIA ENTRE MARKETING & VENDAS
2. Crie e utilize os perfis das “personas do comprador”
Crie, mantenha atualizado e utilize os perfis das “personas do comprador “para orientar na criação de mensagens persuasivas, campanhas de nutrição direcionadas, conteúdo relevante, e campanha de marketing que ajudarão a estabelecer confiança, proporcionar clareza, e apoiar a proposta de valor para o cliente, bem como encurtar o ciclo de vendas e otimizar e reduzir desperdícios no orçamento de marketing.
3. Revise e atualize os critérios pontuação e classificação de LQM e LAV.
Mantenha atualizado com a participação da equipe de Vendas o critério do que seja um Lead Qualificado pelo Marketing e Lead Aceito por Vendas, ajustando o modelo do valor da pontuação. Analise periodicamente os comportamentos e dados demográficos em relação às taxas de conversão, para ajustar o critério de pontuação.
4. Rastreie suas métricas regularmente.
As ferramentas de automação geram dados utilizados para tomada de decisões de negócio e que contribuem para o resultado final. A cada trimestre as equipes de Marketing e Vendas devem revisar os KPIs que sejam relacionados à receita e promover ajustes para otimizar resultados.
CONTEÚDO QUE PODE LHE INTERESSAR: