Este post se baseia num conteúdo veiculado no Marketing Future Forum e escrito por Lynn Hunsaker das empresas ClearAction e Marketing Operations Partners.
A maturidade é um fator importante em todas as áreas da nossa vida, pois significa maior sabedoria, o que permite ter uma maior capacidade para atingir o sucesso sob uma variedade de circunstâncias. Em termos de marketing, a maturidade é importante pelas mesmas razões. A maturidade verdadeira precisa existir em todas as especialidades do marketing.
Quem decide a maturidade no marketing
No Marketing, os juízes finais do grau de maturidade são os clientes, parceiros de canal, parceiros estratégicos, fornecedores e outras partes interessadas no plano interno – enfatizando o 'ponto de vista do cliente.
Marcas distintivas de maturidade
Nós tendemos a pensar numa pessoa madura, como sendo alguém responsável, que está em sincronia social e emocionalmente e fisicamente (alinhado), e que se adapta de forma adequada em qualquer ambiente (ágil). Um atleta ou estudante ou animal de estimação ou organização de marketing madura teria esses mesmos critérios: responsável, alinhado e ágil.
Essas características ocorrem sequencialmente: a responsabilidade é a fundação para o alinhamento, o que, por sua vez, confere agilidade organizacional. Este fato detalha o que é preciso para nutrir maturidade num departamento de marketing.
Responsabilidade é Maximização de recursos.
Alinhamento é sincronia com a alta administração.
Agilidade é mobilização da empresa.
Todas as áreas funcionais do marketing precisam dominar estas três características, pois como numa corrente, ela é tão forte quanto seu elo mais fraco.
Blocos de construção da maturidade de Marketing
Ela começa com o ecossistema do marketing, garantindo que as partes interessadas (clientes, principalmente) sejam o elemento central de tudo que o marketing faz. O ecossistema informa estratégia, que é executada através de orientações e processos. As métricas monitoram a saúde e fornecem insumos contínuos para todos os itens acima. A tecnologia tem o potencial de tornar todas as opções acima mais eficientes, e a infraestrutura é a integração de todos os itens acima.
Os blocos de construção da maturidade de marketing são:
- Ecossistema = colaboração de sucesso com os principais interessados
- Estratégia = visão holística, tomada de decisão baseada em fatos
- Orientação = Desenvolvimento de Competências, governança de marketing
- Processo = empresa Lean, Six Sigma, cadeia de suprimentos
- Métricas = rentabilidade, análise preditiva, alinhamento das métricas empresariais.
- Tecnologia = gestão de marketing empresarial, gestão de portfólio
- Infraestrutura = Back-end de integração de processos, métricas, tecnologia
Cada um desses blocos possui vários requisitos, tanto no nível de base, bem como nos níveis intermediários e avançado. A abordagem mais sábia é trabalhar simultaneamente todos os blocos no seu nível básico em todos os componentes do modelo. Conforme se ganhe domínio no nível básico, fazer o mesmo para o nível intermediário, e em seguida, no nível avançado.
A maturidade de marketing importante porque coloca o seu jogo no escalão mais alto da competição. E isso produz carreiras mais satisfatórias e relacionamentos dentro e fora do ambiente de trabalho. Isso representa felicidade e sucesso emocional, produtivo e financeiro.
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