capacitação em marketing

Capacitação e competências em marketing.

Dando continuidade a esta série de posts de MarTech (Tecnologia de Marketing), este post é continuação do post Maximizando o valor dos investimentos em MarTech e detalha a terceira das quatro questões críticas que os executivos de marketing precisam responder. As outras três questões são:

As informações se baseiam num estudo realizado pela empresa de consultoria Lenati em parceria com Scott Brinker do blog ChiefMartech.

Avinash Kaushik uma vez escreveu um post em seu site Occam Razor, a seguinte regra: para cada US $ 10 investidos em tecnologia, é preciso investir US $ 90 em pessoas/capacitação. Conforme os programas de Martech crescem e se tornam parte das responsabilidades centrais de uma equipe, os executivos de marketing devem garantir que eles estejam contratando um mix adequado de habilidades para se adaptar as mudanças da tecnologia. Os profissionais de marketing provavelmente vão querer centralizados habilidades "serviços compartilhados" em uma equipe central, mas também vão precisar de núcleos de habilidades "de profissionais de marketing modernos" distribuídos em diferentes pontos da área de marketing.

 

Monte uma equipe com a combinação adequada de competências.

Os executivos de marketing precisam garantir um mix adequado de pessoal, com as habilidades necessárias para compor a equipe de marketing e, em seguida, montar uma estrutura organizacional que possa garantir transferência de conhecimento da forma mais simples possível.

É preciso balancear o aspecto estratégico tradicional com o tático/operacional. Não adianta ter uma equipe afiada na tecnologia, se o componente estratégico se perde no nível de execução.

 

Contratando um profissional de marketing experiente em Tecnologia

A necessidade crescente de um profissional de marketing experiente em tecnologia não é nova. Mas o que significa realmente um profissional de marketing experiente em tecnologia?

Os profissionais de marketing estão dando menos ênfase em ter know-how técnico e se concentrando mais em ter curiosidade e capacidade de aprender rapidamente em um ambiente orientado pela tecnologia.

À medida que o ritmo da mudança aumenta na tecnologia de marketing, o verdadeiro conjunto de habilidades necessário não é o conhecimento e experiência que a pessoa traz no primeiro dia, mas sim a capacidade de aprender e de se adaptar rapidamente e prever a nova onda de mudanças. Ao entrevistar, os executivos precisam descobrir a paixão de uma pessoa em aprender continuamente e na sua capacidade de adaptação dentro de um ambiente centrado na tecnologia em constantes mudanças.

 

Estratégia e storytelling ainda são críticos

Abordagens estratégicas comprovadas nas quais as campanhas são criadas a partir de declarações de posicionamento, benefício, e pontos de prova. Em seguida, se usa criatividade, e se criam estória que prenda a atenção e gere os objetivos de negócios desejados.

Estas habilidades ainda são críticas, especialmente no ambiente atual saturado de mensagens. O Marketing precisa aprender a atenção das pessoas e emocionar para se diferenciar do barulho e ver os resultados, especialmente se eles querem ter resultados em mídia ganha. Sem ter uma história convincente e enraizada na percepção do cliente, qualquer tática de marketing digital irá fracassar. É a alma do produto que se conecta com as pessoas e evoca emoção e reação. Você faz isso através do story telling que você está contando em seu marketing. Isso é a peça que é mais difícil de encontrar, porque não há nenhuma fórmula.

 

Organize as equipes para compartilhar informação

Mesmo nas culturas mais colaborativas, as equipes podem se beneficiar de estruturas de compartilhamento de informações mais formalizadas para assegurar que os aprendizados críticos sejam compartilhados de forma rápida e forças individuais sejam otimizadas. Uma vez que as habilidades, estratégia e estrutura de cada empresa são únicas, não existe um modelo a ser seguido, mas muitos executivos de marketing estão fazendo experiências com estruturas organizacionais não ortodoxas ou processos de comunicação com a esperança de aumentar a eficiência e resultados de suas equipes.

 

 

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Contratando e cultivando uma equipe de marketing adequada
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