MarTech: Como gerar inovação e se manter na vanguarda
Este é o post final da série de posts de MarTech (Tecnologia de Marketing), e é continuação do post Contratando e cultivando uma equipe de marketing adequada e detalha a última das quatro questões críticas que os executivos de marketing precisam responder. As outras três questões são:
Tecnologia de Marketing é um ativo estratégico
Como decidir em quais Martech apostar?
Maximizando o valor dos investimentos em MarTech
As informações se baseiam num estudo realizado pela empresa de consultoria Lenati em parceria com Scott Brinker do blog ChiefMartech.
Há cinco anos atrás, se você pedisse para compartilhar com outros profissionais de marketing sobre o aprendizado em Tecnologia Marketing, você seria classificado como um bandido de TI disfarçado. Hoje, não é apenas crítico que o profissional de marketing se mantenha a par das últimas tendências em Tecnologia Marketing, mas também acolha discussões abertas com seus pares. Ao se conectar com aqueles que têm aprendizado de experiência e implementação para compartilhar, os executivos de marketing podem garantir que eles estejam fazendo as perguntas certas no início do processo de tomada de decisões e antecipando pontos importantes antes do início do processo de adoção de uma nova tecnologia.
Insights mais profundos: É hora de ser criativo
Quando decidir comprar uma nova tecnologia, os executivos de marketing devem procurar a informação que eles desconhecem, no início do processo. Uma vez que cada caso é um caso diferente e a velocidade de adoção é crítica, provavelmente eles vão ter que ser criativos na busca de insights necessários para tomar as decisões corretas rapidamente. Esses insights podem ser encontrados através de peritos (incluindo consultor de confiança e parceiros de agências), e pares que atualmente estejam usando a mesma tecnologia, ou dentro de sua própria equipe de marketing.
A única coisa que você sabe, é que não sabe de tudo. Certifique-se em elaborar um plano e estudar como implantá-lo. Não existe um caminho único. Cada profissional deve realizar sua própria diligência para se assegurar que esteja fazendo as perguntas certas para tomar decisões informadas.
Os executivos que lideram estão encontrando suas próprias maneiras criativas para permanecer no topo desta mudança. Alguns exemplos:
- Pesquisar empresas semelhantes, mas não concorrentes, para entender a abordagem adotada em relação aos desafios de MarTech.
- Obter informações em fontes adequadas, de quais startups estão começando a despontar no mercado.
- Participar de conferências para aprender e validar sua abordagem em relação a experiência de outras empresas.
- Assinar diferentes newsletters, RSS feeds, seguir no Twitter, e participar de grupos de discussão sobre MarTech.
- Realizar trials/testes de ferramentas e analisar como poderia gerar mais valor para a empresa do que o processo atual.
Todos no marketing são responsáveis
Os executivos de marketing precisam engajar toda a organização de marketing no processo. Fazer com que os profissionais de marketing participem desde o estágio de aprendizagem e de descoberta, vai ajudar a impulsionar a adoção de tecnologia de forma mais rápida durante a fase de implantação.
Os executivos de marketing terão que avaliar e equilibrar os processos de treinamento formal e de aprendizagem necessários em relação ao tempo gasto para realmente começar a realizar o trabalho. Mas, independentemente de qual método se escolha, o objetivo de um executivo de marketing deve ser o de influenciar uma mudança cultural dentro da equipe de marketing, que infunda um sentimento de propriedade em toda a evolução do conjunto de MarTech. Capacite sua equipe para criar seu conjunto de MarTech próprio.
Conclusão
As empresas estão reconhecendo o impacto dos investimentos corretos em MarTech podem gerar na condução e impulsionamento de seus negócios. De acordo com Scott Brinker, os orçamentos de tecnologia de marketing estão agora superando até mesmo os orçamentos de publicidade. Com maiores gastos, crescentes complexidades de configuração, e as mais altas expectativas da alta administração, os executivos de marketing não podem adotar uma abordagem estática em relação ao seu conjunto de tecnologias. Em vez disso, eles devem tratar a Tecnologia de Marketing como uma capacidade estratégica e de ativos.